Giulliano Dourado - ABD Comunicação
Indiretamente, a Ferrari manda Kimi Raikkonen ajudar Massa a conquistar o título do campeonato 2008. Kimi Räikkönen, por enquanto, descarta virar segundo piloto na Ferrari, mas o piloto da Ferrari, atual campeão da Fórmula 1, disse que não tinha explicação para a série de quatro corridas sem pontuar que acabou com suas chances de conquistar o bicampeonato este ano. Após abandonar o GP de Cingapura, Raikkonen diz que não está pronto para ajudar Felipe Massa, mas já ele dá a entender o “seu interesse” em ajudar a equipe.
A Ferrari não tem dúvida de que Raikkonen vai fazer o que puder para ajudar seu companheiro de equipe, Felipe Massa, a vencer o mundial deste ano, apesar de o finlandês já ter declarado publicamente que rejeita trabalhar sob tais circunstancias. O campeão de 2007 não admitiu ser obrigado a ajudar Massa nas três etapas restantes da temporada, mas o chefe da equipe, Stefano Domenicali, tem certeza que o finlandês sabe o que se espera dele nas corridas finais. O recado não foi direto, mas o conteúdo é claro. Chefe da Ferrari, Domenicali insinuou, recentemente, que o finlandês vai ter que trabalhar em prol de Felipe Massa nas últimas corridas da temporada 2008.
“Eu sempre digo que nosso principal interesse é a equipe. Claramente, a escuderia é o mais importante e os pilotos sabem disso. Neste momento, nesta fase, nós não temos tirado pontos de um ou de outro. Considerando o que virá, é claro que Kimi fará o melhor para ser o mais agressivo possível, mas também irá considerar o fato de que Felipe está muito mais próximo do líder, Lewis Hamilton”, declarou Stefano Domenicali. Vale ressaltar que o piloto brasileiro está apenas sete pontos atrás do líder Lewis Hamilton, da McLaren (84 a 77), e tem 27 pontos de vantagem sobre Raikkonen, seu companheiro de equipe.
Sobre o assunto, Massa declarou que não vai mudar sua forma de trabalho, caso receba mesmo a ajuda de Kimi. “Faço meu trabalho e isso não vai mudar o meu estilo dentro das pistas. Meu foco é vencer. Estou em uma posição razoavelmente boa no campeonato e espero que possamos pensar assim”, disse o brasileiro.
Recentemente, ao ser indagado sobre a possibilidade de receber ajuda de Räikkönen na conquista do título, Felipe desconversou. No momento, Lewis Hamilton lidera o Mundial de Pilotos, com 84 pontos. Massa, aparece em segundo, com 77. Já Raikkonen, é apenas o quarto, com 57, atrás de Robert Kubica, da BMW Sauber, que tem 64 pontos.
E não há como deixar de falar do lastimável erro da equipe Ferrari, durante pit stop no GP de Cingapura, que acabou levando o presidente da escuderia, Luca di Montezemolo, ao psicanalista.
Montezemolo revelou que ainda não conseguiu entender o que aconteceu. "Meu psicanalista me acompanha há dois dias, pois ainda não consigo digerir o ocorrido no Grande Prêmio de Cingapura".
Montezemolo revelou que ainda não conseguiu entender o que aconteceu. "Meu psicanalista me acompanha há dois dias, pois ainda não consigo digerir o ocorrido no Grande Prêmio de Cingapura".
Graças à atrapalhada de um mecânico, o piloto brasileiro, que era o líder da etapa, terminou na 13ª colocação não pontuando e ainda fora obrigado a engolir o fato de que seu maior rival pelo título, Lewis Hamilton, abriu sete pontos de vantagem na liderança. Mais que isso, Massa também fora obrigado a engolir seco o fato da equipe McLaren/Mercedes, com 135 pontos, ultrapassar a Ferrari, agora segunda colocada, com 134 pontos.
Mesmo diante da “tragédia”, o presidente da Ferrari afirmou estar ainda "muito confiante" para últimas etapas do Mundial. Lucas di Montezemolo chegou a dizer ao periódico italiano, "Gazzetta dello Sport", que Felipe Massa não precisa de conselhos e que "todos trabalham para a equipe". O dirigente declarou ao jornal "La Stampa", que sabe como fazer Kimi Raikkonen trabalhar para o companheiro. “Quando um piloto começa a querer correr para si próprio, é melhor você mostrar logo a ele como correr para a equipe", afirmou o presidente.
Questionado sobre as estratégias da escuderia para as três últimas etapas do Mundial, o presidente da Ferraria respondeu de forma direta e otimista: "Estamos muito confiantes”.
O tricampeão de F-1, Jackie Stewart, acredita que Felipe Massa não deve desistir de suas chances de título neste ano. Hoje, o brasileiro, da Ferrari, tem sete pontos de desvantagem para o líder do mundial Lewis Hamilton, da McLaren. Mas, apesar de Hamilton só precisar terminar em segundo nas três corridas finais para ficar com o caneco, Stewart crê que o campeonato ainda está aberto. "Massa é o piloto que mais melhorou neste ano. Ele não tem altos e baixos", analisou o tricampeão.
O tricampeão de F-1, Jackie Stewart, acredita que Felipe Massa não deve desistir de suas chances de título neste ano. Hoje, o brasileiro, da Ferrari, tem sete pontos de desvantagem para o líder do mundial Lewis Hamilton, da McLaren. Mas, apesar de Hamilton só precisar terminar em segundo nas três corridas finais para ficar com o caneco, Stewart crê que o campeonato ainda está aberto. "Massa é o piloto que mais melhorou neste ano. Ele não tem altos e baixos", analisou o tricampeão.
Peter Sauber admite preferir Felipe Massa como campeão, Ex-chefe do brasileiro o vê como "o mais sólido" entre os concorrentes ao título. Sócio minoritário da BMW, Peter Sauber reconhece que, entre os dois principais concorrentes ao título desta temporada, seu favorito é Felipe Massa, com quem trabalhou durante a passagem do brasileiro pela antiga Sauber. "Se fosse seguir meu coração, diria que o campeão seria Felipe Massa, pois a Ferrari significa muito mais para mim", disse o suíço, cuja equipe foi suprida durante alguns anos pelos motores da companhia de Maranello.
Em entrevista à revista "Credit Suisse Emagazine", Sauber acredita que Felipe Massa é o mais sólido dentre os concorrentes ao título. Para ele, a McLaren está menos focada por causa da grande badalação em torno de Hamilton. Para ele, "tanto a McLaren como Lewis Hamilton, estão mostrando certo nervosismo". “Lewis Hamilton foi declarado como o campeão deste ano antes mesmo que a temporada começasse. Isto é um fardo enorme para um jovem carregar e, agora, de um jeito ou de outro, isto está cobrando seu preço. Ele simplesmente não consegue lidar com a pressão", finalizou Sauber.
Massa diz estar preparado para dar o seu melhor
O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, disse nesta sexta-feira (3), que está preparado para tirar os sete pontos de vantagem do inglês pela liderança do campeonato, 84 a 77. Restam apenas três Grandes Prêmios para o final da temporada, com 30 pontos em disputa. "Sete pontos para alcançar em três corridas? Isso pode ser muito ou pouco. Nós temos o potencial para ir bem e daremos nosso melhor tiro", afirmou o piloto. A equipe de Maranello está um ponto atrás da McLaren na disputa do título entre os construtores, com 134 pontos deste, contra os 135 do líder.
Felipe Massa afirmou que é possível a Ferrari conquistar a dobradinha nas três corridas restantes da F-1 2008. "Como disse o nosso chefe de equipe, Stefano Domenicali, nós realmente precisamos tentar e terminar em primeiro e segundo em todas as corridas restantes. É um pedido difícil, mas cada um na escuderia está tentando dar o melhor de si", disse o piloto.
"O elemento mais importante para considerar é que nós temos um carro muito bom. Sem isso, minhas chances estariam muito menores. Nós temos dois bons carros e podemos tentar e conseguir terminar à frente de nossos rivais. Isso pode ser feito e nós precisamos pensar positivo e continuar lutando até a última corrida", explicou Felipe.
Massa elogiou o desempenho dos carros da escuderia em Cingapura, mas aproveitou para criticar o atual sistema de regras do safety car, que beneficiou o ganhador da prova, Fernando Alonso. "Nós tivemos um grande carro durante os três dias, com um nível de desempenho bom o bastante para ter terminado em primeiro e segundo, mas por todas as razões sabidas, falhamos em não marcar nem um ponto Nesta corrida, especificamente, foi destacado o fato de que as regras do safety car ainda precisam ser olhadas muito cuidadosamente, porque a idéia da F-1 é que a corrida seja ganha pela combinação do dia entre melhor piloto e melhor carro", avaliou o brasileiro.
"Eu sei que nós cometemos erros, mas o atual sistema, como você pode ver pelo resultado final da corrida de domingo, significa que o safety car pode promover alguém do meio do grid para a liderança, não por causa da estratégia, mas simplesmente por sorte. Penso que o sistema precisa ser mudado."
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