Terry Marcos Dourado
O promotor de justiça Mário Henrique Cardoso Caixeta ofereceu à Justiça Eleitoral ações para impugnação de registro de 27 candidaturas em Rio Verde, no Sudoeste Goiano. O pedido alcança 25 candidatos a vereadores, além da candidata a vice-prefeita Telma Divina Nogueira Rodrigues e o candidato ao cargo de prefeito, Armando Fonseca Júnior. O motivos que fundamentam as ações vão desde a rejeição de contas pelo TCM à falta de desincompatibilização e casos de analfabetismo.
Em Mineiros, também na região Sudoeste, o promotor Daniel Roberto Dias do Amaral promoveu ação de impugnação de pedido de registro de candidatura contra Washington Luís Alves da Costa, Paulo Advíncula da Cunha, Sílvio Azarias de Oliveira e Ernesto Vilela Resende, candidatos ao cargo de vereador em Mineiros. Na ação, o promotor argumenta que eles não possuem as qualidades constitucionais necessárias para o cargo pretendido.
No caso de Washington, foi constatada a prática, durante o exercício do seu cargo de vereador, de atos de improbidade administrativa e infrações penais que não coadunam com o princípio da moralidade. Ele foi acionado em 2006 por ter nomeado sua esposa como assessora legislativa na Câmara de Mineiros e recebido seus vencimentos sem que ela sequer comparecesse ao local de trabalho.
Os demais, incluindo ainda Sergislei Carrijo da Silva, que pretende concorrer ao cargo de vice-prefeito, são vereadores em Mineiros atualmente e também estão envolvidos na contratação de funcionários fantasmas. Uma ação de impugnação de pedido de registro de candidatura foi proposta ainda contra o servidor municipal Vinícius Naves de Oliveira, candidato a vereador. Ele, juntamente com Washington Luiz, desviou verba pública do benefício denominado Cheque Moradia; ambos respondem também a ação penal pelo crime de peculato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário