GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

16 de jun. de 2008

PMDB, PP e PSDB roubam a cena nos maiores municípios goianos; Em Jataí, ainda nenhuma definição

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Para as eleições municipais deste ano em Goiás, o PMDB vai ter nove candidatos a prefeito nas dez maiores cidades do Estado, fora os mais de 160 peemedebistas que deverão disputar prefeituras em território goiano. A meta do diretório estadual é conquistar o maior número de municípios visando facilitar o processo de articulações para o pleito estadual de 2010.
O PMDB terá candidatos a prefeito em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goiânia, Luziânia, Trindade, Rio Verde, Jataí, Águas Lindas de Goiás e em Formosa. Já em Itumbiara, a sigla optou por apoiar a reeleição do atual prefeito José Gomes (PP). Hoje, o PMDB administra 45 prefeituras no interior do Estado, além da Capital.
Já o PSDB tem hoje, em Goiás, a maior representatividade, mas o esfriamento da relação política com o PP atingiu município em todo o Estado. O diretório estadual tucano afirma que vai lançar 169 candidatos a prefeito. O diretório goiano determinou às lideranças municipais que priorizem acordos com partidos aliados, de olho na sucessão estadual em 2010.
Uma das grandes apostas do PSDB goiano é a reeleição da atual prefeita de Mineiros, Neiba Barcellos. A sigla vai lançar prefeitáveis também em Rio Verde, Luziânia, Anápolis, Jataí, Trindade e Formosa.
Nos dois maiores municípios do Sudoeste Goiano, o PMDB possui candidatos com muito peso eleitoral. Em Rio Verde, o deputado estadual Wagner Guimarães é o principal nome da legenda. Segundo o próprio pré-candidato, a sigla está otimista e tem buscado o diálogo com os demais partidos e, também o PSDB, que lançou como pré-candidato o deputado Padre Ferreira. O PMDB faz oposição ao atual prefeito, Paulo Roberto Cunha (PP) que está trabalhando para que seu sucessor seja o seu atual vice, Leonardo Veloso (PP).
Em Jataí, o PMDB aposta na reeleição do ex-prefeito Humberto de Freitas Machado. De acordo com o diretório estadual, Machado tem um elevado índice de aprovação popular, na casa dos 80%. Já o atual prefeito, Fernando Henrique “da Folha” Peres (PR), assumiu recentemente sua condição de pré-candidato à reeleição, mas devido aos desgastes sofridos por sua gestão aliados à alta aprovação do peemedebista Humberto Machado, o PMDB poderá reconquistar a prefeitura no pleito de 5 de outubro. Especulações de bastidores afirmam que a aliança peemedebista deve reunir DEM, PSC e PDT e, provavelmente, o PT.
Já o PSDB jataiense está mais sem rumo do que “cego em tiroteio”. A ordem da cúpula estadual é apoiar a reeleição do atual prefeito Fernando Peres (PR), atualmente o maior rival político do presidente do diretório municipal tucano, o vereador Ediglan da Silva Maia. O PSDB jataiense tem como pré-candidatos a prefeito a vereadora Soraia Rodrigues, o vice-prefeito Adilson Morais (outro inimigo político de Peres) e o ex-secretário municipal da Saúde, Vinícius de Cecílio Luz. Para piorar a situação e evitar, definitivamente que a ordem da cúpula tucana seja cumprida, o presidente Ediglan Maia lançou a pré-candidatura do empresário e produtor rural, Vitor César Priori, representante da elite e totalmente cru em política. O pré-lançamento fez incendiar o ninho tucano. A definição do real candidato tucano à prefeitura de Jataí só sairá mesmo no próximo dia 30. A única certeza é a de que Ediglan Maia só está preocupado com sua eleição para a Assembléia Legislativa, em 2010. O PSDB jataiense pretende apresentar 18 candidatos a vereadores e vai propor uma composição majoritária e proporcional com PP, PHS, PTC, PT e outros importantes partidos de Jataí.
Ainda em Jataí, apesar de outras siglas tentarem impulsionar outros nomes para a candidatura a prefeito, a disputa eleitoral vai se concentrar mesmo entre o atual prefeito e o candidato do PMDB. Enquanto Humberto Machado perdeu aliados importantes, a exemplo do PP e PSDB, por determinação de seus diretórios estaduais, Fernando Peres deverá manter estes partidos em sua base de apoio e poderá se eleger facilmente tendo a máquina do Governo do Estado à sua disposição juntamente com o prometido apoio do senador Marconi Perillo. Aliás, a máquina estatal já está funcionando, pois, em quase quatro anos de gestão, os jataienses nunca presenciou tantas “obras” e promessas de futuras conquistas como está presenciando nos últimos meses.
Nota do Editor: As informações sobre o PSDB em Jataí foram colhidas nos jornais "Tribuna do Planalto" e "Jornal da Cidade", vez que não mais temos recebido informações da parte da Presidência do Diretório Municipal deste partido. Por onde será que anda Ediglan Maia? Será que "fomos úteis" apenas para divulgar suas denúncias contra o prefeito de Jataí, Fernando Peres? Estranho, não?

Nenhum comentário: