GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

16 de jun. de 2008

Rede Globo estréia no "JN" de hoje sua programação em alta definição, mas perde audiência para "Pantanal"

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
A noite desta segunda-feira, 16, vai ser histórica para a televisão brasileira. Dando prosseguimento ao cronograma de implantação da tv digital no País, a Rede Globo de Televisão inaugura, durante o Jornal Nacional, o seu sistema de transmissão em HD (High Definition), alta definição.
O primeiro programa que o público carioca vai poder conferir pelo novo sistema de transmissão vai ser a novela A Favorita, totalmente produzida em HD, com qualidade seis vezes superior à do sistema até então tradicional. O filme que a Globo irá exibir em Tela Quente também será em HD.
A partir desta noite, toda a programação da Rede Globo de Televisão passa a ter imagem e som transmitidos com definição muito superior, além de mobilidade, portabilidade e, brevemente, interatividade. Para o segundo semestre deste ano, a Rede Globo deverá iniciar as transmissões digitais em mais 12 emissoras afiliadas. Para 2009, os telespectadores das principais cidades brasileiras também vão desfrutar dos benefícios do novo sistema de transmissão.
Em Jataí, a TV Rio Claro, pertencente à Rede Anhanguera de Televisão, afiliada à Rede Globo, foi a primeira emissora da Organização Jaime Câmara a usar equipamentos totalmente digitais em suas produções e gerações de som e imagem.
Globo continua perdendo audiência para o
SBT durante a exibição da novela Pantanal
Desde a última segunda-feira, 9, em que o SBT provocou a Rede Globo colocando no ar, de forma repentina e sem divulgação, a novela Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa (hoje, pertencente ao staff de autores da Globo), e dirigida por Jayme Monjardim (também pertencente ao staff de diretores da Globo), a poderosa emissora carioca, líder absoluta em audiência, principalmente no horário nobre noturno, vem perdendo audiência para a novela.
Na terça-feira, 10, a Rede Globo informou seu Departamento Jurídico está avaliando quais medidas tomar contra o SBT. A Globo alega proprietária da história e das imagens, adquiridas diretamente do autor, Benedito Ruy Barbosa. Para a Globo, a reexibição da novela pelo SBT é ilegal. O SBT rebate a informação e alega ser o verdadeiro dono dos direitos de reexibição da maior produção e do maior sucesso da teledramaturgia brasileira.
Segundo informações, o SBT comprou a novela Pantanal de um empresário que, por sua vez, adquiriu a obra cerca de cinco anos atrás durante um leilão da massa falida da TV Manchete. O SBT comprou diretamente da empresa JPO Produções Ltda., com exclusividade para televisão aberta e para todo o território brasileiro, os direitos de reexibição e transmissão, da telenovela Pantanal.
Os direitos cedidos foram obtidos pela JPO Produções Ltda. por contrato havido com a massa falida da TV Manchete Ltda., celebrado em decorrência de decisão judicial autorizatória do MM. Juiz da 28ª Vara Cível da Capital de São Paulo, proferida nos autos da falência da TV Manchete Ltda. (Processo número 583.00.2000.539652-1). O leilão foi organizado e realizado pela Justiça. O dinheiro pago pela novela teria de ser destinado obrigatoriamente ao pagamento de direitos trabalhistas de prejudicados com a falência da Manchete.
Pantanal foi o maior sucesso da extinta Rede Manchete de Televisão, e uma das mais marcantes novelas da TV Brasileira. Sua elevada audiência levou a emissora dos Bloch ao primeiro lugar absoluto no horário, ameaçou as concorrentes e fez tremer as bases da Rede Globo. O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, do humorístico A Praça É Nossa (SBT) chegou a dizer que seu programa nunca mais atingiu a marca dos 30 pontos de audiência depois da estréia de Pantanal.
A novela Pantanal estreou na Rede Manchete às 21h30min do dia 27 de março de 1990, seu último capítulo foi ao ar em 10 de dezembro daquele ano. Depois de sucessivas tentativas frustradas de emplacar, na Rede Globo, uma novela baseada no pantanal mato-grossense, o autor Benedito Ruy Barbosa teve o seu projeto aprovado pela direção da Rede Manchete e, posteriormente, Jayme Monjardim, então diretor de teledramaturgia da TV Manchete, acertou o contrato com o autor, sob a promessa de enfim realizar sua tão sonhada trama.
Inicialmente Adolpho Bloch, dono da Rede Manchete, desejava lançar a novela na faixa das 19hs. Porém, o projeto foi modificado e foi decidido que a novela Pantanal iria substituir Kananga do Japão, na faixa das 21h30min.
A novela estreou no dia de 27 de março de 1990 e impressionou o público e principalmente a concorrência. Seus capítulos recheados com cenas da natureza pantaneira, até então pouco explorada na televisão, e muitas cenas de erotismo, causaram pânico à TV Globo, até então líder absoluta no horário.
Preocupada com a forte perda de audiência durante o horário de exibição de Pantanal, a Rede Globo colocou no ar a novela Araponga, no horário das 22hs protagonizada por Tarcísio Meira, como uma tentativa de bater a superprodução da Rede Manchete, mas foi em vão, pois Pantanal atingiu médias de mais de 40 pontos, uma marca até então só atingida pela TV Globo.
Pantanal foi também um pacote de revelações de atores como Cristiana Oliveira ("Juma Marruá"), Marcos Winter, Marcos Palmeira, Rômulo Arantes e Carolina Ferraz. A megaprodução também foi recheada de renomados atores como Claudio Marzo, Natália Thimberg, Jussara Freire, Cássia Kiss, Rosamaria Murtinho, Tarcísio Filho, Ângela Leal, Sérgio Brito, Ítala Nandi, dentre outros. O contato direto dos jovens com a natureza proporcionou cenas de rara beleza e fantasia. O pantanal mato-grossense, até então quase desconhecido por todos, passou a ser explorado constantemente por documentários e, além disso, o turismo na região cresceu como nunca.
A novela Pantanal ainda rendeu duas reprises. Uma em 1992, e outra em 1998, ano em que a Rede Manchete, falida, foi vendida e transformada na RedeTV!. Dezoito anos depois de sua estréia na tv, Pantanal volta a ser exibida, agora pelo SBT, de segunda a sábado, por volta das 22 horas, logo após o jornal SBT Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A NOVELA “PANTANAL” - AUTOR: Benedito Ruy Barbosa; DIRETOR GERAL: Jayme Monjardim; ELENCO: Cláudio Marzo, Jussara Freire, Elaine Cristina, Marcos Winter, Cristiana Oliveira, Marcos Palmeira, Luciene Adami, Ângela Leal, Antonio Petrin, Almir Satter, Nathália Thimberg, Ângelo Antonio, Sérgio Reis, Andréia Richa, Ítala Nandi, Flávia Monteiro, Rômulo Arantes, José de Abreu, Gisela Reimann, João Alberto, Kito Junqueira, Oswaldo Loureiro, Luiz Armando Queiroz, Ivan de Almeida, Walter Santos, Henrique Dias, Geisa Gama, Haroldo Costa, Ewerton de Castro, Marcos Caruso, Tânia Alves, Sérgio Brito, José Dumont, Cássia Kiss, Carolina Ferraz, Ingra Liberato, Paulo Gorgulho.
A HISTÓRIA: A saga da família Leôncio, desde os anos 40, quando Joventino (Cláudio Marzo) chega ao Pantanal do Mato Grosso acompanhado de seu filho de 10 anos, o José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo). Este se estabelece na região e torna-se um dos principais criadores de gado, iniciando um clã de peões de boiadeiro. Antes, envolve-se com Madeleine (Ingra Liberato/Ítala Nandi), uma carioca mimada, que lhe dá o seu filho Jove (Marcos Winter). Na atualidade, Jove se apaixona por Juma (Cristiana Oliveira), uma jovem selvagem e sensual, enquanto seu pai, que foi abandonado por Madeleine, encontra carinho ao lado de Filó (Tânia Alves/Jussara Freire), uma ex-prostituta que José Leôncio protege ao levá-la para sua casa como empregada.

Nenhum comentário: