A Organizãção Não-Governamental (ONG) de Jataí, "Associação Jataiense de Direitos Humanos NovaMente" (AJDH-Novamente), sob a coordenação do presidente Gilbran Assis de Oliveira, promoveu na noite deste sábado, 14, no salão de festas do Clube Balneário Brasnipo de Jataí, o Miss Jataí Gay 2008. O evento marcou o início dos preparativos para a realização da II Parada do Orgulho GLBT do Sudoeste Goiano em Jataí, em 14 de setembro próximo.
O Miss Jataí Gay já se tornou uma tradição no segmento GLBT em Jataí e que, a cada ano conta com amplas caravanas de cidades como Mineiros, Rio Verde, Serranópolis, Goiânia, dentre outras.
Em 2007, não pôde ser realizado devido à falta de patrocínio e ao preconceito de proprietários de locais próprios para a realização de eventos desta natureza. A ONG AJDH-NovaMente chegou a cogitar a possibilidade de pedir a intervenção do Ministério Público para pôr fim à essa atitude considerada homofóbica. Mas, um acordo de bom senso firmado entre a presidência do Brasnipo e a ONG garantiu a realização do evento, este ano.
Aos 31 anos, a jataiense "Fernanda Keller" venceu, pela terceira vez o concurso, desta feita disputando com outras quatro candidatas.
O Miss Jataí Gay 2008 ficou marcado pela expressiva participação de amplas caravanas de Rio verde, Mineiros e Serranópolis, e principalmente pela expressiva participação de heterossexuais (simpatizantes solteiros e casados), cada vez mais presentes nas festas GLS (agora chamadas de LGBTTs).
Em Jataí, o preconceito contra gays ainda é forte, mas está lentamente diminuindo e, aos poucos, a sociedade vai entendendo que eventos como a II Parada do Orgulho LGBTT do Sudoeste Goiano, marcada para 14 de setembro, e o próprio Miss Jataí Gay podem fomentar o turismo em Jataí, a exemplo do que já ocorre em Goiânia e Caldas Novas.
Lésbicas insultam, ameaçam e
tentam agredir apresentador
O Miss Jataí Gay 2008 teve a participação de apenas cinco candidatas. Elas desfilaram e foram avaliadas nos trajes social e esportivo. O júri foi composto pelo artista plástico Julius Guimarães, a ex-Miss Pantera Gay Susane Diógenes, também pela Miss Sudoeste Gay, Sheron (de Serranópolis). Nos intervalos do concurso aconteceram shows performáticos de artistas gays de Rio Verde e belíssimas apresentações das eternas Misses Jataí Gay Duda Dumont e Morgana Leff. As vencedoras do Miss Jataí Gay 2008 foram: Fernanda Keller, em 1º; Geovanna Katriny, em 2º; e Pámela Santos, em 3°.
Mau exemplo - O público que lotou o salão de festas do Clube Brasnipo se comportou de forma civilizada, a não ser um grupo de quatro lésbicas de Rio Verde que, dizendo representar um site de cobertura de festas daquela cidade, invadiram a passarela se exibindo com descompostura para o público, prejudicando a organização do concurso.
Ao desafiarem o limite da paciência do apresentador do evento, as lésbicas baderneiras foram, por várias vezes, advertidas pelo apresentador que usou o microfone para as advertências. Irritadas e se achando "donas da razão", as quatro lésbicas de Rio Verde "de peitos estufados" insultaram, ameaçaram e tentaram agredir o apresentador do evento que, por pouco, não solicitou auxílio da equipe de seguranças para expulsá-las do recinto.
Em 14 de setembro, a Miss Jataí Gay 2008, juntamente com todas as outras misses eleitas em anos anteriores, irão desfilar durante a II Parada do Orgulho GLBT do Sudoeste Goiano, em Jataí.
A idealização, produção e realização do Show da DiverCidade 2008, evento que antecede a Parada Gay de Jataí estará mais uma vez sob a responsabilidade da Agência Barros Dourado Comunicação e Eventos. O tema da II Parada Gay do Sudoeste Goiano em Jataí será "Vote Consciente, Vote Direito. Vote Contra o Preconceito! - O Brasil Precisa de Leis que Criminalizem a Homofobia, pois ela Mata!".
Veja mais fotos do Miss Jataí Gay 2008 clicando no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário