GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

23 de abr. de 2008

A Parada que parou Jataí está de volta em 2008

Com o tema "Homofobia, Mata! – Por um Estado Laico de Fato", a Parada Gay de Jataí, que reuniu 3 mil pessoas em 2006, estará de volta em setembro.
Em 2008, somente as cidades de Goiânia, Jataí, Anápolis e Caldas Novas terão suas Paradas GLBT, em Goiás
Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Após ter sua realização inviabilizada pela não aprovação, em tempo hábil, do projeto 2007, pelo Governo Federal, através dos ministérios da Saúde e da Cultura, a II Parada do Orgulho GLBT do Sudoeste Goiano, evento realizado pela ONG (Organização Não-Governamental) Associação Jataiense de Direitos Humanos – NovaMente (AJDH-Novamente), acaba de ter seu projeto 2008 aprovado pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DSTs-Aids. A II Parada Gay do Sudoeste Goiano em Jataí já tem data definida para acontecer, o domingo 14 de setembro.
O evento objetiva contribuir para a redução da incidência de infecção pelo vírus HIV e a prevalência da Aids na sociedade, prioriza também a prevenção das demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre o público GLBT’s (sigla utilizada para se referir aos Gays, Lésbicas, Bissexuais e às Travestis), aglutinando a população em geral. O projeto também abrange a promoção de ações de direitos humanos e de cidadania para os GLBTs, incluindo neste grupo os transgêneros e os transexuais. Em síntese, é uma ação sócio-cultural cujos resultados comprovadamente fortalecem a luta contra a discriminação e o preconceito (homofobia) e uma eficaz conscientização pública sobre a necessidade emergencial e constante de adoção de medidas preventivas contra as doenças transmissíveis por contato sexual.
“A ONG Associação Jataiense de Direitos Humanos participa do Projeto Somos Centro Oeste, desde 2001, através da participação direta em cinco treinamentos e cinco encontros financiados pelo Programa Nacional de DSTs-Aids, do Ministério da Saúde. Assim sendo, entendemos que nossa ONG esta preparada para lidar com a prevenção junto aos gays e outros HSH (sigla que faz referência aos homens que fazem sexo com homens)” – argumentou o funcionário público Gilbran Assis de Oliveira, presidente da ONG AJDH-Novamente, e coordenador geral da Parada Gay de Jataí.
AIDS – Atualmente em Goiás, existem 7.813 pessoas infectadas com o vírus HIV, o vírus da Aids, segundo relatórios divulgados pela mídia goiana. Deste total, foram confirmados 122 casos de Aids em Jataí; 30 casos, em Mineiros; e 320 casos em Rio Verde. Os Gays foram às primeiras vítimas de Aids no mundo. Os homossexuais vivem numa sociedade predominantemente heterossexista. Goiás é considerado um Estado de tradição agrícola, as relações machistas, heterossexistas, conservadoras e homofóbicas (ódio ou medo das pessoas com orientação sexual homossexual), são muitos fortes e presentes no meio GLBT.
A II Parada do Orgulho GLBT do Sudoeste Goiano, que novamente será sediada em Jataí, abrange também os municípios de Mineiros, Serranópolis e Rio verde. “Será, novamente, um evento de visibilidade massiva do público GLBT formado por gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais, também os transgêneros e os transsexuais, o que ajudará na amenização da homofobia social contribuindo com eficácia para mudanças de comportamento de risco acrescido e ajuda na política de prevenção das DSTs e Aids junto a este público alvo” – argumentou Gilbran.
Durante a II Parada Gay de Jataí, a ONG AJDH-Novamente irá distribuir um farto material educativo (panfletos e cartazes) com temáticas em prevenção de DST/Aids, defesa dos direitos humanos de homossexuais (DDHH), além de centenas de preservativos em locais de circulação de massa, tais como praças, universidades, pontos turísticos, bares, ponto de trabalho de profissionais do sexo masculino e travestis e postos de abastecimento de combustível.
Serão montadas tendas móveis, durante a semana da Parada Gay, chamando a atenção para a prevenção (DST/Aids), defesa dos direitos humanos de homossexuais e combate à violência. Também faz parte do projeto 2008 a realização das Oficinas de Sexo Seguro (palestras e conferências enfocando as DSTs/Aids). Serão realizadas duas oficinas na sede da ONG AJDH-Nova Mente, com representantes de GLBTS, especialmente os multiplicadores e apoiadores da parada e ainda profissionais na área de saúde.
A II Parada Gay do Sudoeste Goiano em Jataí deverá ter o apoio do Governo de Goiás, através da Secretarias da Saúde e da Segurança Pública (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar); também do Ministério Público, Câmara Municipal de Jataí e da Prefeitura Municipal de Jataí, através da Coordenação Municipal de DST/Aids. A ONG promotora do evento estará buscando também o apoio destas mesmas instituições nos municípios de Mineiros, Rio Verde e Serranópolis.
Shows e trio elétrico vão animar o público
Em 23 de julho de 2006, mesmo enfrentando bloqueios e ameaças da parte de líderes religiosos, líderes políticos e da parte de alguns veículos de imprensa, também de alguns empresários principalmente os que se diziam “evangélicos” (estes, segundo denúncias feitas à ONG, ameaçaram seus funcionários de demissão caso os mesmos prestigiassem a I Parada GLBT), a primeira edição do evento conseguiu levar ao local da concentração pública, na Praça Tenente Diomar Menezes, e por várias ruas e avenidas até o Parque Diacuy, local da dispersão, cerca de três mil pessoas, com destaque para as centenas de héteros que se misturaram na mais perfeita harmonia com o público GLBT (gays, lésbicas, travestis e transgêneros) e aos simpatizantes.
À época, a empresa Eldorado Produções foi contratada exclusivamente para produzir o “Show da Diversidade”, evento idealizado, produzido e realizado pelo produtor cultural, radialista e jornalista, Terry Marcos Dourado, assessor de imprensa da ONG AJDH-Novamente. O imenso público ficou extasiado com shows inéditos de drag queens profissionais que vieram de Goiânia, especialmente para o evento. Diversos artistas da terra, como a cantora Tallyta Araújo, o cantor Maikon e um grupo de dança de hip hop além de gogo boys fizeram do show uma grande festa democrática, cultural e sócio-educativa. A atriz e poetisa Eliane Padilha e sua filha lésbica, Luciana Padilha, emocionaram o público com seus depoimentos e apresentações artísticas.
O grande público também ficou conhecendo todas as Misses Jataí G (versão gay de um concurso de beleza feminina). A organização da Parada Gay de Jataí fez, paralelamente ao show, um amplo trabalho de conscientização pública sobre a necessidade de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, inclusive a Aids. Centenas de preservativos e material educativo foram distribuídos, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.
Para este ano, a ONG AJDH-Nova Mente, através do presidente Gilbran Assis de Oliveira, já acertou e oficializou parceria cultural com a Agência Barros Dourado Comunicação e Eventos (ex-Agência Eldorado Produções) para a realização do Show da Diversidade e eventos culturais pré-parada. “O show deste ano terá novidades muito interessantes que o público não pode deixar de conferir” – adiantou Terry Marcos Dourado. A agência também será a responsável pelos serviços de mídia fins de conscientização pública, e a assessoria de imprensa do evento.
O tema da II Parada do Orgulho GLBT do Sudoeste Goiano em Jataí vai ser "Homofobia, Mata! – Por um Estado Laico de Fato", refletindo a necessidade de a sociedade respeitar a diversidade humana, especialmente com relação à sexualidade (orientação sexual) de cada indivíduo. O evento, cujo patrocinador maior é o Governo Federal através dos Ministérios da Saúde e Cultura, será realizado em 14 de setembro, de acordo com o estabelecido pelo projeto original recentemente aprovado pelo Ministério da Saúde. Falta ainda a aprovação do projeto cultural pelo Ministério da Cultura, mas nada que inviabilize a realização do evento.
Confira as Paradas Gays 2008 já confirmadas no Brasil
Estas são as Paradas do Orgulho GLBT já agendadas no Brasil, outras serão agendadas à medida que seus projetos forem aprovados. Confira: MAIO: 04/05 - Florianópolis/SC - III Parada da Diversidade; 25/05 - São Paulo/SP - XII Parada GLBT de São Paulo. JUNHO: 08/06 - Brasília/DF - XI Parada do Orgulho LGBTS de Brasília; 22/06 - Nova Iguaçu/RJ - 5ª Parada GLBTS de Nova Iguaçu; 29/06 - Curitiba/PR - Parada da Diversidade GLBT de Curitiba; 29/06 - Alfenas/MG - V Parada do Orgulho GLTTB do Sul de Minas; 29/06 - Fortaleza/CE - IX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará; 29/06 - Itajaí/SC - 2ª Parada do Orgulho Gay de Itajaí.
Em JULHO: 06/07 - Caldas Novas/GO - IV Parada do Orgulho GLBT de Caldas Novas; 20/07 - Uberlândia/MG - 7ª Parada do Orgulho GLBT de Uberlândia; 20/07 - Belo Horizonte/MG - 11ª Parada do Orgulho GLBT de Belô; 27/07 - Picos/PI - 2ª Parada da Igualdade de Picos; 27/07 - Uberaba/MG - III Parada do Orgulho e Respeito GLBT de Uberaba. AGOSTO: 03/08 - São Sebastião do Passé/BA - III Parada GLBTs Sebastianense; 17/08 - Juiz de Fora/MG - 6a. Parada da Cidadania e do Orgulho GLBT; 31/08 - Feira de Santana/BA - V Parada Gay de Feira de Santana.
Em SETEMBRO: 07/09 - Cabo Frio/RJ - 4ª Parada do Orgulho GLBT de Cabo Frio; 14/09 – Jataí/GO – II Parada do Orgulho GLBT do Sudoeste Goiano, em Jataí/GO; 14/09 - Rio Branco/AC - Semana da Diversidade do Acre; 14/09 - Salvador/BA - VIII Parada Gay da Bahia; 14/09 - Barbacena/MG - IV Parada Gay de Barbacena; 14/09 - Maceió/AL - 8ª Parada GLBT de Maceió; 21/09 - Lauro de Feitas/BA - III Parada do Orgulho GLBTT de Lauro de Freitas; 21/09 - São João del Rey/MG - Movimento Gay da Região das Vertentes; 21/09 - Maranguape/CE - II Parada pela Diversidade Sexual de Maranguape; 27/09 - Olímpia/SP - 3ª Parada GLSBT de Olímpia; 28/09 - Ilhéus/BA - IV Parada da Diversidade da Cidade de Ilhéus; 28/09 - São José de Mipibu/RN - IV Parada da Diversidade Sexual do Agreste; 28/09 - Camaçari/BA - 7ª Parada Gay; 28/09 - Alagoinhas/BA - II Parada do Orgulho Homossexual.
No mês de OUTUBRO: 05/10 - Mata de São João/BA - III Parada Gay de Mata de São João. Em NOVEMBRO: 02/11 - Vila de Arembepe/BA - III Parada Gay da Vila Hippie de Arembepe. Também com seus projetos aprovados, as outras duas Paradas Gays que vão movimentar Goiás – Anápolis e Goiâniaainda não têm suas datas definidas e divulgadas. A meta da coordenação da Parada Gay de Goiânia é levar 100 mil pessoas às ruas da Capital, este ano.

Nenhum comentário: