Maria José pede asfalto para o pátio da Cotaja
Em requerimento aprovado dia 12 de junho, a vereadora Maria José solicita ao executivo municipal a pavimentação asfáltica na entrada e no pátio da Cotaja (Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Jataí Ltda.).
Segundo a parlamentar, esse benfeitoria proporcionará melhorias para o local, que nesta época do ano fica insuportável. O grande fluxo de veículos levanta muita poeira, o que causa problemas respiratórios às pessoas.
Gênio quer providências contra a dengue e a poluição sonora
O vereador Gênio Eurípedes teve aprovado requerimento em que pede à Vigilância Sanitária do município e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente providências para acelerar os serviços de combate ao mosquito transmissor da dengue e à poluição sonora. As reivindicações foram levadas ao parlamentar por moradores do bairro José Bento.
Gênio informa que, naquele setor, há denúncias de casos de dengue. “A falta de melhor limpeza pública e esgoto sanitário talvez esteja contribuindo para os casos de proliferação do Aedes Aegypti”, relatou ele. “Um combate sistematizado e orientações à população quanto ao que deve ser feito para uma ação conjunta são necessários”.
Com relação à poluição sonora no bairro, Gênio afirma que na maior parte das vezes o barulho vem das próprias residências. “É preciso orientar o povo quanto à necessidade básica de se viver em comunidade, e cobrar-lhe respeito quanto aos exageros”, declarou.
Abimael solicita reparos em iluminação de conjunto
A Câmara aprovou requerimento do vereador Abimael Silva que reivindica ao executivo municipal e à direção da Celg a realização de reparos na iluminação pública no conjunto habitacional Mauro Bento.
Segundo o parlamentar, a falta desse benefício vem contribuindo para a ação de marginais, o que traz insegurança a quem precisa passar pelo setor à noite, especialmente na parte alta do conjunto.
Abimael também considera preocupante a fraca iluminação na passarela entre a escola Irmã Sheila e o Colméia Park. Ele solicita que a iluminação seja ampliada com lâmpadas usadas em avenidas, que apresentam maior força e claridade.
Projeto concede cidadania ao pastor Jorge Neves
Por meio de projeto de decreto-legislativo de autoria do vereador Geovaci Peres de Castro, aprovado no último dia 12 de junho, a Câmara Municipal de Jataí decidiu conceder o título de cidadão jataiense ao pastor Jorge Neves de Oliveira. A homenagem vai acontecer em data a ser estabelecida.
Nascido em Santa Rita do Araguaia em 23 de abril de 1969, o homenageado está em Jataí desde 1995. Pastor da Igreja Presbiteriana Betânia, ele também é professor do ensino superior no Cesut desde 1997. Foi professor de ensino médio no Instituto Samuel Graham em filosofia, ensino religioso e sociologia de 1988 até 2002.
“A homenagem proposta é das mais justas e merecidas, integrando-o na Cidade Abelha, como seu filho caçula, o que o incentivará a continuar lutando por Jataí”, afirmou Geovaci.
Projeto regulariza o Conselho Municipal de Saúde em Jataí
Foi aprovado por maioria absoluta, no último dia 12 de junho, projeto de lei de autoria do executivo municipal que institui em Jataí o Conselho Municipal de Saúde. O atual conselho permanecerá em exercício até a posse dos novos conselheiros indicados.
Segundo mensagem enviada pelo prefeito Fernando Peres, o projeto foi elaborado para atender as necessidades de seu funcionamento de acordo com a legislação federal e estadual que rege a matéria. Foram realizados estudos e discussões em que foram ouvidos o próprio conselho, o Ministério Público e membros da Secretaria da Saúde.
O objetivo da proposta, ainda segundo o executivo municipal, é disciplinar as finalidades, competências, organização, composição e funcionamento do conselho, com a intenção de assegurar o direito à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mediante efetiva participação social na gestão de políticas de saúde.
Pelo projeto, o conselho terá em sua composição 50% de entidades representativas do segmento de usuários; 25% de entidades representativas do segmento dos trabalhadores da saúde; 25% de entidades e instituições representativas do governo, prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário