Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Filho do casal Altina Cabral de Oliveira e Agostinho Ferreira da Silva, Gênio Eurípedes Cabral de Assis nasceu em Jataí, em 29 de agosto de 1954.
Filho do casal Altina Cabral de Oliveira e Agostinho Ferreira da Silva, Gênio Eurípedes Cabral de Assis nasceu em Jataí, em 29 de agosto de 1954.
Dono de uma personalidade forte, rígida, exigente e perfeccionista como um típico virginiano Gênio Eurípedes não se sente muito à vontade para falar de si próprio, mas orgulha-se de sua origem humilde, também por ter os pais que teve e, claro, por ter nascido em Jataí, uma de suas eternas paixões. Seu pai, um humilde pedreiro e, sua mãe, uma simples doméstica, formaram um casal harmônico. Uma gente humilde e honrada, verdadeiros exemplos de vida e sólidos pilares para a estrutura moral e pessoal de Gênio Eurípedes de Assis.
“A minha maior riqueza são alguns dons que tenho para as artes e também minhas faculdades oficiais. Não pago impostos por eles e sequer sou obrigado a declará-los no meu Imposto de Renda” – brinca o irreverente vereador que, além de advogado, também já demonstrou habilidades culturais, seja no teatro, como ator; na música, como cantor e compositor; nas artes visuais, como fotógrafo e pintor; ou na literatura, como escritor e poeta.
No decorrer de sua vida, o jovem Gênio Eurípedes Cabral de Assis estudou sempre em escolas da rede pública. No Instituto Samuel Grahm (ISG), ele concluiu o antigo segundo grau, mais precisamente o Curso Normal (hoje, Magistério), tendo sido o orador de sua turma. A partir daí, Gênio Eurípedes, tornou-se o “professor Gênio”. Naqueles tempos, graças à seu forte carisma, voz firme e oratória sensual, Gênio era considerado um dos “galãs” da política, da educação e da cultura jataiense. O poder de sedução, no bom sentido da palavra, era uma das características marcantes do “jeito Gênio Eurípedes de ser”.
Anos depois de sua formatura no Magistério, Gênio Eurípedes tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut), onde fundou o Diretório Acadêmico 10 de Agosto. Pouco depois, pós-graduou-se em Direito Público e graduou-se em Pedagogia pela União das Faculdades Alfredo Nasser (Unifan), tendo também concluído a pós-graduação em Orientação Educacional.
Por doze anos consecutivos, Gênio Eurípedes foi secretário municipal da Educação, em Jataí. No final dos anos 80, foi o vice-prefeito de Jataí, no segundo mandato do saudoso prefeito Mauro Antônio Bento, entre 1989 e 1992. Ainda exercendo seu primeiro mandato de vereador, conquistado nas eleições de 2004, Gênio Eurípedes tornou-se, em 2006, suplente de deputado estadual, e mesmo tendo uma expressiva votação, não assumiu cadeira no Parlamento Goiano. Como escritor, Gênio Eurípedes de Assis usou e abusou de sua apurada sensibilidade e espiritualidade para publicar diversos livros abordando temas direcionados à formação integral do ser humano, além de muita poesia capaz de levar o leitor a profundas reflexões e, por conseqüência, a fortes emoções.
Na fotografia, tendo trabalhos expostos inclusive em outros países, Gênio Eurípedes também faz uso de suas emoções, sua aguçada sensibilidade para captar ângulos exclusivos que transformam cada foto em uma obra de arte com todos os ingredientes necessários para causar emoção e impressionar a qualquer pessoa. Uma paixão particular já declarada por Gênio é fotografar as belezas naturais e cênicas de sua amada terra-natal, Jataí.
Na música, compositor de várias canções gravadas por cantores profissionais, o ex-boêmio Gênio Eurípedes Cabral de Assis, um verdadeiro romântico à moda antiga, também já demonstrou seus dotes como cantor, principalmente de renomados boleros. Até mesmo a pintura moderna, foi prestigiada pelo genial talento do Gênio pintor.
Em tudo que fez e continua fazendo, Gênio Eurípedes Cabral de Assis é simples e trabalha à exaustão, pois não é de deixar algo pela metade ou para fazer depois. Ao longo dos seus 54 anos de vida, sempre teve vocação para o trabalho. Desde pequeno, ajudava o pai, como servente de pedreiro, a garantir o sustento da família. Gênio Eurípedes se revela uma criança, um adolescente, um jovem, um homem inquieto. Espiritualista, revela gostar de Deus e de ouvir músicas instrumentais do gênero “new age”, para se auto-relaxar e em suas meditações diárias.
Do casamento com Idélia Maria de Lima Assis, veio os filhos Larissa e Ênio, para quem sempre se preocupou em ser um pai exemplar e amigo. Em sua vida social, presidiu a Fundação Educacional de Jataí, órgão mantenedor de cursos superiores no Município, do qual se orgulha em ter conseguido livrar a prefeitura do compromisso com a quitação da folha de pagamento referente aos cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) local, à época conveniando o Governo do Estado à quase totalidade dos encargos de pessoal.
Gênio Eurípedes também presidiu várias outras entidades sociais jataienses. E como educador, lecionou a antiga disciplina de Organização Social e Política Brasileira (OSPB) nos colégios estaduais Nestório Ribeiro e José Feliciano Ferreira, neste também lecionou as disciplinas de Ciências e Desenho Técnico. Também foi professor substituto no Lar e Creche Ilha dos Bambus, dentre outros locais. Apaixonado por esportes, é membro fundador da Associação Desportiva Independente de Jataí (Adij).
Nas eleições municipais de 2008, Gênio Eurípedes Cabral de Assis foi surpreendentemente o mais votado com seus 2.523 votos. Assim, em 5 de outubro de 2008, iniciava o período de glórias e júbilos de um guerreiro e ferrenho defensor da verdadeira moral, da justiça social e da ética, um homem que há anos vinha sendo incompreendido, maltratado e preconceitualizado em suas lutas por uma política mais honesta, mais decente e mais humana, uma política que respeite o eleitor e os cidadãos de bem. Até mesmo sua honra pessoal chegou a sofrer ataques de adversários, principalmente quando, em 2007, descobriu e denunciou ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas dos Municípios e à polícia, indícios de práticas ilegais e lesivas ao patrimônio público, por parte de membros da administração municipal jataiense.
Nos últimos meses, Gênio conheceu o inferno. Censurado e ignorado pela imprensa local, Gênio Eurípedes maldosamente, passou a ser criticado e a tratado com preconceitos. Chegou a ser rotulado de louco, alienado e subversivo. Mas, embasado por seus princípios basilares éticos, morais, sociais e cívicos, Gênio permaneceu firme e forte, consciente de estar agindo da forma correta no cumprimento de suas obrigações enquanto cidadão, homem público e agente político. As ameaças, as injustas agressões que sofrera, nada disso lhe intimidaram. E mesmo Gênio e a sociedade ainda não tendo uma resposta oficial e concreta de toda esta luta, o vereador se dá por satisfeito por não ter se omitido em sua obrigação de respeitar os cidadãos de Jataí. Hoje, a imprensa interesseira lhe dispõe um tratamento vip, o que certamente não vislumbra o ego, a personalidade e, tampouco o caráter natos de Gênio.
E, com o resultado do pleito eleitoral de outubro de 2008, o povo reconheceu e avalizou a luta de Gênio Eurípedes de Assis e fez dele o representante político popular mais votado, garantindo-lhe mais quatro anos de mandato. É o início de um período jubilar e de consagração à luta de um homem que deu demonstrações sérias e inquestionáveis que sua vereança não visa o status social ou o salário que mensalmente recebe, mas o fiel compromisso de ser honesto com seus princípios e sua seriedade no cumprimento dos compromissos firmados com o povo jataiense.
Assim sendo, Gênio Eurípedes de Assis se vê agora, em 2009, diante de novos desafios. Conduzir os destinos do Parlamento Municipal Jataiense pelos próximos 24 meses e fazer com que a credibilidade pública da imagem deste poder político seja consolidada. Hoje, Gênio Eurípedes de Assis é um político centralizador do respeito, do carinho e da admiração de companheiros e até de adversários que, certamente vêem nele o homem que irá causar uma profunda transformação benéfica, com suas idéias e ações, em toda uma história secular do Poder Legislativo de Jataí. Espera-se uma genial gestão que, com a participação fundamental de todos os vereadores que compõem a 17ª. Legislatura, irá construir e perpetuar toda uma história que, certamente, será motivo de muito orgulho de todos os jataienses, no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário