O vereador Gênio Eurípedes Cabral de Assis (PMDB), reeleito no último dia 5 de outubro com a maior votação (2.523 votos) entre os candidatos à Câmara Municipal de Jataí, afirmou que pretende cumprir seu próximo mandato. Desde a eleição do também peemedebista Humberto Machado para prefeito, cogitou-se a volta de Gênio Eurípedes para a Secretaria da Educação.
“Já foram 12 anos como secretário da Educação, em três mandatos consecutivos”, afirmou o parlamentar. “Acho que devo continuar na Câmara, que é para onde fui novamente conduzido pelos eleitores. Fui eleito para verear, legislar, para cumprir o que determina a nossa Constituição”. No entanto, uma conversa com o futuro prefeito não está descartada. “Se ele me chamar, teremos que analisar”, disse.
Quanto ao fato de ter sido o candidato mais bem votado este ano, Gênio Eurípedes se diz entusiasmado, mas admite que a responsabilidade também cresceu. “Irei até a última conseqüência em minha missão de legislar para não decepcionar o povo”, declarou, acrescentando que “a barriga não dói apenas uma vez”.
A DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA
Respaldado pelo bom desempenho eleitoral, Gênio Eurípedes é um dos vereadores que pleiteiam a presidência da Câmara em 2009. “Mas sem participar de acordos, de negociatas, de jogos de cartas marcadas”, adverte, referindo-se aos acertos feitos nas últimas legislaturas, em que os presidentes em cada ano foram definidos com antecedência.
Gênio aproveita para desmentir boatos que vêm circulando em sites da internet segundo os quais ele não só teria entrado em acordo com os outros parlamentares para comandar o legislativo no próximo ano como também seria implacável com os servidores da casa. “Tudo mentira. Se eu for presidente, não sairei demitindo todo mundo nem serei carrasco dos funcionários. O que farei é cortar abusos onde houver. Salário de servidor não compra fazenda e nem vai para os paraísos fiscais e sim para o comércio, para a compra de roupas, alimentos e outros itens, o que também aumenta a arrecadação de impostos no município”.
No momento a única certeza é que Gênio Eurípedes vai presidir, em 1º de janeiro, a sessão que dará posse aos vereadores para a nova legislatura, também ao prefeito eleito Humberto Machado (PMDB) e ao vice-prefeito eleito Reni Franco Garcia (DEM), além de comandar a eleição da nova mesa diretora. Afinal, o Regimento Interno da Câmara concede essa prerrogativa ao candidato que obteve mais votos na eleição proporcional.
E sobre a festa política e democrática da posse, Gênio Eurípedes antecipa que “não haverá festa tipo pecuária”. De acordo com o vereador, será uma cerimônia simples, sem exageros. “Vou dar posse aos vereadores eleitos, convidarei prefeito e vice para fazerem o juramento e assinarem o termo de posse e pronto”. A sessão está prevista para acontecer no Ginásio Wampré Rodrigues Vilela, o “Vilelão”.
Os prováveis presidentes das quatro Mesas Diretoras da 17a. Legislatura da Câmara Municipal de Jataí deverão ser os veereadores Ediglan da Silva Maia (PSDB), Gênio Eurípedes de Assis (PMDB), Geovaci Peres de Castro (PMDB) e Adilson de Carvalho (PMDB). Não necessariamente nesta ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário