GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

29 de jun. de 2008

PMDB confirma candidatura de Humberto Machado a prefeito; Reni Garcia é o vice

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
O empresário, engenheiro civil e ex-prefeito de Jataí nos períodos de 1996 a 2000, e de 2000 a 2004, Humberto de Freitas Machado (PMDB) teve sua pré-candidatura a prefeito homologada na manhã deste domingo, durante a convenção municipal realizada no salão de eventos da AABB, presidida pelo deputado federal Leandro Vilela, presidente do diretório jataiense.
Humberto se emocionou várias vezes em seu discurso ao ser ovacionado pelos convencionais que superlotaram o local. Um vídeo com a trajetória de obras do ex-prefeito emocionou o público presente.
O agrônomo e empresário dono da Planejato, morando há 33 anos em Jataí, Reni Franco Garcia (DEM) foi oficializado como candidato a vice-prefeito na chapa de Humberto Machado. Além dos Democratas, o PMDB jataiense tem ainda o apoio do PRB, PDT e PSC.
A campanha da coligação que tem o PMDB como cabeça de chapa está sendo coordenada pelo presidente do DEM em Jataí, empresário Jair Barrachi. Consciente de que será bastante atacado por adversários, principalmente por continuar liderando todas as pesquisas realizadas até o momento, o prefeitável peemedebista Humberto Machado disse, em tom emocionado, no seu discurso que não irá fazer uma campanha agressiva, nem pretende agredir a qualquer um de seus adversários. "Para cada tapa que eu levar, eu vou dar uma rosa e uma obra para Jataí" - disse, sendo ovacionado pela multidão presente à convenção.

28 de jun. de 2008

Prefeito Fernando Peres é confirmado na disputa pela reeleição

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Em sua convenção neste sábado, dia 28, no Auditório do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, os republicanos homologaram a candidatura do atual prefeito de Jataí, Fernando Henrique Peres, à reeleição nas eleições municipais de 5 de outubro.
Ainda neste sábado, a convenção do PTN confirmou a candidatura do ex-vereador e empresário Fernando Fernandes Pinto como candidato a vice-prefeito na chapa de Peres.
Ainda em Jataí, neste domingo, 29, o PMDB realiza sua convenção municipal onde deverá confirmar a candidatura do ex-prefeito Humberto de Freitas Machado à Prefeitura. A convenção dos peemedebistas acontece a partir das 8 horas, no salão de eventos da AABB. A provável candidatura de Machado a prefeito deverá ter como candidato a vice-prefeito, o empresário Reni Franco Garcia (DEM).
Já os petistas jataienses se reúnem em convenção na segunda-feira, 30, no auditório da Umes. Sem posicionamento de apoio definido, há forte possibilidade da sigla lançar a ex-vereadora Maria Euzébia de Lima, a Bia do PT, como candidata a prefeita. No último dia 21, a convenção do PSDB homologou a candidatura do empresário e produtor rural Victor César Priori a prefeito. Os tucanos continuam negociando o nome do(a) candidato(a) a vice na chapa de Priori.
A convenção do PP, que tem como pré-candidato a prefeito o presidente do Legislativo Jataiense, vereador João Wesley Cabral de Moura, realiza sua convenção municipal neste domingo, 29, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. Há possibilidade de João Wesley ser confirmado como candidato a prefeito tendo a ex-primeira-dama Eula Bento (PHS), viúva do ex-prefeito Mauro Bento, como candidata à vice-prefeita.
Já o PSB, do ex-deputado federal e dono da TV Jataí Educativa, Geovan Freitas Carvalho, e o PPS, do empresário e ex-prefeito Nelson Antônio da Silva, decidiram nesta sexta-feira, 27, em convenção, apoiarem a reeleição do prefeito Fernando Peres (PR).
Na segunda-feira, 30, quando encerra o prazo para a realização das convenções municipais, o quadro político dos candidatos majoritários na sucessão municipal em Jataí, caso confirme todas as atuais especulações, deverá ficar assim: Victor Priori (PSDB), prefeito – vice-prefeito a confirmar; Fernando Peres (PR), prefeito – Fernando Pinto (PTN), vice-prefeito; Humberto Machado (PMDB), prefeito – Reni Franco Garcia (DEM), vice-prefeito; Bia do PT (PT), prefeita – vice a definir; João Wesley Moura (PP), prefeito – Eula Bento (PHS), vice-prefeita.
Definições em Rio Verde
A sucessão do prefeito Paulo Roberto Cunha (PP) está bastante acirrada. O PP deverá homologar a candidatura do atual vice-prefeito, Leonardo Veloso, que conta com as bênçãos de Paulo Roberto. Já o O PMDB entra na disputa com o empresário e deputado estadual Wagner Guimarães. O deputado foi derrotado nas duas últimas eleições, mas acredita que agora chegou sua vez. Seu vice deve sair do PT e está entre Ana Gomes e Karlos Cabral.
A surpresa deverá ser a confirmação da candidatura do médico e agropecuarista Juraci Martins, pelo DEM. Com vasta experiência à frente de associações e federações, Juraci se diz pronto para governar o município. Já o grande mistério do momento é para quem vai o apoio do deputado estadual Padre Ferreira (PSDB), que abandonou a disputa pela prefeitura.

Goiás e Fluminense jogam no Arapucão, em Jataí, pelo Brasileirão 2008

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
A nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol vai ser especial para os jataienses.
Pela primeira vez, o Estádio Municipal Presidente Tancredo Neves, o Arapucão, em Jataí (GO) vai ser palco de dois jogos do Brasileirão. No próximo domingo, 6 de julho, às 18h10min, os jataienses vão poder assistir de perto o confronto entre o Goiás e o Fluminense (RJ), do técnico Renato Portaluppi. No momento, o Fluminense ocupa a vigésima posição no ranking do Brasileirão com apenas 2 pontos em 7 jogos. Já o Goiás, do técnico Hélio dos Anjos, está na décima sétima colocação, com 6 pontos em 7 partidas jogadas.
O Goiás ainda tenta um efeito suspensivo para a decisão do STJD de punir o time esmeraldino com a perda de dois mandos de campo em razão de torcedores terem jogado objetos dentro do campo, no Estádio Serradourada, em Goiânia, durante a partida contra o Grêmio.
O Departamento Jurídico do Verdão Goiano também irá recorrer da decisão nos próximos dias. Porém mesmo assim, a diretoria alviverde já decidiu que caso não obtenha êxito nas tentativas de reverter a situação, irá pedir a CBF que os jogos contra Fluminense, em 6 de julho; e contra o Coritiba, em 12 de julho, aconteçam na cidade de Jataí, que fica a 330 Km de Goiânia.
Pedro Goulart disse que a Prefeitura de Jataí já se dispôs a realizar as obras necessárias no Arapucão para receber os dois jogos do Goiás no Brasileirão 2008. Além disso, Goulart disse que é uma retribuição do Goiás ao povo de Jataí, que quando da inauguração do Estádio Olímpico convidou o time esmeraldino para aquela ocasião, que jogou contra o Flamengo (RJ).
O prefeito de Itumbiara, Zé Gomes da Rocha, também ofereceu o Estádio JK. Porém os desentendimentos acontecidos durante a final do Campeonato Goiano, fizeram com que o Verde não optasse por jogar naquela cidade.
Arapucão - Com capacidade para 40 mil pessoas, o Estádio Municipal Presidente Tancredo Neves, o Arapucão, em Jataí (GO), foi construído em 1992 e remodelado em 1994. O maior público presente ao estádio aconteceu no jogo inaugural com o Goiás Esporte Clube enfrentando o Clube Regatas Flamengo (RJ). O jogo foi assistido por 37 mil pessoas.

27 de jun. de 2008

PP quer vereador presidente João Wesley na disputa pela Prefeitura de Jataí

COMUNICADO IMPORTANTE:
Esta reportagem respeita a determinação da Resolução 22.718, Art. 24, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afirma: "Os pré-candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros antes de 6 de julho de 2008, desde que não exponham propostas de campanha (Resolução nº 22.231, de 8.6.2006)."
A reportagem a seguir, também respeita o disposto na Resolução 22.718, do TSE, aprovada em 26/06/2008, que substitui o Artigo 24 que, em seu Artigo 17, afirma: "Os pré-candidatos e candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros, antes de 6 de julho de 2008, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, observado, pelas emissoras de rádio e televisão, o dever de conferir tratamento isonômico aos que se encontrarem em situação semelhante"; § 1º: “Eventuais abusos e excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos".
Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Ele é considerado um “pacificador” e comparado a um diplomata nestes sete anos de mandato como vereador em Jataí, a maior parte deste tempo atuando na oposição à Administração Municipal, mas sempre respeitado por fazer uma oposição ética e de alto nível. Em 2006, assumiu pela primeira vez a Presidência do Legislativo Jataiense e, após a maior crise política interna da história da Câmara de Vereadores de Jataí, vivenciada entre os meses de novembro a março últimos, sua postura ética, sincera, equilibrada e pacificadora o reconduziu à cadeira-mor daquela Casa de Leis.
Em entrevista exclusiva à ABD Comunicação, o vereador João Wesley Cabral de Moura (PP), que também é médico ginecologista, comentou a indicação de seu nome como pré-candidato à prefeitura e, ao contrário de muitos políticos, o “Doutor João”, como é chamado, não esconde sua vontade de ser prefeito de Jataí. “É difícil analisar isso ainda para estas eleições porque este é um projeto meu e do PP e, projetos podem ser adiados ou antecipados. Os fatos vão acontecendo. Administrar Jataí é um projeto do PP, do nosso grupo, que existe desde a época do saudoso ex-prefeito Mauro Bento. Agora, com o Saul (Ferreira de Moura Filho, presidente do PP, em Jataí) juntamente comigo, nós temos esse projeto de retorno à prefeitura” – disse.
O presidente da Câmara Municipal de Jataí, João Wesley Moura ressaltou que seu grupo político sempre almejou administrar Jataí. “O nosso grupo sempre esteve disputando os pleitos de lideranças comunitárias aqui no município, portanto, administrar Jataí é um projeto do nosso partido, o PP. Tomara que fosse agora, mas não sendo possível, o projeto existe e a questão do cargo de vereador e a Presidência da Câmara Municipal também faz parte deste projeto político até conseguirmos atingir o objetivo maior que é o de assumir a prefeitura” – argumentou João Wesley Moura.
Ao ser indagado sobre seu perfil ideal que o qualifica a ser prefeito de Jataí, João Wesley respondeu que é difícil fazer uma análise de si próprio. “Eu conheço as minhas condições, mas uma coisa que eu sempre tive comigo, desde meu primeiro mandato de vereador, é nunca me envaidecer, nunca fazer política por vaidade. Também não deixo meus compromissos particulares interferirem em minha vida política. Acho que honestidade não é qualidade de ninguém, é uma obrigação. Dizer que é honesto não é motivo para se vangloriar” – ressaltou.
Ser prefeito para melhorar
a qualidade de vida do povo
A respeito de sua vontade em disputar a Prefeitura de Jataí, o presidente da Câmara de Vereadores, João Wesley Moura, disse que, como prefeito, sua maior realização seria melhorar a qualidade de vida da população. “Se for implantado um mecanismo eficiente que propicie uma grande melhora na qualidade de vida do cidadão, vai ser muito bom para todos nós” – afirmou.
Sobre o seu conceito de qualidade de vida, João Wesley definiu como sendo um processo de satisfação pessoal de cada cidadão, mediante vários fatores como, por exemplo, maior geração de empregos no município. “Imagino o cidadão satisfeito com seu dia-a-dia, tendo um trabalho, tendo um lar para morar, ter seus momentos para o lazer, aquela despreocupação quando ele tiver a necessidade de ser atendido pela saúde pública, também o cidadão se sentir seguro em casa e nas ruas. Então, entendo por qualidade de vida tudo isso, pois, é um mecanismo complexo que uma Administração Municipal tem que ter como prioridade” – justificou.
O pré-candidato do PP à Prefeitura de Jataí disse que questões como saneamento básico, saúde pública e educação são quesitos que devem ser prioridade máxima no projeto de governo de qualquer cidadão que queira ser prefeito de uma cidade. Embora, João Wesley não confirme, há a possibilidade de o PP lançá-lo como candidato a prefeito ou como candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo PR, do atual prefeito Fernando Peres.
Aliás, como vereador, João Wesley pertence ao bloco de apoio à atual Administração Municipal, mas seu jeito particular de fazer política não lhe impediu de endereçar várias críticas e cobranças diretas ao prefeito Fernando Peres. “Quem acompanha o meu trabalho sabe que todas as minhas críticas são sempre construtivas, principalmente na tentativa de fazer com que a comunidade tome conhecimento do que está ocorrendo no município, e também as faço quando eu não consigo mudar ou alterar algumas coisas” – disse.
O pré-canditado a prefeito pelo PP foi enfático ao ratificar que, nem ele e muito menos seu partido, têm conchavos políticos nos bastidores da política jataiense. “Nós não temos compromissos políticos aqui na Câmara Municipal, nem com o prefeito. Ainda é objetivo do nosso partido, o PP, lançar candidatura própria a prefeito e, em segunda opção, apoiar o projeto de reeleição do prefeito Fernando Peres. Mas o PP sempre falou em candidatura própria à prefeitura, e ainda fala. Este projeto pode ser adiado, mas a tendência de candidatura própria do PP ainda existe, e com muita força” – finalizou.
O PP de Jataí realiza sua convenção municipal no domingo, 29, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. Se optar por lançar candidatura própria a prefeito, o PP pretende homologar o vereador João Wesley Moura tendo como vice, provavelmente, a ex-primeira-dama de Jataí, atual empresária e farmacêutica, Eula Corina de Lima Bento (PHS), viúva do ex-prefeito Mauro Antônio Bento.

Bom senso: TSE decide que entrevista com candidatos não é propaganda eleitoral antecipada

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na sessão desta quinta-feira, 26, por 6 votos a 1, a proposta que permite que candidatos e pré-candidatos às eleições municipais dêem entrevistas jornalísticas, participem de debates e encontros antes do dia 6 de julho, quando começa a propaganda eleitoral. Com a mudança, os entrevistados podem falar sobre suas propostas de governo sem que as entrevistas sejam consideradas propaganda eleitoral antecipada.
A proposta é do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, que substitui o artigo 24 da Resolução 22.718, que permitia aos pré-candidatos darem entrevista antes do período de campanha "desde que não exponham propostas de campanha".
O novo artigo (17) traz a seguinte determinação: "Os pré-candidatos e candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros, antes de 6 de julho de 2008, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, observado, pelas emissoras de rádio e televisão, o dever de conferir tratamento isonômico aos que se encontrarem em situação semelhante". Para evitar "eventuais abusos", no artigo 17, foi incluído o seguinte parágrafo: "eventuais abusos e excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos".
De acordo com Ayres Britto, os canais de rádio e TV não podem oferecer tratamento preferencial ou diferenciado a um ou outro candidato, por dependerem de concessão pública. Contudo, os jornais impressos têm liberdade de opinião e podem expressar seu apoio preferencial a um ou outro candidato.
Na última sexta-feira (20), o ministro Carlos Ayres Britto já havia admitido a possibilidade de o TSE rever a resolução que limitava as entrevistas com pré-candidatos. Na ocasião, ele defendeu que, a exemplo do que trata a Constituição, os veículos de mídia impressa tenham mais liberdade em relação ao rádio e a televisão, por não se tratarem de concessões públicas.
"Não se pode negar um fato. A Constituição separou duas categorias de mídias. A mídia eletrônica representada pelo rádio e televisão, e a mídia impressa, por jornais e revistas. E a mídia impressa dispõe de muito mais liberdade de atuação", afirmou Ayres Britto, na semana passada.

26 de jun. de 2008

Enfim, a verdade: Humberto Machado só não lança candidatura a prefeito de Jataí se não quiser

COMUNICADO IMPORTANTE:
Esta reportagem respeita a determinação da Resolução 22.718, Art. 24, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afirma: "Os pré-candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros antes de 6 de julho de 2008, desde que não exponham propostas de campanha (Resolução nº 22.231, de 8.6.2006)."
Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Nos últimos meses, os opositores à pré-candidatura do peemedebista Humberto de Freitas Machado à Prefeitura de Jataí, inclusive a atual Administração Municipal, comandaram uma verdadeira boataria tentando convencer a população sobre uma, segundo eles, “quase certa” inelegibilidade de Humberto Machado. Segundo adversários políticos do ex-prefeito jataiense, Machado seria impedido pelo Tribunal de Contas da União de postular um terceiro mandado de prefeito nas eleições de 5 de outubro em razão de prestações de contas reprovadas pelo TCU.
Mas, enfim a verdade sobre os tais boatos acaba de ser divulgada, pois o Tribunal de Contas da União (TCU) repassou nesta quinta-feira, 26, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com nomes de 3.100 pessoas físicas responsáveis por cargos ou funções públicas que tiveram suas contas de trabalho rejeitadas e, por causa disso, estão inelegíveis, ou seja, estão proibidas de se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou a vereador nestas eleições.
O Estado da Bahia tem o maior número de pessoas na listagem - 488. Em seguida, estão Maranhão, com 408 pessoas, Distrito Federal, com 321, e o Pará, com 304. Em São Paulo, 272 pessoas que exerciam cargos ou funções públicas tiveram as contas rejeitadas e conseqüentemente os nomes incluídos na relação. No Rio de Janeiro, 128 pessoas foram incluídas na lista. Em Minas Gerais, foram 295 nomes. Em Goiás, 139 pessoas estão inelegíveis.
Todas as pessoas tiveram as contas relativas aos cargos ou funções rejeitadas pelo Tribunal de Contas em última instância. Aqueles que já tiveram as contas recusadas, mas que ainda podem recorrer da análise não estão listados. A entrega da listagem ao TSE está prevista em lei complementar. Pela regra, o TCU deve encaminhar à Justiça Eleitoral esses nomes até o dia 5 de julho.
A declaração de inelegibilidade é competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A relação será mantida atualizada até 31 de dezembro de 2008, levando em conta recursos cabíveis, interpostos em tempo hábil, com efeito suspensivo, e inclusões de novos nomes, em razão de condenações após a remessa da primeira relação.
CONFIRA A LISTA GOIANA DOS CIDADÃOS QUE ESTÃO
IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAR A CARGOS
PÚBLICOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008
ABÍLIO VENÂNCIO NETTO
ADEDI JOSÉ DE SANTANA
ADEMAR MARQUES DE CARVALHO
ADENÉSIO NUNES
AFONSO CELSO VIANA NETO
AIRTON FERNANDES DE GODOY
ALFREDO FERNANDES NETO
ANDRÉ LUIZ SAMORA SARAIVA
ANGELA MARIA SILVA BARROS
ANTÔNIO ABADIA DE ASSUNÇÃO PINTO
ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
ANTÔNIO DE PAUDA ALVES DE LIMA
ANTONIO GONÇALVES FERREIRA
AUGUSTO CÉSAR MORENO CEREJO
AURINO VIEIRA NOGUEIRA
BERNARDO RAMOS DOS SANTOS
BOADYR PIRES VELOSO
CAIRO MENDONÇA FERREIRA
CARLO ALBERTO ESCRIVANI
CARLOS CÉZAR FLAUZINO DA SILVA
CELSO DA CONCEIÇÃO COUTINHO
DÉLICO MACHADO DA SILVA
DENUBES ALVES BONIFÁCIO E GOMES
DESIDÉRIO PEREIRA RAMOS
DIVINO JOAQUIM DA SILVA
DOMINGOS DA SILVA MOREIRA
DOUGLAS FONSECA BRANDÃO
EDGAR PEREIRA DOS SANTOS
EDMUNDO FERNANDES DE CARVALHO FILHO
EDU PAIVA
EUZÉBIO NAPOLEÃO MENDONÇA
FERNANDO AUGUSTO DE CASTRO CURADO
FERNANDO JÚLIO TERRA
FRANCISCA SÔNIA ARAÚJO DOS SANTOS
FRANCISCO AGRA ALENCAR FILHO
FRANCISCO DONIZETE RIBEIRO DE QUEIROZ
FRANCISCO JOSÉ DE BRITO SOUZA
FRANCISCO RODRIGUES DA SILVA
HÉLIO DA SILVA
HERMES TRALDI NETO
HOZANA MARTINS DE PAIVA
ILSON JOSÉ TRISTÃO
IRAÍ ESTEVES RODRIGUES (Edéia)
ISAÍAS FORTES DE MENESES
IVO JOSÉ DA SILVA
JAIR PEREIRA BARBOSA
JAYME MONTEIRO DA SILVA
JOÃO BATISTA DE ARAÚJO LIMA
JOÃO BATISTA MONTEIRO DO NASCIMENTO
JOÃO MARTINS DE OLIVEIRA PRIMO
JOÃO ORESTES SOARES DE OLIVEIRA
JOÃO ROBÉRIO MARQUES
JONATAS JEOVÁ DA SILVA FILHO
JOSÉ ANTÔNIO DE RESENDE
JOSÉ BATISTA GOMIDES
JOSÉ FRANCISCO COELHO
JOSÉ IVO DA SILVA
JOSELIR SOARES DA COSTA
JOSÉ LUIZ PRUDENTE D' OLIVEIRA
JOSÉ PESSOA
JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA RABELO
JOSÉ SALIM SALOMÃO
JOSÉ SEVILHA FILHO
JOSÉ ZITO GONÇALVES DE SIQUEIRA
JOVANO VIEIRA MANSO
LAÍS CARVALHO DA COSTA E SILVA
LÁZARO VILELA DE SOUZA
LOURIVAL DE ASSIS LOBO
LUÍS ALBERTO NEVES DE OLIVEIRA
LUIZ ANTÔNIO RODRIGUES
LUIZ ARMANDO POMPEO DE PINA
MÁRCIO ANTÔNIO MACHADO
MÁRCIO LÚCIO DE SOUZA BASTOS
MARCOS ROCHAEL
MARIA CELMA RIPARDO
MÁRIO JOSÉ VILELA
MERCEDES RIBEIRO DE MIRANDA
MIGUEL GARCIA DE OLIVEIRA
NÁDIA ALVES FILARDI
NEOVAL CAMPOS FALCÃO
NEUSMAR VAZ DE SANTANA
NEYTON DE SOUZA RODRIGUES
NORBERTO JOSÉ TEIXEIRA
OSÓRIO LEÃO SANTA CRUZ (Rio Verde)
OSVALDO RODRIGUES DE LIMA
PAULO ROBERTO PACHECO SAAD
PAULO ROBERTO PAIM
PEDRO FERNANDES DA SILVA
RAIMUNDA DE FÁTIMA LINDOSO ROMEU
RAIMUNDO NONATO VIEIRA
RAIMUNILDE DA SILVA REIS
RAMIÔ RODRIGUES DA SILVA
RANULFO SOARES DE ARAÚJO
RAUL SUDÁRIO CARDOSO JÚNIOR
SALETE SILVA PRADO BASÍLIO
SEBASTIÃO MORAIS DE OLIVEIRA
SEMI DE ASSIS (Perolândia)
TITO COELHO CARDOSO
UADSON MARTINS MORAIS
UBIRATAN AMORIM PEREIRA
UBIRATAN CARNEIRO DA SILVA
VALDIVINO MARTINS DA SILVA
VALÉRIA DO CARMO PEREIRA VIANA
VANDERLAN CELSO E SILVA
VANDERLAN MOREIRA DOS SANTOS
WAGNER GUALBERTO DE BRITO
WALTEMAR DA SILVA NONATO
Ex-prefeito já havia dito a verdade,
antes da divulgação da lista do TCU
Cada vez mais atacado e provocado por adversários políticos em razão da possibilidade de voltar a disputar a Prefeitura de Jataí este ano, e sem espaço na mídia jataiense para se defender da boataria, o empresário e engenheiro civil, Humberto de Freitas Machado (PMDB) concedeu uma entrevista exclusiva à ABD Comunicação, na manhã da quinta-feira, 19.
Na entrevista, o ex-prefeito esclareceu todas as acusações e provocações que estão sendo ditas contra ele e seus dois mandatos de prefeito ocorrido no período de 1997 a 2004.
Na entrevista, que ainda não foi publicada pela ABD Comunicação, Machado esclareceu boatos que davam como certa a proibição de sua provável candidatura a prefeito nas eleições de 5 de outubro. Leia, a seguir, trechos da entrevista exclusiva que eu fiz com Humberto Machado:
Humberto, andam dizendo por ai que sua pré-candidatura a prefeito de Jataí pelo PMDB talvez não poderá ser viabilizada por causa de processos judiciais movidos contra o sr., contra o período em que o sr. esteve prefeito, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). É verdade? O sr. praticou algo ilícito que possa impedi-lo de voltar a disputar a Prefeitura de Jataí?
Humberto – Não é verdade. Isso não existe. Eu fui prefeito de Jataí por oito anos e não houve nenhum processo do Ministério Público contra a nossa administração, nem na Câmara de Vereadores houve a proposta de abertura de alguma CPI (na verdade, Comissão Especial de Inquérito – CEI). No TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e no TCE (Tribunal de Contas do Estado) tivemos todas as nossas prestações de contas aprovadas.
No TCU (Tribunal de Contas da União), nós temos algumas prestações de contas que ainda não foram julgadas por questões de pauta, datas e prazos legais para serem julgadas, portanto não há nenhuma condenação contra a minha pessoa ou contra as minhas administrações.
Com isso, o fato de meu nome estar despontando como um candidato com reais chances de vencer a eleição municipal, é óbvio que os adversários vão falar isso para tentar confundir os eleitores, vão tentar fazer com que os eleitores tenham uma imagem errada a respeito da minha pessoa e das minhas administrações.
A lei é muito clara. Para alguém não ser candidato, tem que ter havido uma condenação e o processo transitado em julgado, o que não é o meu caso, pois não fui condenado. O cidadão só não poderá se candidatar quando ele for condenado e esgotada todas as instâncias para se recorrer da sentença, o que não é o meu caso, pois não existe nenhuma condenação com relação às minhas prestações de contas.
Todas as nossas obras e as compras das minhas duas gestões de prefeito foram feitas com muita honestidade. E eu estou muito tranqüilo porque estes boatos maldosos são coisas corriqueiras de campanha eleitoral. Daqui a pouco, ninguém vai mais falar neste assunto.
Para que fique bem claro à comunidade, o sr. não está respondendo judicialmente a nenhum processo por improbidade administrativa referente aos oito anos em que o sr. esteve prefeito de Jataí? É isso?
Humberto – Exatamente. Não respondo a nenhum processo desse tipo, a não ser a atual administração (do prefeito Fernando Peres, PR), que entrou com uma ação contra mim no Judiciário aqui de Jataí, por questões políticas, para tentar criar a minha inelegibilidade, mas o Judiciário não acatou essas denúncias porque elas são improcedentes...
Elas (as denúncias) se referem a quê?
Humberto – São denúncias com relação aquele mini-hospital da avenida Goiás, cuja obra ainda está paralisada. Tem também a questão da construção daquele auditório do Centro Cultural ao lado do Estádio Arapucão, obra que também continua paralisada.
Todas as obras que são construídas com recursos federais passam por auditorias e, normalmente, sempre se encontra algum erro de formalidade. Nestas obras, não existem erros por desonestidade ou corrupção.
Tenho certeza de que as nossas prestações de contas vão ser aprovadas assim que elas entrarem em pauta no TCU. Estou tranqüilo com relação a isso, pois todas as explicações exigidas pelo TCU, nós as apresentamos. Apenas a atual administração, numa tentativa de causar tumulto, fez isso, mas isso não atrapalha eu me candidatar novamente a prefeito, porque a lei é muito clara e, não existe e nunca existiu nenhuma condenação contra mim.
Uma recente reportagem publicada pelo Jornal Opção, de Goiânia, na edição da semana de 1º a 7 de junho, afirmou que o Governo Federal teria realizado uma rigorosa auditoria em 15 ações dele no município de Jataí durante o período em que o sr. esteve prefeito.
A reportagem disse também que foram encontrados graves problemas na aplicação dos recursos oriundos do Ministério da Saúde, da ordem de cerca de R$ 4 milhões, além de obra construída em local impróprio, pagamentos de serviços não-prestados, aquisição de insumos não localizados em obra, sub-aproveitamento da área construída e falhas na execução da obra.
A reportagem chegou a afirmar também que houve graves problemas na execução do Programa Saúde da Família (PSF) a partir da assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Jataí e o Governo Federal, da ordem de R$ 400 mil com o custo final da obra ficando em R$ 426 mil, sendo que, segundo a reportagem, apenas 52% da obra foram concluídos. O que há de verdade em tudo isso, Humberto?
Humberto – Não há nenhuma verdade em tudo isso.
Então, qual é a verdade?
Humberto – Como eu disse, a CGU (Controladoria Geral da União) é apenas um órgão do Governo Federal. Ela não é um tribunal, não julga. Apenas faz parte do Poder Executivo Federal, ela inspeciona o que foi feito com os recursos que o Governo Federal repassa aos municípios. Pode acontecer da CGU encontrar uma ou outra irregularidade por questões de mera formalidades, situação muito comum nas prestações de contas, um documento errado ou algo nesse sentido.
Muitas das obras que foram citadas no jornal Opção em sua edição de 6 de junho, já foram aprovadas pelo TCU. Inclusive, o TCU aprovou com ressalvas dizendo que, como não houve danos ao erário público, não houve corrupção, o preço está abaixo ou igual ao de mercado, ou que um documento ou outro ficou faltando ser anexado, mas que aprovava as contas.
A CGU não é um tribunal, apenas faz um relatório e envia ao TCU que, por sua vez, envia uma outra equipe para apurar os fatos e nós preenchemos as incorreções que foram detectadas pela CGU. A própria CGU também comete erros. Ela chega no município e, às vezes, não encontra uma ou outra documentação porque a administração esconde ou repassa uma informação errada. Quando ouve a gente, ela ouve o outro lado, e olha a documentação que temos, a CGU acaba tendo a outra versão do fato e, por isso estamos vencendo todas as anotações do TCU a respeito das verbas federais aplicadas em Jataí durante as minhas administrações.
Estamos tendo as aprovações das nossas contas porque houve sempre a honestidade e a boa intenção da nossa parte como administrador público, juntamente com toda a nossa equipe. O que esses agentes fiscalizadores analisam é se houve ou não corrupção ou prejuízo ao erário público. Então, como não houve prejuízo ao erário público, um erro ou outro como a falta de um documento, a não apresentação de uma Certidão Negativa no tempo certo e a apresentação dela posteriormente, mas naquela data a empresa estava quites com o INSS, isso não pode ser fato para reprovar as prestações de contas de um prefeito que está cuidando de mil coisas de uma administração e que não pode estar olhando pequenos detalhes porque tem mil coisas para fazer.
A responsabilidade é do prefeito, mas é uma equipe que monta os processos de prestação de contas. Eu estou muito tranqüilo porque não houve corrupção e, os erros que foram apontados estão sendo corrigidos com a apresentação de documentos e as contas estão sendo aprovadas.
(***)
A entrevista completa com o ex-prefeito Humberto de Freitas Machado você vai ler, a qualquer momento aqui no blog.
A convenção municipal do PMDB, que deverá oficializar a candidatura de Humberto Machado à prefeito de Jataí acontece neste domingo, 29, a partir das 8 da manhã, no salão de eventos da AABB.
ATENÇÃO! Para ver a lista completa de todos os Estados, clique em um dos links abaixo:

25 de jun. de 2008

Fim de semana de decisões na política jataiense

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Neste sábado, 28, das 14h às 16h, na Rua Marechal Rondon, n. 515, no Bairro Divino Espírito Santo, o PPS jataiense, do ex-prefeito Nelson Antônio da Silva, realiza sua convenção municipal e deve confirmar o nome do advogado e promotor de justiça aposentado, dono das Faculdades Cesut, Evaristo Anania de Paula, como candidato a vice na chapa a ser encabeçada pelo PR.
Também no sábado, os republicanos realizam sua convenção municipal para homologar a candidatura do atual prefeito Fernando Henrique Peres à reeleição. O evento do PR acontece das 8h às 18h, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
No domingo, 29, vai ser a vez do PMDB homologar a candidatura do empresário e engenheiro civil Humberto de Freitas Machado, que deverá ter a candidatura oficializada para disputar um terceiro mandato de prefeito. A convenção municipal dos peemedebistas acontece no período das 9h às 12h, no salão de eventos da AABB.
No mesmo dia, horário e local da convenção do PMDB, as comissões provisórias do PTC e do PRB e o diretório do PDT jataiense também realizam suas convenções municipais para homologar a coligação com o PMDB e suas indicações à disputa legislativa.
Já o PT vai fazer sua convenção municipal na segunda, 30, último dia do prazo. O local escolhido para o encontro foi a sede da Umes. No momento, há um racha de opiniões internas. O diretório não definiu a quem apoiar e já propaga a possibilidade de lançar a professora e ex-vereadora Maria Euzébia de Lima, a Bia do PT, como candidata a prefeita. Mas, a sigla deve sucumbir às fortes pressões dos últimos dias e, na última hora, homologar apoio à reeleição de Fernando Peres.

Prefeito Fernando Peres volta a ser fortemente vaiado por multidão; Cilene Guimarães faz apelo na TV

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Com muita astúcia, certamente para não ter complicações com a Justiça Eleitoral e também com o Ministério Público, a Administração Municipal de Jataí inventou duas semanas inteiras de eventos e inaugurações com a participação do prefeito Fernando Henrique Peres (PR), cuja disputa pela reeleição só falta ser oficialmente homologada na convenção de seu partido marcada para a segunda-feira, 30.
Marcada por uma administração “festiva”, o Governo Municipal de Fernando Peres pôs seu bloco nas ruas, apesar de não ser época de Carnaval, mais precisamente no Lago Diacuy, desde o último dia 20. A “folia” só vai parar no próximo dia 4, véspera de começar as proibições eleitorais e a campanha eleitoral explícita.
Desde o dia 20, tem ocorrido shows da Banda Swing Brasil e da dupla sertaneja Christian & Ralf. A Administração Municipal inventou também uma tal “Semana Caipira”, com várias atrações musicais na Feira da Noite que acontece na Praça Tenente Diomar Menezes. E, nem bem o evento termina, a prefeitura realiza a sétima edição da JataiMilho, no Lago Diacuy, entre os dias 27 e 29, com shows das duplas Lucas & Luan, Nei & Nando e Romes & Carlinhos.
E se você pensa que os shows param por aqui, nada disso. Tem mais! Dia 3, tem Bagaço do Forró na inauguração da reforça da Praça da Bandeira, onde está sediada a Câmara de Vereadores. E, no dia seguinte, fechando a folia, só para inaugurar a reforma e ampliação de um postinho de saúde no Bairro Santa Terezinha, os sertanejos Felipe & Falcão vão ser as “iscas” para atrair um grande público ao evento.
Mas, mesmo inaugurando pequenas obras neste período e ofertando duas semanas de shows grátis para a população, o prefeito Fernando Peres ainda continua em baixa, segundo recentes pesquisas realizadas, inclusive pelo seu próprio grupo de apoio. As provas de que o atual prefeito terá muito trabalho e lábia para convencer o eleitorado jataiense a lhe dar um novo mandato nas eleições de 5 de outubro já começaram a ocorrer.
Primeiro, a deputada estadual Cilene Guimarães, durante uma entrevista à TV Jataí, na sexta-feira, 20, “discretamente” e de forma apelativa, tentou fazer uma espécie de pressão indireta ao telespectador para que não esqueça de respaldar o prefeito Fernando Peres em sua disputa pela reeleição. Obviamente, Cilene não usou estas palavras, mas entrevistada por uma das integrantes da Assessoria de Comunicação da prefeitura, a deputada usou um tom emotivo e palavras escolhidas com muito critério, para tentar convencer o telespectador de que Peres tem que continuar no poder.
Outras tentativas de fazer voltar a forte popularidade que Fernando Peres gozava no período pré-eleitoral das eleições de 2004 aconteceram nos shows com cara de “showmícios” (estes, proibidos pela Lei Eleitoral). Mas, ao contrário do que se esperava, Fernando Peres voltou a ser fortemente vaiado pela multidão que assistia ao show dos sertanejos Christian & Ralf, no domingo, 22, no Lago Diacuy. Esta foi a quarta vez que o prefeito não conseguiu discursar ao público em razão do forte e expressivo coro de vaias.
Em março de 2007, a ABD Comunicação publicou uma entrevista exclusiva feita com o prefeito Fernando Peres, onde ele comentou as primeiras vaias públicas que recebera. Naquele momento, havia sido apenas dois momentos desagradáveis de fortes coros de vaias públicas que Peres enfrentara. O primeiro coro de vaias aconteceu em 20 de fevereiro, durante o Carnaval de Rua, na Área Municipal de Eventos ao lado do Lago Diacuy. Tempos depois, o bafão (a grafia correta é bassfond) se repetiu durante o bingão beneficente da Apae, no Estádio Municipal Arapucão, em 11 de março.
Fernando Peres foi vaiado ao discursar na abertura do Carnaval de Rua após manifestar aos foliões a sua intenção de transferir a realização deste evento para o Lago Bomsucesso, há 10 quilômetros da cidade. Já no bingão beneficente, o prefeito jataiense teve seu discurso interrompido por fortes vaias num coro de cerca de 15 mil pessoas. Neste caso, talvez o incidente pode ser justificado pela lastimável partida de futebol em que a Jataiense (time até então patrocinado pelo prefeito e que, naquele momento, estava na lanterna do Campeonato Goiano) perdeu para o Atlético Goianiense.
Outro fator que possa justificar as vaias ao prefeito podem ter sido a buraqueira que pode ser constatada em praticamente todas as vias públicas da cidade, problema que o governante não conseguiu ou não se preocupou em resolver em caráter de prioridade.
Leia, a seguir, o trecho da entrevista exclusiva do prefeito À ABD Comunicação, onde ele comentou as vaias contra ele e sua administração na prefeitura:
Com relação a esses boatos aos quais o sr. se refere, o sr. já começa a se sentir atacado, tanto no que tange à sua imagem quanto à imagem da sua administração, em fatos como as vaias públicas que o sr. recebeu, também com relação aos boatos que circulam aos quatro cantos da cidade. Como o sr. analisa isso e quais serão suas providências?
Fernando – Se eu estivesse mau, ninguém estaria preocupado comigo. Graças a Deus, estou bem e me relaciono bem com as autoridades estaduais e federais, também com o setor produtivo e empresarial de Jataí e com o nosso povo em geral. É óbvio que tem gente que não gosta de mim ou não me aprova, mas garanto que a maioria gosta e aprova. Se tem mil pessoas me criticando, tem dez mil me aplaudindo, reconhecendo o nosso trabalho e as dificuldades que estamos enfrentando. Vejo com normalidade o surgimento de grupinhos iniciando motins e fazendo críticas destrutivas. O difícil é conviver com boatos maldosos e mentiras a meu respeito, chegando a envolver famílias com mentiras perniciosas. Se alguém tem alguma prova de algum ato meu que me desabone, que prove publicamente, mas que não fique caluniando, inventando mentiras a meu respeito ou sobre nossa administração. A mim, interessa a opinião da maioria que, tenho certeza, aprova o que estamos fazendo por Jataí. Nem Cristo agradou a todos, não serei unânime em agradar a todos. O que vale é a opinião da maioria e, nas próximas eleições, o que vai fazer a diferença e fazer valer é a maioria, mais uma vez” – disse Peres.

24 de jun. de 2008

Erro na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul está prejudicando a economia goiana, alega deputado

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional se reúne nesta quarta-feira (25) e pode votar o Projeto de Lei Complementar 31/07, do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), que estabelece os limites da divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás.
Segundo o deputado, um acordo firmado em 1973 definiu que a fronteira ente os dois estados seguiria da nascente do rio Aporé até a nascente do rio Araguaia, pela serra do Caiapó. "Ocorre que não existe serra entre as duas nascentes, tornando imensamente difícil estabelecer a divisa", afirma o deputado. Por isso, segundo ele, o governo de Mato Grosso do Sul cobra tributos numa área de quase 16 mil hectares, altamente produtiva, localizada em território originalmente goiano.
Conforme o projeto, a divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás inicia-se na confluência dos rios Paranaíba e Aporé, e segue pelo leito deste até sua cabeceira, e daí, em linha reta, segue até a cabeceira do rio Araguaia.
Mato Grosso do Sul foi criado pela Lei Complementar 31, de 1977, a partir do desmembramento de Mato Grosso. Leandro Vilela argumenta que a lei estabeleceu os limites do novo estado apenas em relação a Mato Grosso, mas afirma que não existe uma norma legal clara que defina os limites territoriais em relação a Goiás.
A relatora da proposta, deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), apresentou parecer favorável.

22 de jun. de 2008

Coração mata prefeito de Perolândia, Nelson Américo da Costa; Legislativo Jataiense envia moção de pesar à família

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Morreu neste domingo, 22, em decorrência de problemas cardíacos, o prefeito de Perolândia, no Sudoeste Goiano, Nelson Américo da Costa (PMDB). Ele gozava de alta popularidade em seu terceiro mandato de prefeito daquele município. Casado, pai de quatro filhos, Nelson Américo não pensava muito em futuro político, mas dizia que ainda tinha feito pouco por sua comunidade.
Em 3 de março deste ano, enquanto comemorava o seu aniversário trabalhando na prefeitura, o prefeito perolandense disse, em entrevista ao repórter Carlúcio Assis, do site Jornal da Cidade, que administrava o município com muita responsabilidade e com pés no chão. “Sempre procuramos acertar em dia com fornecedores, funcionários e construir. Estamos consertando malha asfáltica, fazendo escola, reformando os prédios públicos e levando a administração pensando no final do ano, fazendo benefícios para a comunidade” – disse Nelson Américo.
Ao ser questionado sobre as obras mais marcantes de sua administração, Nelson Américo da Costa lembrou das escolas do Peti, as escolas municipais que foram reformadas e ampliadas e a aquisição de um novo veículo para o transporte escolar. Mas, segundo o prefeito, sua maior obra foi investimentos na saúde pública. “Fizemos convênio com três hospitais em Mineiros, para onde enviamos as pessoas que necessitam de cuidados médicos e adquirimos mais duas ambulâncias novas para o transporte dos enfermos” – ressaltou Américo.
Informando a reportagem que a arrecadação municipal de Perolândia girava em torno de R$ 500 mil mensais em ICMS e RPM, o prefeito Nelson Américo da Costa disse que ainda tinha muito por fazer pela comunidade. “Nós estamos terminando a construção de várias casas com a ajuda do deputado Leandro Vilela e do ex-senador Maguito Vilela, doadas à comunidade carente e que, em breve, serão entregues às famílias. O prefeito, que contava com o apoio da maioria dos vereadores, disse que Perolândia vivia, naquele momento, a sua melhor fase econômica e financeira. “Não temos dívida alguma. Estamos fazendo obras dentro do possível e sempre cumprindo em dia com fornecedores e funcionários” – informou o prefeito.
Ao ser questionado sobre a alta aprovação popular de sua administração, Nelson Américo da Costa justificou que a mesma é o resultado de um trabalho executado com muita honestidade. “Acho que é uma administração quase completa porque sempre ajudamos quem dela precisa” - comentou.
Ao falar sobre sua vida, Nelson Américo da Costa falou em felicidade. “Sou uma pessoa muito feliz. Vim da camada social mais baixa, nunca tive herança financeira, tive sim a herança do povo de Perolândia, que me acolheu. Tanto é que sou prefeito pela terceira vez. Poucos são os que conseguem isso na vida como homem público. Tenho quatro filhos maravilhosos, bem educados com todo mundo, trabalhadores, nunca me deram nenhum tipo de problema e me respeitam muito. Então posso dizer que sou um homem cem por cento realizado. Politicamente não aspiro mais nada. Somente quero continuar dando carinho e suporte a minha esposa e aos meus filhos e à comunidade perolandense, porque que tudo que eu fizer será pouco perto do que este povo merece” – finalizou o prefeito que, certamente, deixa a história de Perolândia, um legado de obras e muita saudade.
Câmara de Vereadores de Jataí envia
moção de pesar à família de prefeito
O presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador João Wesley Cabral de Moura (PP) apresentou ao plenário do legislativo o pedido de envio de moção de pesar à esposa e aos filhos do prefeito de Perolândia, Nelson Américo da Costa (PMDB) que morreu neste domingo, 22, em decorrência de problemas cardíacos.
Em sua justificativa, o presidente do Legislativo Jataiense lembrou o quanto o prefeito perolandense era um cidadão e um político querido por toda a comunidade daquele município. “Esposo dedicado e bom pai, pessoa exemplar que deixa consternada esposa, Iraídes Deraldo da Costa, os filhos Neldes Deraldo da Costa, Maria Nair Costa, Charles Costa, Nelson Américo da Costa Júnior, Kátia Antônia de Oliveira e todos familiares e seus amigos. Uma família alicerçada nos princípios do amor, da moralidade, do bom exemplo, sendo respeitados e queridos por toda a comunidade perolandense” – ressaltou João Wesley.

21 de jun. de 2008

Empresário e produtor rural Victor César Priori é o primeiro candidato oficial à Prefeitura de Jataí

COMUNICADO IMPORTANTE:
Esta reportagem respeita a determinação da Resolução 22.718, Art. 24, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afirma: "Os pré-candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros antes de 6 de julho de 2008, desde que não exponham propostas de campanha (Resolução nº 22.231, de 8.6.2006)."
Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
O diretório jataiense do PSDB foi o primeiro partido a realizar sua convenção municipal para a escolha dos candidatos a prefeito e ao Legislativo Municipal para as eleições de 5 de outubro. A convenção foi realizada na tarde neste sábado, 21, no plenário da Câmara Municipal.
Apesar das acirradas disputas e intrigas internas entre os pré-candidatos a prefeito, o ex-secretário municipal da Saúde, Vinícius de Cecílio Luz, a vereadora Soraia Rodrigues Chaves e o vice-prefeito Adilson Morais que sequer compareceu à convenção, o evento aconteceu com muita animação e em clima de torcida com muitas faixas, foguetórios praticamente durante toda a tarde. O auditório ficou superlotado por correligionários, amigos, simpatizantes da sigla.
A disputa entre os tucanos pré-candidatos a prefeito acabou ficando mesmo entre Vinícius Luz e o empresário e produtor rural, o gaúcho Victor César Priori, que venceu o embate pelo placar de 25 votos contra 8, e teve sua candidatura a prefeito de Jataí oficializada pelo partido, faltando agora ser homologada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A derrota de Vinícius Luz para Victor Priori representou, em um primeiro momento, o enfraquecimento do apoio do PSDB à pré-candidatura à reeleição do atual prefeito Fernando Henrique Peres (PR). O PSDB jataiense iniciou 2008 tendenciando apoiar o pré-candidato do PMDB a prefeito, Humberto de Freitas Machado, mas por determinação da cúpula do partido em Goiás, principalmente dos maiores caciques tucanos, o senador Marconi Perillo e o presidente da sigla no Estado, o deputado federal Leonardo Vilela, que apóiam a reeleição de Peres, o PSDB jataiense foi impedido de coligar com o PMDB, restando apenas duas alternativas: ou apoiar a reeleição de Peres, ou lançar candidatura própria a prefeito, opção esta que foi consolidada na tarde deste sábado.
A, agora, candidatura a prefeito de Victor Priori é uma espécie de terceira via que causará efeitos ainda imprevisíveis nas prováveis candidaturas de Humberto Machado e Fernando Peres a prefeito. O PR agendou sua convenção municipal para o próximo sábado, 28, das 8h às 18h, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. No domingo, 29, será a vez do PMDB em conjunto com os Democratas (DEM) definirem e homologarem seus candidatos a prefeito, a vice-prefeito e às 10 vagas no Legislativo Municipal além das coligações que serão consolidadas. A convenção conjunta destas legendas está marcada para o período das 9h às 12h, no salão de eventos da AABB. O DEM vai confirmar o apoio ao PMDB e, apenas indicar candidatos ao Legislativo.
Prefeitável tucano revela
entusiasmo e otimismo
“Eu fico muito feliz pela escolha do meu nome e eu tenho certeza, que nos vamos fazer um grande trabalho em Jataí e se Deus quiser nos vamos ser prefeito, pra mostrar pra essa cidade o quanto nos temos pra doar pra ela”- declarou o empresário e produtor rural Victor César Priori, 54 anos e há 33 anos residindo em Jataí, em seu primeiro pronunciamento como candidato à prefeito.
Victor Priori contou que foi convidado para o PSDB pelo pelos senadores Ciro Miranda e Marconi Pirillo. “Eu me filiei dois dias antes do encerramento do prazo terminar e, quando eu entrei para o partido não foi pra brincar não, se eu hoje sou um homem bem sucedido é porque eu trabalho, não tenho preguiça, não tenho hora e tenho respeito pelas pessoas. A partir de agora, passo o comando dos meus negócios para meus irmãos e meus filhos para que eu possa me dedicar integralmente à campanha eleitoral que dura noventa dias. Será vai ser uma campanha muito dura, mas, tenho fé em Deus que vamos ser vitoriosos” – revelou o candidato, demonstrando muito otimismo.
O prefeitável tucano disse que não vai deixar de cobrar responsabilidades daqueles que estiverem trabalhando com ele na prefeitura, caso seja eleito prefeito de Jataí. “A seriedade que tenho nos meus negócios pessoais estarei levando para dentro da prefeitura também” – argumentou.
Nesta segunda-feira, 23, Victor Priori participa, em Goiânia, de uma audiência com Ciro Miranda e Sergio Cardoso, coordenadores da campanha eleitoral do PSDB em Goiás, e também com o senador Marconi Perillo. Priori vai também dar início aos preparativos iniciais para sua campanha que começa a partir de 6 de julho.
A convenção do PSDB jataiense foi encerrada deixando em aberto as negociações para a definição do nome para a função de vice-prefeito. Também ficou em aberto a formação das coligações partidárias majoritárias e proporcionais. Pela Lei Eleitoral, o prazo para estas definições e o registro oficial das candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores, termina no próximo dia 30.
Ao dar início ao processo de escolha e homologação dos 14 postulantes às 10 vagas no Parlamento Jataiense, o presidente do PSDB em Jataí, Ediglan Maia, solicitou ao diretório a autorização para incluir o nome do atual vice-prefeito, Adilson Morais, entre os candidatos ao Legislativo, vez que o mesmo não compareceu à convenção.
Para a disputa às 10 vagas da Câmara de Vereadores, 14 nomes foram homologados pelo PSDB, são eles: Ediglan Maia, Soraia Rodrigues, Marina Silveira Martins, Mario dos Santos Ortiz, Gilberto de Jesus Pessoa, Gislaine Ferreira Maia, Fabrício Marques Martins, Leida Alves Machado da Silva, Eduardo Jailton Prado Naves, Vaneir da Silva, Nelson Salvador dos Santos (Fuscão Preto), Luiz Carlos, Vinícius de Cecílio Luz, Adilson Carvalho de Morais.
O atual vice-prefeito Adilson Carvalho de Morais ainda deverá confirmar ou não ao diretório municipal se mantém seu nome na disputa por vaga na Câmara de Vereadores, em razão da notícia divulgada pelo PR, partido do atual prefeito Fernando Peres, de que Adilson Morais teria fechado apoio à reeleição de Peres, ironicamente seu maior rival político desde outubro de 2005, quando ambos romperam relações político-pessoais.
Análise
O aspirante a prefeito de Jataí, o atual vice-prefeito Adilson Morais (PSDB), que nos últimos meses ficou "pulando de galho em galho" certamente à procura da melhor garantia para o seu futuro político, acabou mesmo, segundo informações, tendo que “fumar o cachimbo da paz” com seu maior rival político e aquele que mais ultrajou a sua imagem pessoal e política, o prefeito Fernando Peres (PR) e, pelo que se tem notícia, Adilson Morais vai mesmo “engolir o angu de caroço” e, novamente, apoiar Peres em seu projeto de reeleição. A trôco de quê? Ninguém sabe ao certo. O PSDB tenta "segurar" o atual vice-prefeito lançando seu nome à disputa por vagas no Legislativo, mas até agora Morais não confirmou se aceita ou não disputar vaga de vereador. Aliás, a ele não resta outra alternativa, caso ele não tenha recebido uma proposta mais, digamos, "tentadora", da banda de lá para "virar de vez a casaca".
Quanto ao prefeitável tucano, Victor Priori, Casado com Tânia Janete Priori e pai de quatro filhos, um gaúcho nascido cidade de Nova Prata (RS), nestes 33 anos morando em Jataí, tornou-se um empresário e produtor rural de sucesso, um homem com destaque e respeito em Goiás e em várias partes do País.
Totalmente cru de experiência política, o sucesso profissional do ex-dono da Gale Industrial o tornaria apto ao cargo de prefeito se ele não possuísse, por outro lado, pontos negativos para alguém que queira praticar a política. Mesmo sendo oriundo de família humilde, Vitor Priori é, na verdade, um membro da elite, ele pertence ao ultra-seleto grupo da “high society” que não se mistura com a massa populacional de baixa ou nenhuma renda e, por isso, certamente terá trabalho dobrado para vencer a popularidade dos principais futuros adversários: Humberto Machado (PMDB) e Fernando Peres (PR).
Infelizmente, "o povão" ainda prefere candidatos ao estilo do saudoso Mauro Bento, que distribui beijinhos, abraços, pega crianças no colo, entra nas casas para tomar cafezinho e comer arroz-com-feijão, que dança com todos e todas em bailes e forrobodós por ai... O povão mesmo que vota, dificilmente procura conhecer a qualidade pessoal e profissional, o idealismo de um candidato. Por esta razão, Vitor Priori, talvez, tenha que investir pesadamente em uma forte estratégia de marketing pessoal para despertar as atenções dos eleitores não-elitistas e, assim, realmente conseguir surpreender nas eleições de 5 de outubro.

"Presentes", anúncio de UTI e muito shows: vale tudo para conquistar o voto do eleitorado jataiense

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Estranhamente, aliás, nada de estranho por ser um período pré-eleitoral, mais uma vez o governador Alcides Rodrigues (PP) desembarca em Jataí neste sábado, 21.
Desta feita, o governador, de forma "discreta" para não infringir a Lei Eleitoral, começa a cumprir seu compromisso político de apoio à reeleição do prefeito Fernando Peres (PR), entregando “presentes” à população de uma região onde ocorre a maior disputa por votos em Jataí, por ser uma espécie de “mina de ouro” de eleitores, o Conjunto Habitacional Mauro Bento (que tem nas imediações bairros também importantes como o Colméia Park, Dorival de Carvalho, dentre outros).
Além de “inaugurar” o Centro Esportivo da Liga Desportiva Jataiense e entregar mais de 600 kits de energia solar que foram doados aos moradores do bairro. Cada kit teve o custo de R$ 2.500,00. O governador vai inaugurar também alguns outros benefícios e prometeu assinar uma ordem de serviço autorizando o asfaltamento do Conjunto Mauro Bento. O total da obra está avaliado em R$ 2 milhões, para o asfaltamento de, aproximadamente, 85 mil metros quadrados.
Estão divulgando até a "inauguração" da UTI do Centro Médico... para setembro? Uai, mas isso não é proibido pela Lei Eleitoral?
Além deste “presente” que só chega agora em período pré-eleitoral, o prefeito Fernando Peres deve anunciar também a inauguração, para setembro próximo, da tão aguardada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Médico Municipal Dr. Serafim de Carvalho, uma obra que há muito foi prometida pelo Governo de Goiás, à época, sob o comando do, hoje senador, Marconi Perillo, ao então prefeito Humberto Machado (PMDB), mas que nunca passou de meras promessas. A ala destinada à UTI do Centro Médico Municipal já está com toda a sua estrutura preparada desde o final do mandato do então prefeito Humberto Machado. São 282 metros quadrados de área com espaço para seis leitos adultos e três leitos neonatais.
Estranho será não só o anúncio provavelmente a ser feito, também na forma de promessa, pelo prefeito atual, agora em período pré-eleitoral, como mais estranho ainda é a data que deverá ser prometida a inauguração da UTI, ou seja, setembro, mês que antecede as eleições municipais e, segundo a Lei Eleitoral, é proibida a participação de candidatos em inaugurações.
Daí, fica a pergunta: Como será que Peres vai fazer para “inaugurar” algo que ele, estando na condição de candidato à reeleição, não poderá inaugurar? Especula-se que a UTI do Centro Médico deva ser “inaugurada” simbolicamente antes de 5 de julho, quando começa a virogar as proibições da Justiça Eleitoral. Se isso ocorrer, seria um desrespeito, uma desmoralização à inteligência do eleitorado jataiense. O mesmo que chamar o eleitor de “burro” ou de “palhaço”.
Não dá pra esquecer também que, para o período eleitoral, os showmícios estão proibidos, mas o famoso "jeitinho brasileiro" de driblar e burlar a legislação continua valendo. "Coincidentemente (?) a cidade está vivendo, desde esta sexta-feira, 20, uma semana de "eventos culturais" com shows diários e, óbvio, a presença do prefeito, ainda na condição de pré-candidato à reeleição, e de seus futuros candidatos a vereador. Essa programação de shows, JataíMilho e Semana Caipira, nesta época do ano e, tudo de uma só vez, só pode dar a entender que tudo não passa de uma maquiada campanha eleitoral extemporânea, indireta e discreta, e pior, permitida pela própria legislação em vigor e pelos seus agentes fiscalizadores, em nível nacional, que parecem estar preocupados apenas em fiscalizar, de forma arbitrária, equivocada e tirânica, entrevistas publicadas em jornais.

20 de jun. de 2008

Boletim Informativo

João Wesley reivindica sede para associação de artistas
O vereador João Wesley, via requerimento aprovado pela Câmara, pediu ao prefeito Fernando da Folha uma sede para a Associação dos Músicos e Artistas de Jataí (Assoma).
O atendimento do pedido, diz o parlamentar, vai contribuir com a cultura no município, “oferecendo aos artistas uma sede própria, onde poderão trabalhar e, ao mesmo tempo, resgatar a memória histórica da época do nascimento de Jataí para que sirva de fonte de conhecimento e valorização da cultura, dos hábitos e costumes locais”.
João Wesley também solicitou à Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) um espaço para que a Assoma possa se apresentar na 7ª JataíMilho, que acontecerá de 27 a 29 deste mês. “Este pedido tem por finalidade difundir o nome dos artistas jataienses para que eles possam se tornar conhecidos e assim levar o nome da nossa cidade, bem como um pouco da nossa história para todo Brasil”, declarou ele.
Maria José pede rotatória na Caiapônia com Castro Alves
Em requerimento aprovado pela Câmara, a vereadora Maria José solicitou ao executivo municipal a construção de uma rotatória na Rua Caiapônia, no cruzamento com a Rua Castro Alves. O objetivo é acabar com os conflitos e melhorar o fluxo dos veículos no local, dando segurança a quem por ali trafega.
Maria José também pediu a construção de um quebra-molas na confluência das ruas Jerônimo Silva e Deputado Manoel da Costa Lima. Segundo a vereadora, o benefício é de suma importância, “devido ao grande fluxo de água que desce no local em tempos de chuva, pois a rede de esgoto não é suficiente para suportar a quantidade de água, alagando todas as casas e destruindo os patrimônios em geral”.
Abimael solicita clínico geral para o Colméia Park
Via requerimento, o vereador Abimael Silva solicitou à prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde um médico clínico geral para o posto de saúde do setor Colméia Park, que atualmente conta apenas com uma enfermeira e um pediatra.
“Há necessidade de um profissional clínico geral para atender a população do bairro Colméia Park e adjacências”, afirmou o parlamentar. “A falta deste profissional de saúde tem causado transtorno aos moradores do bairro, pois para conseguir uma simples consulta o paciente tem que se deslocar para outras localidades”.

PR garante que 14 partidos vão apoiar reeleição de Fernando Peres; partido aceita apoio de Adilson Morais

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
De acordo com o presidente do Partido da República (PR, ex-PL) em Jataí, José Renato Assis, irmão do prefeito Fernando Henrique Peres, 14 partidos já definiram seu apoio à reeleição do atual prefeito.
No próximo dia 28, o PR realiza sua convenção municipal para homologar a candidatura de Fernando Peres à reeleição e a coligação de apoio. Segundo José Renato em entrevista a um site regional, os 14 partidos que já teriam confirmado apoio a Peres, outras quatro siglas - PHS, PRB, PTC e PRTB – poderão se juntar ao grupo.
Com relação ao PT e ao PSDB, o republicano teria garantido que parte dos filiados de ambas as siglas vão engrossar o apoio ao atual prefeito. Sobre o PSDB, José Renato teria confirmado à reportagem do site que há conversações com o vice-prefeito Adilson Morais (PSDB) que, desde outubro de 2005, rompeu relações políticas com o prefeito Fernando Peres, mas José Renato teria garantido na entrevista que existe uma grande possibilidade de Adilson Morais voltar ao grupo de apoio a Fernando Peres. “Em política a gente tem que ter jogo de cintura e saber administrar as situações. O Adilson esteve afastado mas é um companheiro que pode ajudar muito numa campanha” – afirmou José Renato à reportagem do site.
Ainda de acordo com José Renato Assis, os empresários Evaristo Anania de Paula (PPS), Fernando Fernandes Pinto (DEM) e Nelson Antônio da Silva (PPS), além do ex-secretário municipal da Saúde, Vinicius de Cecílio Luz (PSDB) e dos vereadores João Wesley Moura (PP, atual presidente da Câmara Municipal) e Maria José Lemes (PTB) são os nomes cotados ao cargo de vice-prefeito na chapa de Fernando Peres.
A convenção do PR em Jataí está marcada para o próximo dia 28, no período das 8h às 18h, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Segundo José Renato Assis, em entrevista ao site, a reeleição de Fernando Peres à prefeitura já tem a confirmação de apoio dos seguintes partidos: PTB, PPS, PP, PSB, PV, PTH, PMH, PT do B, PSDC, PSL, PRP e parte do PSDB e PT.

19 de jun. de 2008

Boletim Informativo

Soraia quer benefícios para o Setor Francisco Antônio
A vereadora Soraia Rodrigues, em requerimento aprovado pelo plenário da Câmara Municipal, solicita ao prefeito e ao secretário de Obras, Odoncleber Martins, o asfaltamento de ruas no setor Francisco Antônio, bem como a limpeza de lotes baldios e reparos no alambrado do campo de futebol do bairro.
Para Soraia, aquele é um bairro bastante populoso e ainda possui algumas ruas sem asfalto, o que tem provocado uma série de transtornos aos seus moradores.
Soraia destacou que outra preocupação dos moradores do setor Francisco Antônio é a quantidade de lotes sujos existentes no local, o que provoca insegurança e medo, pois a ação de marginais naquela região da cidade tem se tornado cada vez mais freqüente.
Abimael solicita adequação de contêineres de lixo
Via requerimento, o vereador Abimael Silva solicitou ao executivo municipal a adequação de contêineres coletores de lixo e entulhos em vias públicas. Ele alega que nos últimos anos vem acontecendo vários acidentes envolvendo esses coletores.
“A má sinalização dos contêineres ou mesmo das vias públicas no período noturno tem contribuído para que motoristas, principalmente motoqueiros, colidam com esses coletores causando graves acidentes que muitas vezes resultam em óbito”, declarou Abimael.
Gênio pede retirada de painel do Vapt Vupt
O vereador Gênio Eurípedes, por meio de requerimento aprovado pela Câmara, pediu à prefeitura de Jataí a retirada do painel do Vapt Vupt da fachada principal do Palácio das Abelhas, “para melhor visibilidade do prédio histórico da Praça da Bandeira”.
De acordo com o parlamentar, “o painel do Vapt Vupt é um acinte à fachada. Além do mais tomar muito espaço e sufoca alguns gabinetes da Câmara”. Para Gênio, o destaque maior na fachada é para o serviço estadual e seu horário de atendimento. “E o azul das ventanas chega a ser deprimente. É bom que a mesa diretora desta Câmara mande pintar novamente a fachada e que respeite o projeto original”. Anteriormente a cor predominante era o amarelo, para simbolizar uma colméia.

18 de jun. de 2008

PMDB confirma data da convenção municipal em Jataí

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
O diretório municipal do PMDB em Jataí enviou há pouco cópia do Edital de Convocação ao Departamento de Jornalismo da ABD Comunicação confirmando a realização da convenção municipal para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores e também oficializar coligações com outras siglas partidárias visando as eleições de 5 de outubro.
De acordo com o edital, são considerados convencionais os membros do Diretório Municipal, os parlamentares do PMDB com domicílio eleitoral em jataí, os delegados eleitos para a convenção estadual e os membros do Diretório Estadual com domicílio em Jataí.
A convenção municipal peemedebista está marcada para domingo, 29 de junho, no período das 9h às 12h, no salão de eventos da AABB. A expectativa é pela oficialização da pré-candidatura do ex-prefeito Humberto de Freitas Machado que continua em primeiro lugar com ampla vantagem sobre o atual prefeito, Fernando Peres (PR), em várias pesquisas que ambos os partidos vêm realizando na cidade nos últimos meses.

Boletim Informativo

João Wesley pede melhoria na estrada da Zooflora
Em requerimento aprovado pela Câmara, o presidente da casa, vereador João Wesley, solicita à prefeitura melhorias na estrada da Zooflora, mais precisamente no trecho com início no bairro Dom Abel até o assentamento da fazenda Guadalupe, principalmente nos seus pontos mais críticos.
De acordo com o parlamentar, o pedido se baseia em reivindicações dos moradores daquela via, cujo asfalto eles informam estar em péssimo estado de conservação, causando prejuízos e transtornos aos condutores de veículos. “É oportuno relatar também que a estrada dá acesso à Zooflora”, lembra João Wesley. “Podemos dizer que é um dos pontos turísticos de nossa cidade por resgatar o cerrado e proteger os animais que vivem no bioma”.
Soraia solicita recuperação de pista para caminhada
A Câmara Municipal de Jataí aprovou requerimento de autoria da vereadora Soraia Rodrigues, o qual solicita da prefeitura a recuperação da pista de caminhada construída às margens da BR-158, na saída para Caiâponia.
Para Soraia, a recuperação da pista, bem como a limpeza no local, é imprescindível, pois várias pessoas utilizam o local para fazer caminhada, porém, boa parte do meio-fio que separa a pista da rodovia está destruída, permitindo assim que carros e motos entrem na pista, fato que pode provocar acidentes.
Maria José requer asfalto para Viela das Mangueiras
Em requerimento aprovado pela Câmara e enviado à prefeitura, a vereadora Maria José pede a pavimentação asfáltica na Viela das Mangueiras, situada na Vila Olavo.
Segundo a parlamentar, o asfaltamento “é de extrema importância em virtude de inúmeras reivindicações feitas por parte dos moradores desse setor. Os mesmos ressaltam que há bastante tempo esperam por este benefício se concretizar. A obra proporcionará melhores e mais condições para todos residentes daquela via”.

Para derrotar pré-candidatura de Victor Priori, Adilson Morais e Fernando Peres "fumam o caximbo da paz"

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Nos últimos dias, o presidente do PSDB em Jataí, vereador Ediglan Maia, anunciou na imprensa (menos à ABD Comunicação) que o pré-candidato do PSDB à prefeitura é o empresário e produtor rural, representante da “high-society”, ou elite jataiense, Victor César Priori, um cidadão totalmente impopular e sem experiência política. Apesar de nossa produção de jornalismo não ter mais contato com Maia, especula-se nos bastidores que a intenção dele é evitar que o PSDB volte a compor coligação com o PR do atual prefeito Fernando Peres, seu maior adversário do momento.
Preocupado com sua futura candidatura à vaga na Assembléia Legislativa Goiana, em 2010, Ediglan Maia praticamente “queimou” as pré-candidaturas de correligionários, a exemplo da vereadora Soraia Rodrigues e do vice-prefeito Adilson Morais. Outro tucano rival de Maia que também lançou pré-candidatura a prefeito foi Vinícius de Cecílio Luz, ex-secretário municipal da Saúde, e integrante da ala tucana de apoio à reeleição de Peres.
De acordo com informações de bastidores, o grupo governista (membros do diretório peessedebista que apóiam a reeleição de Fernando Peres) cogita apoiar o vice-prefeito Adilson Morais. Uma vez confirmando o boato, na convenção municipal marcada para este sábado, 21, a partir das 14 horas no plenário da Câmara de Vereadores, o atual vice-prefeito Adilson Carvalho de Morais poderá enterrar definitivamente a euforia repentina do empresário Victor Priori em ser prefeito de Jataí, e se confirmar candidato a prefeito pelo PSDB, uma antiga ambição particular.
Nos últimos meses, Adilson Morais atuou nos bastidores feito “macaco que pula de galho em galho”, na tentativa de encontrar uma situação que fosse a melhor opção para seu futuro político. Adilson Morais defendeu o pré-candidato do PMDB a prefeito, Humberto Machado; chegou a promover ataques indiretos ao seu rival político, o prefeito Fernando Peres (PR); e repentinamente, após Ediglan Maia ter perdido o comando do Legislativo Municipal, Morais se lançou pré-candidato a prefeito pelo PSDB alegando que, “se os outros podem, ele também poderia”.
Como em política tudo é possível, até “vender a mãe” ou “vender a alma ao Diabo” para não experimentar o dissabor de uma derrota, há fortes especulações de que, para derrotar a pré-candidatura de Victor Priori e Soraia Rodrigues à prefeitura, na convenção do PSDB, Adilson Morais e o prefeito Fernando Peres estariam “se reconciliando” de uma briga entre ambos iniciada em meados de outubro de 2005, após Peres retornar de uma viagem à Europa, à convite do então governador Marconi Perillo, uma espécie de “deus” para Adilson Morais.
Em síntese, a união entre as forças antagônicas de Fernando Peres e Adilson Morais é algo que, metaforicamente, poderíamos comparar como uma aliança entre “Deus” e o “Diabo” em nome de um objetivo que, neste caso, seria derrotar, “a priori”, a pré-candidatura a prefeito do Victor Priori.
Enquanto isso, o presidente do PSDB sequer se deu à boa vontade de nos informar a data da convenção de seu partido. Sinal de que, para ele, somos do tipo “imprensa descartável”. Por esta razão, no que se refere às informações do PSDB em Jataí, a ABD Comunicação está divulgando apenas comentários de bastidores ou notícias que os outros órgãos de imprensa que “merecem” a atenção de Maia, têm divulgado.

Urna eletrônica terá foto do candidato a vice-prefeito

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Com informações da Agência Estado
Quem disse que "vice" é só uma figuração? A partir das eleições deste ano, esta realidade passa a ser outra.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu uma nova alteração nas informações que vão ser exibidas pelas urnas eletrônicas nas eleições municipais de 5 de outubro deste ano. Na tela, o eleitor, além de ver a foto do candidato a prefeito, também vai poder ver a foto do candidato a vice-prefeito. A intenção do TSE é informar melhor o eleitor sobre os candidatos que estão sendo votados.
A mudança na tela da urna cria também a necessidade de entrega da foto do candidato a vice-prefeito no hora do registro da candidatura. A partir de agora, os candidatos, partidos e coligações que fizerem o registro devem incluir, além da foto do candidato a prefeito, a fotografia do vice que integra a chapa.

17 de jun. de 2008

PSDB, PMDB e DEM são os primeiros a divulgar datas das convenções para a escolha dos candidatos em Jataí

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Em Jataí, o PSDB, PMDB e os Democratas (DEM) já definiram as datas para realização das convenções.
O PSDB realiza sua convenção municipal neste sábado, 21, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Jataí, quando vão ser escolhidos os candidatos a vereador e a prefeito. As convenções do PMDB e do DEM, que vão acontecer juntas, estão agendadas para o dia 29. O PMDB vai definir seu candidato a prefeito e os candidatos a vereador, enquanto que os Democratas (DEM) vão escolher apenas os concorrentes às vagas no Parlamento Municipal. O DEM já definiu que vai compor coligação com o PMDB.
De acordo com a Lei Eleitoral, o último dia para a realização das convenções municipais é 30 de junho, mas a campanha eleitoral só vai poder começar mesmo a partir do sábado, 5 de julho.

Boletim Informativo

Maria José pede asfalto para o pátio da Cotaja
Em requerimento aprovado dia 12 de junho, a vereadora Maria José solicita ao executivo municipal a pavimentação asfáltica na entrada e no pátio da Cotaja (Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Jataí Ltda.).
Segundo a parlamentar, esse benfeitoria proporcionará melhorias para o local, que nesta época do ano fica insuportável. O grande fluxo de veículos levanta muita poeira, o que causa problemas respiratórios às pessoas.

Gênio quer providências contra a dengue e a poluição sonora
O vereador Gênio Eurípedes teve aprovado requerimento em que pede à Vigilância Sanitária do município e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente providências para acelerar os serviços de combate ao mosquito transmissor da dengue e à poluição sonora. As reivindicações foram levadas ao parlamentar por moradores do bairro José Bento.
Gênio informa que, naquele setor, há denúncias de casos de dengue. “A falta de melhor limpeza pública e esgoto sanitário talvez esteja contribuindo para os casos de proliferação do Aedes Aegypti”, relatou ele. “Um combate sistematizado e orientações à população quanto ao que deve ser feito para uma ação conjunta são necessários”.
Com relação à poluição sonora no bairro, Gênio afirma que na maior parte das vezes o barulho vem das próprias residências. “É preciso orientar o povo quanto à necessidade básica de se viver em comunidade, e cobrar-lhe respeito quanto aos exageros”, declarou.

Abimael solicita reparos em iluminação de conjunto
A Câmara aprovou requerimento do vereador Abimael Silva que reivindica ao executivo municipal e à direção da Celg a realização de reparos na iluminação pública no conjunto habitacional Mauro Bento.
Segundo o parlamentar, a falta desse benefício vem contribuindo para a ação de marginais, o que traz insegurança a quem precisa passar pelo setor à noite, especialmente na parte alta do conjunto.
Abimael também considera preocupante a fraca iluminação na passarela entre a escola Irmã Sheila e o Colméia Park. Ele solicita que a iluminação seja ampliada com lâmpadas usadas em avenidas, que apresentam maior força e claridade.

Projeto concede cidadania ao pastor Jorge Neves
Por meio de projeto de decreto-legislativo de autoria do vereador Geovaci Peres de Castro, aprovado no último dia 12 de junho, a Câmara Municipal de Jataí decidiu conceder o título de cidadão jataiense ao pastor Jorge Neves de Oliveira. A homenagem vai acontecer em data a ser estabelecida.
Nascido em Santa Rita do Araguaia em 23 de abril de 1969, o homenageado está em Jataí desde 1995. Pastor da Igreja Presbiteriana Betânia, ele também é professor do ensino superior no Cesut desde 1997. Foi professor de ensino médio no Instituto Samuel Graham em filosofia, ensino religioso e sociologia de 1988 até 2002.
“A homenagem proposta é das mais justas e merecidas, integrando-o na Cidade Abelha, como seu filho caçula, o que o incentivará a continuar lutando por Jataí”, afirmou Geovaci.

Projeto regulariza o Conselho Municipal de Saúde em Jataí
Foi aprovado por maioria absoluta, no último dia 12 de junho, projeto de lei de autoria do executivo municipal que institui em Jataí o Conselho Municipal de Saúde. O atual conselho permanecerá em exercício até a posse dos novos conselheiros indicados.
Segundo mensagem enviada pelo prefeito Fernando Peres, o projeto foi elaborado para atender as necessidades de seu funcionamento de acordo com a legislação federal e estadual que rege a matéria. Foram realizados estudos e discussões em que foram ouvidos o próprio conselho, o Ministério Público e membros da Secretaria da Saúde.
O objetivo da proposta, ainda segundo o executivo municipal, é disciplinar as finalidades, competências, organização, composição e funcionamento do conselho, com a intenção de assegurar o direito à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mediante efetiva participação social na gestão de políticas de saúde.
Pelo projeto, o conselho terá em sua composição 50% de entidades representativas do segmento de usuários; 25% de entidades representativas do segmento dos trabalhadores da saúde; 25% de entidades e instituições representativas do governo, prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.