Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Com muita astúcia, certamente para não ter complicações com a Justiça Eleitoral e também com o Ministério Público, a Administração Municipal de Jataí inventou duas semanas inteiras de eventos e inaugurações com a participação do prefeito Fernando Henrique Peres (PR), cuja disputa pela reeleição só falta ser oficialmente homologada na convenção de seu partido marcada para a segunda-feira, 30.
Marcada por uma administração “festiva”, o Governo Municipal de Fernando Peres pôs seu bloco nas ruas, apesar de não ser época de Carnaval, mais precisamente no Lago Diacuy, desde o último dia 20. A “folia” só vai parar no próximo dia 4, véspera de começar as proibições eleitorais e a campanha eleitoral explícita.
Desde o dia 20, tem ocorrido shows da Banda Swing Brasil e da dupla sertaneja Christian & Ralf. A Administração Municipal inventou também uma tal “Semana Caipira”, com várias atrações musicais na Feira da Noite que acontece na Praça Tenente Diomar Menezes. E, nem bem o evento termina, a prefeitura realiza a sétima edição da JataiMilho, no Lago Diacuy, entre os dias 27 e 29, com shows das duplas Lucas & Luan, Nei & Nando e Romes & Carlinhos.
E se você pensa que os shows param por aqui, nada disso. Tem mais! Dia 3, tem Bagaço do Forró na inauguração da reforça da Praça da Bandeira, onde está sediada a Câmara de Vereadores. E, no dia seguinte, fechando a folia, só para inaugurar a reforma e ampliação de um postinho de saúde no Bairro Santa Terezinha, os sertanejos Felipe & Falcão vão ser as “iscas” para atrair um grande público ao evento.
Mas, mesmo inaugurando pequenas obras neste período e ofertando duas semanas de shows grátis para a população, o prefeito Fernando Peres ainda continua em baixa, segundo recentes pesquisas realizadas, inclusive pelo seu próprio grupo de apoio. As provas de que o atual prefeito terá muito trabalho e lábia para convencer o eleitorado jataiense a lhe dar um novo mandato nas eleições de 5 de outubro já começaram a ocorrer.
Primeiro, a deputada estadual Cilene Guimarães, durante uma entrevista à TV Jataí, na sexta-feira, 20, “discretamente” e de forma apelativa, tentou fazer uma espécie de pressão indireta ao telespectador para que não esqueça de respaldar o prefeito Fernando Peres em sua disputa pela reeleição. Obviamente, Cilene não usou estas palavras, mas entrevistada por uma das integrantes da Assessoria de Comunicação da prefeitura, a deputada usou um tom emotivo e palavras escolhidas com muito critério, para tentar convencer o telespectador de que Peres tem que continuar no poder.
Outras tentativas de fazer voltar a forte popularidade que Fernando Peres gozava no período pré-eleitoral das eleições de 2004 aconteceram nos shows com cara de “showmícios” (estes, proibidos pela Lei Eleitoral). Mas, ao contrário do que se esperava, Fernando Peres voltou a ser fortemente vaiado pela multidão que assistia ao show dos sertanejos Christian & Ralf, no domingo, 22, no Lago Diacuy. Esta foi a quarta vez que o prefeito não conseguiu discursar ao público em razão do forte e expressivo coro de vaias.
Em março de 2007, a ABD Comunicação publicou uma entrevista exclusiva feita com o prefeito Fernando Peres, onde ele comentou as primeiras vaias públicas que recebera. Naquele momento, havia sido apenas dois momentos desagradáveis de fortes coros de vaias públicas que Peres enfrentara. O primeiro coro de vaias aconteceu em 20 de fevereiro, durante o Carnaval de Rua, na Área Municipal de Eventos ao lado do Lago Diacuy. Tempos depois, o bafão (a grafia correta é bassfond) se repetiu durante o bingão beneficente da Apae, no Estádio Municipal Arapucão, em 11 de março.
Fernando Peres foi vaiado ao discursar na abertura do Carnaval de Rua após manifestar aos foliões a sua intenção de transferir a realização deste evento para o Lago Bomsucesso, há 10 quilômetros da cidade. Já no bingão beneficente, o prefeito jataiense teve seu discurso interrompido por fortes vaias num coro de cerca de 15 mil pessoas. Neste caso, talvez o incidente pode ser justificado pela lastimável partida de futebol em que a Jataiense (time até então patrocinado pelo prefeito e que, naquele momento, estava na lanterna do Campeonato Goiano) perdeu para o Atlético Goianiense.
Outro fator que possa justificar as vaias ao prefeito podem ter sido a buraqueira que pode ser constatada em praticamente todas as vias públicas da cidade, problema que o governante não conseguiu ou não se preocupou em resolver em caráter de prioridade.
Leia, a seguir, o trecho da entrevista exclusiva do prefeito À ABD Comunicação, onde ele comentou as vaias contra ele e sua administração na prefeitura:
Leia, a seguir, o trecho da entrevista exclusiva do prefeito À ABD Comunicação, onde ele comentou as vaias contra ele e sua administração na prefeitura:
Com relação a esses boatos aos quais o sr. se refere, o sr. já começa a se sentir atacado, tanto no que tange à sua imagem quanto à imagem da sua administração, em fatos como as vaias públicas que o sr. recebeu, também com relação aos boatos que circulam aos quatro cantos da cidade. Como o sr. analisa isso e quais serão suas providências?
Fernando – Se eu estivesse mau, ninguém estaria preocupado comigo. Graças a Deus, estou bem e me relaciono bem com as autoridades estaduais e federais, também com o setor produtivo e empresarial de Jataí e com o nosso povo em geral. É óbvio que tem gente que não gosta de mim ou não me aprova, mas garanto que a maioria gosta e aprova. Se tem mil pessoas me criticando, tem dez mil me aplaudindo, reconhecendo o nosso trabalho e as dificuldades que estamos enfrentando. Vejo com normalidade o surgimento de grupinhos iniciando motins e fazendo críticas destrutivas. O difícil é conviver com boatos maldosos e mentiras a meu respeito, chegando a envolver famílias com mentiras perniciosas. Se alguém tem alguma prova de algum ato meu que me desabone, que prove publicamente, mas que não fique caluniando, inventando mentiras a meu respeito ou sobre nossa administração. A mim, interessa a opinião da maioria que, tenho certeza, aprova o que estamos fazendo por Jataí. Nem Cristo agradou a todos, não serei unânime em agradar a todos. O que vale é a opinião da maioria e, nas próximas eleições, o que vai fazer a diferença e fazer valer é a maioria, mais uma vez” – disse Peres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário