GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

29 de fev. de 2008

Ediglan Maia, presidente. Ratificada a vitória da honestidade e da transparência

Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Jataí, GO - Com o plenário lotado por populares, a Câmara Municipal de Jataí realizou na tarde desta sexta-feira, 29, a nova eleição da Mesa Diretora 2008, em votação aberta com chamada nominal dos vereadores.
A votação foi presidida pelo vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB). Às 14h40min, por seis votos a favor, três contrários e uma ausência, o vereador Ediglan da Silva Maia (PSDB) foi ratificado na Presidência do Legislativo Jataiense, ao som da canção “Oração de São Francisco”, do Padre Zezinho.
Apenas o vereador e líder do prefeito Alcides “Cidão” Fazolino (PTB) não compareceu à sessão. Os vereadores André “da Galera” Pires (PR), Abimael Silva (PR) e Maria José Lemes (PTB) votaram contra a chapa única e foram fortemente vaiados pela platéia. Surpreendendo a todos, e sendo bastante ovacionado pelo público presente, o vereador Adilson de Carvalho (PMDB) votou favorável à chapa, seguido pelos vereadores Gênio Eurípedes (PMDB), João Wesley Moura (PP), Soraia Rodrigues (PSDB), Ediglan Maia (PSDB) e Geovaci Peres (PMDB).
Estão oficialmente empossados na Mesa Diretora 2008: Ediglan da Silva Maia (PSDB), presidente; João Wesley Moura (PP), 1º Vice-Presidente; Geovaci Peres de Castro (PMDB), 2º Vice-Presidente; Gênio Eurípedes Cabral de Assis (PMDB), 1º Secretário e Adilson de Carvalho (PMDB), 2º Secretário.
Uma administração ousada e marcante
Advogado, nascido em Jataí há 45 anos, Ediglan da Silva Maia, o vereador que, como presidente do Parlamento Jataiense, abriu o primeiro ano da 16ª Legislatura, terá a responsabilidade de fechá-lo com êxito, transparência, ética e muito respeito ao povo.
Em 2005, o então presidente Ediglan Maia, com muita ousadia, inteligência e dinamismo, mudou a história do Parlamento Jataiense ao, literalmente, levá-la ao povo, através das 23 Câmaras Itinerantes realizadas em bairros estratégicos de todas as regiões da cidade. Graças à este projeto inédito no Brasil, mais de 49 mil pessoas foram diretamente atentidas com a prestação de diversos serviços sociais - dos cortes de cabelo e verificação de pressão arterial e testes de diabetes, à expedição de documentos pessoais - tudo gratuitamente para a população. Ainda naquele ano, o presidente Ediglan Maia conseguiu restituir aos cofres da prefeitura o montante de R$ 192 mil.
A notícia dos resultados obtidos com a gestão inovadora do presidente Ediglan Maia na Câmara de Vereadores de Jataí correu Brasil afora e o Parlamento Jataiense foi notícia em vários municípios de diversos estados brasileiros, alguns chegaram a enviar representantes a Jataí para conhecer de perto o Projeto Câmara Itinerante, idealizado e desenvolvido por Maia, que chegou a ser convidado para receber um prêmio internacional, na Europa, por seus feitos no Parlamento Jataiense. Agradecido e emocionado, ele se recusou a viajar para não onerar o caixa do Legislativo Municipal.
Três anos depois, na primeira noite do ano de 2008, o vereador que entrou para a história como o homem que conseguiu a difícil façanha de popularizar, muito além do que a própria prefeitura, o Legislativo Jataiense, foi ovacionado por uma multidão que não coube no auditório do Plenário João Justino de Oliveira, da Câmara Municipal. Naquele momento, Ediglan Maia foi novamente o centro das atenções, iniciando mais um registro histórico com sua nova posse na Presidência do Legislativo de Jataí, e desta vez diante de uma nova realidade: como opositor à Administração Municipal. Com seu pulso firme, Ediglan Maia prometeu escrever uma nova e grandiosa história para marcar a sua trajetória, e a de todos os demais colegas vereadores, no Parlamento Jataiense.
Em 11 de fevereiro de 2008, uma solenidade realizada na Praça da Bandeira, em frente ao Palácio das Abelhas, abriu oficialmente o Ano Legislativo 2008. Dias depois, em 22 de fevereiro, data em que aconteceu a primeira Câmara Itinerante do ano, na Vila Sofia, uma decisão do juiz titular da Segunda Vara Cível da Comarca de Jataí, João César Guaspari Papaleo - acatando o parecer do Ministério Público em ação proposta pelo vereador André "da Galera" Pires do Nascimento (PR) e pelo presidente do PR em Jataí, o jornalista José Renato Assis, irmão do prefeito Fernando Peres (PR) - determinou a anulação da eleição realizada em 11 de dezembro e a realização de um novo pleito eleitoral interno.
Nos dias subseqüentes, Ediglan Maia e os demais membros da Mesa Diretora 2008 enfrentaram fortes pressões e um pesado jogo coordenado pela Administração Municipal e aliados, na tentativa de destruir a força, a credibilidade e a popularidade política de Ediglan Maia. Os asseclas de Fernando Peres também almejavam recuperar a Presidência do Legislativo a qualquer preço. Por diversas vezes, o líder do prefeito Fernando Peres no Parlamento Municipal, o vereador Alcides Fazolino, influenciou os três vereadores da bancada de apoio ao prefeito e tentou boicotar, com ausências, as sessões ordiárias de fevereiro, presididas por Ediglan Maia. Cidão queria, sob o argumento de ser o vereador mais idoso, ser designado presidente e, ele próprio, comandar a nova eleição. O que não lhe foi garantido, por nenhuma legislação, sequer pela Justiça.
Com muita coragem, pulso firme, ousadia e habilidades política e jurídica, o vereador e advogado Ediglan Maia conseguiu fortalecer o apoio dos demais vereadores de oposição ao prefeito e, rapidamente, na segunda-feira, 25, marcou nova eleição para quatro dias depois, atendendo prontamente à determinação judicial.
E nesta sexta-feira, 29, foi ratificada a vitória da honestidade e da transparência com a eleição de Maia, definitivamente, para a presidência da Mesa Diretora 2008 da Câmara Municipal de Jataí. Assim, consolidou-se a primeira grande derrota política da Administração Fernando Henrique Peres neste ano de eleições municipais.

Nenhum comentário: