Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Jataí, GO - As 14 horas desta quarta-feira, 27, terminou o prazo para o registro de chapas interessadas em disputar a nova eleição da Mesa Diretora 2008 da Câmara de Vereadores de Jataí, em cumprimento da decisão do juiz titular da Segunda Vara Cível da Comarca de Jataí, João César Guaspari Papaleo. Na última sexta-feira, 22, o juiz acatou a sugestão do Ministério Público resultante da ação movida pelo vereador André "da Galera" Pires do Nascimento (PR) em conjunto com o presidente do PR em Jataí, jornalista José Renato Assis, irmão do prefeito Fernando Peres (PR), e considerou vicioso a eleição realizada em 11 de dezembro, sob a condução da então presidente Soraia Rodrigues Chaves (PSDB).
Em razão da sentença transitar em julgado, o vereador Ediglan da Silva Maia (PSDB), eleito presidente naquela oportunidade, manteve-se no cargo e estará conduzindo o novo processo eleitoral. Esta semana, o bloco de vereadores de apoio ao prefeito, liderado pelo vereador Alcides "Cidão" Fazolino (PTB), tentou por duas vezes boicotar as sessões ordinárias, ora se ausentando, ora não comparecendo para os trabalhos. Enquanto isso, Cidão Fazolino tentou acionar a Justiça para que lhe fosse dado o direito de assumir a Presidência, em razão de ser o vereador mais idoso, mas o juiz João Papaleo se negou a receber o pedido, alegando estar satisfeito com as providências tomadas pelo presidente Ediglan Maia que, imediatamente, após se reunir com todos os vereadores e com o Ministério Público, determinou que a nova eleição seja realizada nesta sexta-feira, 29.
Assim sendo, terminou na tarde desta quarta-feira, 27, o prazo regimental para o registro de chapas. Apenas a chapa encabeçada pelo vereador Ediglan Maia (PSDB) foi registrada e estará participando do novo pleito. Nem Cidão Fazolino, nem André "da Galera", que brigaram pelo direito de ser o presidente, quiseram registrar chapa. A chapa única vai para a disputa com uma alteração, em relação à chapa que disputou a eleição em 11 de dezembro, e está assim registrada:
EDIGLAN DA SILVA MAIA - PSDB - Presidente
JOÃO WESLEY CABRAL DE MOURA - PP - 1º Vice-Presidente
GEOVACI PERES DE CASTRO - PMDB - 2º Vice-Presidente
GÊNIO EURÍPEDES CABRAL DE ASSIS - PMDB - 1º Secretário
ADILSON DE CARVALHO - PMDB - 2º Secretário
A vereadora Soraia Rodrigues Chaves que, na eleição de 11 de dezembro, foi eleita para a Segunda Secretaria, resolveu ceder o lugar ao colega Adilson Carvalho, do PMDB, e estará apenas apoiando a chapa, conforme consta no documento oficial e formal que ela própria fez questão de assinar.
Após dias de muita turbulência, vereadores e servidores da Casa comemoraram o anúncio de que apenas uma única chapa irá concorrer à eleição marcada para esta sexta-feira, 29, a partir das 14 horas. Certo de que sempre primou e agiu baseando-se nos princípios da, da moralidade e da transparência, o presidente Ediglan Maia está confiante de que o novo pleito o manterá na condução do Parlamento Municipal em 2008, com o aval dos vereadores, mesmo os que forçadamente estão obrigados a agir como opositores a ele e aos demais integrantes da chapa.
Se eleita, a chapa concorrente ao pleito será automaticamente empossada ainda na sessão ordinária da sexta-feira, 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário