EXCLUSIVO! EXCLUSIVO!
Jataí, GO - Fim do mistério. O juiz titular da Segunda Vara Cível da Comarca de Jataí, João Cesar Guaspari Papaleo, indeferiu nesta quarta-feira, 26, por sentença impressa nas folhas de número 98 a 100 do processo de autoria do vereador André "da Galera" Pires do Nascimento (PR) e do jornalista, secretário extraordinário do Governo de Goiás e atual presidente do PR em Jataí, José Renato Assis, que pedia, via mandado de segurança, a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jataí, ocorrida no dia 11 de dezembro, com a vitória da chapa encabeçada pelo vereador Ediglan da Silva Maia (PSDB).
Pela decisão da Justiça Comum, ficam legalmente mantidas a eleição e a posse, para a Mesa Diretora 2008 do Parlamento Jataiense, dos vereadores Ediglan da Silva Maia (PSDB), na Presidência; João Wesley Cabral de Moura (PP), na 1a. Vice-Presidência; Geovaci Peres de Castro, na 2a. Vice-Presidência; Gênio Eurípedes Cabral de Assis, na 1a. Secretaria e Soraia Rodrigues Chaves, na 2a. Secretaria. Os proponentes da ação judicial que tentou anular a eleição disseram que vão recorrer da decisão no Tribunal de Contas dos Municípios. Talvez seja uma tentativa de desviar o foco das atenções populares às inúmeras denúncias de supostas práticas de improbidades administrativas pela administração do prefeito Fernando Henrique Peres (PR), que continuam sendo investigadas pelo Ministério Público (MP), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Polícia Civil e Polícia Federal.
De acordo com a última edição do jornal Tribuna do Sudoeste, o prefeito Fernando Henrique Peres (PR) não se deu por derrotado com o triunfo da oposição na eleição da mesa diretora da Câmara de Jataí. Peres disse que houve fraude no processo e taxou a vitória de Ediglan Maia (PSDB) de “estelionato eleitoral”. Na verdade, a decisão judicial garantindo a posse do vereador Ediglan Maia na Presidência da Mesa Diretora 2008 da Câmara Municipal de Jataí representa a terceira derrota política consecutiva do prefeito Fernando Peres (PR). A primeira derrota política de Peres aconteceu com a eleição de Ediglan Maia à presidência do Diretório Municipal do PSDB, no primeiro semestre deste ano. O prefeito jataiense fez tudo que podia para que o seu secretário municipal da Saúde, Vinícius de Cecílio Luz, vencesse o pleito, mas as tentativas foram em vão.
A segunda derrota do prefeito Fernando Peres aconteceu meses depois, a partir do lançamento da candidatura de Ediglan Maia à reeleição à Presidência do Parlamento Jataiense. Orientado pelo prefeito Fernando Peres, o seu blocão de apoio no Parlamento Municipal, popularmente conhecido por "Bonde do Tigrão", conduzido pelo seu líder no Parlamento Municipal, vereador Alcides "Cidão" Fazolino (PTB) e composto pelos vereadores André "da Galera" Pires (PR), Maria José Lemes (PTB), Abimael Silva (PR) e Adilson de Carvalho (PMDB) - tentou, de várias formas obstruir a eleição da Mesa Diretora 2008, a ponto de tumultuar e fazer cancelar a última sessão ordinária do ano, em 7 de dezembro, por se retirarem do plenário impedindo a existência do quorum regimental para realização do pleito da Mesa Diretora e também as votações dos projetos e requerimentos que limpariam a pauta de 2007, dentre eles o Orçamento Municipal de 2008, da ordem de mais de R$ 100 milhões.
O mesmo se repetiu na sessão extraordinária ocorrida em 11 de dezembro, quando os integrantes do "bonde" não compareceram ao plenário e, novamente, deixaram de votar nos projetos e requerimentos em pauta, incluindo o Orçamento Municipal 2007. Mas, desta vez, por uma questão de bom senso, um dos membros do "bonde", o vereador Adilson de Carvalho (PMDB) decidiu comparecer e, graças à sua presença em plenário, o quorum regimental foi garantido e as votações aconteceram. Os projetos e requerimentos foram todos aprovados. O Orçamento Municipal 2008, garantido. E a única chapa legalmente registrada e habilitada ao pleito da Mesa Diretora 2008, foi eleita. Assim, ocorreu a segunda derrota política do prefeito Fernando Peres. A terceira e última derrota de Peres aconteceu nesta quarta-feira, 26, com o indeferimento do processo movido pelo vereador André Pires (PR) e pelo presidente do PR jataiense, José Renato Assis (irmão do prefeito Fernando Peres), que pedia, via mandado judicial, a anulação da eleição da Mesa Diretora 2008.
A vitória tucana no Parlamento Jataiense evidencia ainda mais o racha político entre o PSDB e o PR, partido do prefeito, ambos da base aliada do governo estadual. A retomada da presidência do Legislativo fortalece o grupo que, além do presidente eleito, conta com o vice-prefeito de Jataí, Adilson Morais (PSDB). Para isso, Ediglan, que preside o diretório jataiense do PSDB, irá articular para que sua colega de sigla, a vereadora Soraia Rodrigues Chaves, na condição de líder de bancada, passe a acompanhar as decisões da cúpula da agremiação. Para retomar por completo o Poder Legislativo, a oposição batalha para reunir em um mesmo projeto político siglas como PMDB, PP, DEM e PDT.
A posse da nova Mesa Diretora 2008 da Câmara de Vereadores de Jataí vai acontecer em sessão solene às 20 horas da próxima terça-feira, 1º de janeiro de 2008.
Terry Marcos Dourado
Imagem: Arquivo Eldorado
1) Por decisão da Justiça Comum, o vereador Ediglan Maia (PSDB) será empossado na Presidência da Mesa Diretora 2008, em solenidade oficial nesta terça-feira, 1º de janeiro.
2) Arte mostrando a nova Mesa Diretora do Parlamento Jataiense para 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário