O homem que mudou a história do Parlamento Jataiense e popularizou a Câmara de Vereadores através do Projeto Câmara Itinerante, em 2005, se prepara para reassumir a Presidência do Legislativo Jataiense em 2008.
Jataí (GO) - Em seu segundo mandato de vereador, o advogado Ediglan Maia (PSDB) volta a pleitear a presidência da Câmara de Vereadores de Jataí. Às 17:00h desta terça-feira, 27, o vereador protocolou sob o número 208/07 a chapa que praticamente será chapa única na votação oficial para a renovação da Mesa Diretora para 2008.
Anteriormente, havia um acordo assinado para apoiar o vereador André “da Galera” Pires do Nascimento (PR), mas diante da nova realidade política de Jataí pós-estouro dos escândalos na administração do prefeito Fernando Henrique Peres (PR), os vereadores Adilson de Carvalho (PMDB) e a atual presidente Soraia Rodrigues Chaves (PSDB) decidiram considerar sem efeito as assinaturas postas em favor de André Pires, dando as mesmas por canceladas.
A chapa registrada nesta terça-feira está assim composta:Ediglan da Silva Maia (PSDB) – presidente
João Wesley Cabral Moura (PP) – 1º Vice Presidente
Geovaci Peres de Castro (PMDB) – 2º Vice Presidente
Gênio Eurípedes Cabral de Assis (PMDB) – 1º Secretário
Adilson de Carvalho (PMDB) – 2º Secretário
João Wesley Cabral Moura (PP) – 1º Vice Presidente
Geovaci Peres de Castro (PMDB) – 2º Vice Presidente
Gênio Eurípedes Cabral de Assis (PMDB) – 1º Secretário
Adilson de Carvalho (PMDB) – 2º Secretário
Ediglan Maia (PSDB), o presidente que abriu a atual legislatura, em 2005, realizou uma gestão inédita. Com ousadia, determinação e inteligência Ediglan Maia entrou para a história do Legislativo Jataiense e Goiano, por idealizar e realizar um projeto inovador que levou toda a estrutura da Câmara Municipal de Vereadores para diversos bairros, através do Projeto Câmara Itinerante.
Naquele ano, mais de 40 mil pessoas foram atendidas com a realização de serviços sociais (cortes de cabelo, medição de pressão arterial, expedição de documentos, dentre outros), e tendo voz ativa nas sessões ordinárias itinerantes. Além disso, o povo teve a chance de estar bem mais próximo de cada um dos dez vereadores, tanto para elogiar quanto para pedir, sugerir e até cobrar providências. Uma cena inédita no Brasil. Debaixo de uma grande lona, apelidada de “Tenda da Democracia”, o presidente Ediglan Maia comandava as sessões ordinárias para a votação de projetos e requerimentos. Assim, o povo que dificilmente consegue lotar o plenário da Câmara Municipal de Vereadores, pôde participar ativamente das sessões realizadas bem ali, pertinho de suas próprias casas. Tudo com conforto e comodidade. Um fato relevante à época: através do Projeto Legislativo Itinerante, a comunidade jataiense passou a conhecer melhor cada um dos dez vereadores, pois, todos os parlamentares, por igualdade, teve o seu trabalho melhor divulgado em todas as camadas populares.
Graças ao Projeto Legislativo Itinerante ou “Câmara nos Bairros”, o presidente Ediglan, juntamente com os demais colegas vereadores conseguiu devolver a auto-estima ao eleitor, ao cidadão que, vez ou outra, não tem o respeito e o reconhecimento que merece da parte dos políticos que elege.
O retorno de Ediglan Maia à presidência do Legislativo Jataiense em 2008 representará o retorno da valorização do eleitor jataiense que, hoje, tem motivos de sobra para decepções e frustrações com certos representantes que nada representam a não ser a própria ganância pelo poder, pelo status e pelo dinheiro. O retorno de Ediglan Maia à presidência da Câmara Municipal de Vereadores representará também a volta da maior aproximação do Parlamento Municipal com o povo, em todos segmentos e camadas sociais.
Ediglan Maia terá o impulso do entusiasmo de “sangue novo” na Mesa Diretora, com a estréia do vereador Gênio Eurípedes (PMDB). Irá poder contar também com a experiência de Geovaci Peres (PMDB), Adilson de Carvalho (PMDB) e João Wesley Moura (PP). Assim como 2005, o ano de 2008 tem tudo para ser inesquecível e marcante na história política de Jataí e de seu Parlamento que, assim como há dois anos atrás, voltará a realizar uma gestão “do povo, pelo povo e para o povo”.
Terry Marcos DouradoImagem: Arquivo Eldorado
1) Ex-presidente, vereador Ediglan Maia, pronto para uma segunda presidência em 2008. - Imagem: Amarildo Gonçalves/CMJ
2) Quadro demonstrativo de como deverá ser Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jataí em 2008.
3) 2005: Presidente Ediglan Maia, alta popularidade com o Projeto "Legislativo Itinerante".
4) 2005: Presidente Ediglan Maia: alta popularidade com o Projeto "Legislativo Itinerante".
Nenhum comentário:
Postar um comentário