Jataí (GO) – Ao ser informado que uma multidão de funcionários da prefeitura estaria presente à sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jataí, nesta quarta-feira, 28, para pressionar a derrubada de seu requerimento que pede a instalação da CPI/CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar denúncias contra a administração do prefeito Fernando Henrique Peres (PR), o vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB) substituiu o requerimento que, até então, estava pautado para esta sessão, por um outro também de sua autoria.
Gênio apresentou dois requerimentos que foram aprovados por unanimidade. Um deles, pede atenções urgentes da Administração Municipal para melhorar a infra-estrutura do Projeto de Assentamento Rio Paraíso. O outro projeto, alerta e pede providências urgentes para evitar que a ponte sobre o Córrego Açude, na Avenida Benjamin Constant, Bairro Frei Domingos, próximo ao Colégio Estadual Frei Domingos e à Fábrica de Farinha Dona Vilma, caia e cause uma tragédia.
Provocação – Ao discursar como líder do prefeito no Parlamento Municipal, o vereador e primeiro vice-presidente, Alcides “Cidão” Fazolino (PTB), em tom irônico e sarcástico, provocou Gênio Eurípedes criticando a retirada do requerimento da pauta desta quarta-feira. “E o que a comunidade esperava, para assistir aqui a votação, infelizmente o requerimento não entrou na pauta” – disse Cidão, sendo ovacionado pela grande quantidade de funcionários públicos da prefeitura que deixaram de trabalhar meio expediente, em plena quarta-feira, estar presentes à sessão do Parlamento Jataiense.
Em resposta à provocação do líder do prefeito, o vereador Gênio Eurípedes (PMDB) lembrou que, o Regimento Interno não obriga a apresentação de um requerimento no primeiro dia de votação. “Um requerimento não tem que ser apresentado no primeiro dia de votações, não. Não foi uma questão de retirada (do requerimento) minha não, senhor presidente (nesse momento, o vereador Cidão estava na condição de presidente em exercício por ocasião da titular, Soraia Rodrigues, ter se ausentado temporariamente do plenário), foi uma convenção. (...) Esse requerimento vai ser apresentado amanhã (na sessão ordinária da quinta-feira, 29), já que nós hoje (dia 28) temos um auditório previamente programado para esta finalidade (aqui, o vereador se refere à pressão da prefeitura contra a aprovação do requerimento), com gente desocupada (o vereador faz referência aos funcionários da prefeitura que faltaram ao expediente vespertino para estarem no plenário), e com certeza amanhã nós poderemos apresentar o requerimento” – concluiu Gênio sob forte coro de vaias de funcionários da prefeitura.
E Gênio Eurípedes voltou a criticar a presença de um batalhão de funcionários da prefeitura no plenário com efeito coercitivo e para pressionar a derrubada de seu requerimento que pede a instalação da CPI no Parlamento Municipal. “Tivemos algumas informações, desde ontem, que estavam programando uma vinda de funcionários da prefeitura em massa para esta sessão. Lá na Secretaria Municipal da Educação, houve até a recomendação para que os funcionários aqui não comparecessem uniformizados” – disse.
Gênio Eurípedes irritado com as vaias e os insultos que recebia de alguns funcionários da prefeitura na platéia, voltou a criticá-los. “Muita gente, hoje, está aqui nesta sessão, faltando serviço. O povo está pagando o salário desse pessoal. Vieram para cá em carros da Municipalidade abastecidos pela prefeitura. Eu quero pedir ao sistema fotográfico desta Casa que fotografe estas pessoas entrando nos carros da prefeitura lá do lado de fora para que possamos fazer uma representação junto ao Ministério Público. Quando estas pessoas, funcionários da prefeitura, quiserem vir aqui, que peçam antes licença de seus cargos e de seus salários e abasteçam o seus próprios veículos para virem à esta Casa (o Parlamento). (...) A CEI que com certeza será aprovada e instalada na sessão de amanhã, ela irá trabalhar em muitas frentes de investigação” – disse o vereador, bastante emocionado.
“Assim que for concluída a CPI/CEI, vai aparecer um gasto de R$ 110 mil, senhor presidente (neste momento, a sessão ainda era comandada pelo vereador Cidão), com uso de verba da Secretaria Municipal da Educação, na rádio de Serranópolis (Rádio Serra Verde FM. A emissora, segundo informações, irá inaugurar em dezembro próximo, uma moderna e ampla sede própria), vai aparecer”. O vereador Gênio Eurípedes não conseguiu concluir sua fala, pois foi interrompido por um forte coro de vaias dos funcionários da prefeitura.
“Eu gostaria que o senhor, presidente, me garantisse a minha fala no melhor dos juízos possíveis” – pediu Gênio ao presidente em exercício, vereador e líder do prefeito Cidão Fazolino. Este, lhe respondeu em tom irônico: “Estou tentando, senhor vereador, mas o senhor está incitando a comunidade” – terminou Cidão, sendo estrategicamente ovacionado pela platéia de funcionários da prefeitura. Gênio retrucou: “Se isso for uma incitação, logo eu não entendo da verdadeira acepção da palavra. Eu não estou incitando, estou apenas explicando as coisas” – disse.
Terry Marcos Dourado
Imagem: Amarildo Gonçalves/CMJ
1) Vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB): adiamento estratégico em contra-ataque à pressão da prefeitura para derrubar seu requerimento que pede a instalação de uma CPI/CEI para invetigar denúncias contra a Administração Municipal.
Imagens 2, 3, 4: "Jatai News", cedida pelo Gabinete do vereador Gênio Eurípedes (PMDB).
Imagens mostram funcionários da prefeitura que deixaram de trabalhar para pressionar contra a aprovação do requerimento que pede a instalação da CPI para apurar denúncias contra a Administração Fernando Peres (PR).
ATENÇÃO!!! PARA COMENTAR ESTA NOTÍCIA, CLIQUE NO LINK "comentários" (NA COR AZUL, ABAIXO). PARA COMENTAR NÃO PRECISA TER CONTA NO BLOGGER. APÓS DIGITAR SEU COMENTÁRIO, ESCOLHA A OPÇÃO "OUTRO" NO ÍTEM "ESCOLHER UMA IDENTIDADE". O PRÓXIMO PASSO É CLICAR NO BOTÃO LARANJA "PUBLICAR COMENTÁRIO".
Um comentário:
foi uma baixaria o que os funcionarios da prefeitura fizeram ontem dispensa comentarios.. a Assistencia Social e a Sec. da Educação fechando suas portas para uma baderna daquela dispensa comentarios..
só mostra o quanto o vereador Genio Euripedes tem razão de querer investigar.. Nós jataienses honestos, queremos a instauração dessa "CPI", enquanto os que estão "mamando" não querem.. com razão, pq vão perder a "boquinha".
Se Deus quizer essa CI será instalada e tiraremos esse bando de corruptos.. o chefão e toda a corja..
e melhor ainda.. Humberto Machado de volta à prefeitura.
Postar um comentário