Terry Marcos Dourado – ABD Comunicação
Com informações de Bruno Rocha Lima, de O Popular
Divulgada na versão impressa do jornal O Popular, a segunda pesquisa Serpes/O Popular com as intenções de votos do eleitorado jataiense para prefeito.
Com 60,1% da preferência dos eleitores, o ex-prefeito Humberto Machado (PMDB) lidera isolado a disputa pela prefeitura de Jataí. O prefeito Fernando “da Folha” Peres (PR), candidato à reeleição, está 41,1 pontos porcentuais atrás do peemedebista, com 19% das intenções de votos. E o empresário Victor Priori (PSDB) aparece em terceiro, com 11,2% da preferência dos eleitores no município. Os indecisos somam 7,2% dos entrevistados e 2,5% disseram que vão anular o voto.
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de setembro com 401 entrevistados em 20 bairros de Jataí. A margem de erro é de 4,88 pontos porcentuais para mais ou para menos. Esta, é a primeira pesquisa Serpes/O Popular no município após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de candidatura da professora Maria Euzébia “Bia” de Lima, prefeitável pelo PT, no último dia 16. Na pesquisa anterior, em 8 de setembro, a petista aparecia com 2,5% das intenções de votos. Sem candidatura própria, o PT de Jataí decidiu, no último dia 19, apoiar o candidato peemedebista.
No comparativo com o levantamento anterior, Humberto Machado, que já administrou por duas vezes o município, oscilou positivamente três pontos porcentuais. O prefeito Fernando da Folha, que foi vice de Machado em seu segundo mandato (2000-2004), caiu um ponto. Victor Priori subiu 2,7 pontos e o número de indecisos caiu dois pontos. As oscilações estão dentro da margem de erro.
De acordo com a nova pesquisa Serpes/O Popular, o candidato Humberto Machado alcança os melhores índices junto aos eleitores do sexo feminino (61%), de 25 a 34 anos (66,3%) e os que têm ensino médio ou curso superior (63,1%). Seu desempenho é mais fraco entre os homens (59,2%), junto aos eleitores com mais de 60 anos (54,4%) e aqueles que têm apenas o ensino primário (54,5%).
O candidato Fernando Peres, atual prefeito, obtém os melhores índices junto ao eleitorado do sexo masculino (21,4%), na faixa etária de 16 a 24 anos (23,6%) e entre aqueles que têm ensino médio ou curso superior (22%). Seus índices são mais baixos junto às mulheres (16,6%), na faixa do eleitorado que vai dos 35 aos 44 anos (14,3%) e entre aqueles que têm apenas o ensino primário (17%).
Victor Priori se sai melhor entre os homens (13,8%), na faixa que vai dos 16 aos 24 anos (13,9%) e entre aqueles que têm o ensino fundamental (11,6%). Tem desempenho mais fraco entre o eleitorado feminino (8,8%), junto aos eleitores de 25 a 34 anos (6,7%) e aqueles que têm apenas o nível primário de instrução (10,2%).
Pesquisa Espontânea – No levantamento espontâneo, Humberto Machado aparece com 58,6% das intenções de votos e está 40,1 pontos porcentuais à frente de Fernando da Folha, que obteve 18,5% da preferência dos eleitores. Victor Priori tem 10,7%. Os indecisos somam 10,2% do eleitorado, e 2% disseram que vão anular o voto.
No comparativo com o levantamento anterior, Machado cresceu 4,5 pontos porcentuais, enquanto Fernando caiu 0,5 pontos. Priori oscilou positivamente 3,2 pontos.
Diferente da estimulada, em que os entrevistados apontam o candidato de sua preferência com base em uma cartela contendo os nomes, na espontânea os eleitores citam livremente em quem pretendem votar.
Em recente entrevista exclusiva à ABD Comunicação para a edição impressa da Gazeta Popular, o prefeitável Fernando Henrique “da Folha” Peres (PR) comentou seu fraco desempenho nas pesquisas. “(...) O que prevalece numa eleição é o desejo da maioria. (...) Eu estou numa fase política muito boa, falando com o povo, visitando os bairros e as empresas, participando constantemente de reuniões, ou seja, estou naquela fase de crescimento, (...) tem havido muitas pesquisas mentirosas em Jataí, como houve na campanha passada onde, até a véspera da eleição, eu perdia e acabei tendo uma vitória maiúscula. A verdadeira pesquisa vai acontecer no dia 5 de outubro, e estou muito animado e otimista para este processo” – disse o candidato do PR à prefeitura jataiense. A íntegra da entrevista é destaque da segunda edição da Gazeta Popular em circulação a partir desta segunda-feira, 29, em Jataí e região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário