Terry Marcos Dourado - ABD Comunicação
Após a divulgação aqui no Gazeta Popular Online da reportagem exibida pelo Jornal Hoje da TV Globo sobre denúncia de fraude no concurso público da prefeitura de Itabela (BA), processo organizado pela empresa Meritum Consultoria e Assessoria Municipal, a mesma encarregada de organizar e promover o concurso público da Prefeitura de Jataí, o vereador Ediglan Maia (PSDB) fez solicitação formal à 5a. Promotoria Pública e Curadoria do Patrimônio Público do Ministério Público em Jataí, para que o certame seja adiado.
A edição do dia 20 de março do Jornal Hoje, da TV Globo, exibiu uma reportagem sobre a descoberta de fraude em um concurso público realizado em setembro de 2007, no município de Itabela, interior da Bahia. Segundo a reportagem, os 239 candidatos aprovados teriam ligação com funcionários da prefeitura. Um deles é analfabeto.
Segundo o Ministério Público, as folhas de respostas entregues pelos candidatos foram alteradas. Uma perícia comprovou que as assinaturas também foram falsificadas. Até um candidato analfabeto foi aprovado. Entrevistado pela reportagem do Jornal Hoje, ele disse que passou no concurso porque “Deus assim quis”.
Um detalhe importante. A empresa que coordenou e realizou o concurso público em Itabela foi a Meritum Consultoria e Assessoria Municipal Ltda., a mesma que, de acordo com o edital, está organizando o concurso público das prefeituras goianas de Jataí e Santa Helena de Goiás.
"Conforme já foi noticiado pela imprensa nacional e local a referida empresa não tem a idoneidade e a propensão necessária para promover concurso público, pois já se envolveu em censuráveis atos conforme investigação do Ministério Público na cidade baiana de Itabela, que requereu o cancelamento do concurso público da prefeitura daquele município" - argumentou Maia.
Em seu requerimento, o vereador ratifica que o Edital 001/2008 que dispõe sobre o concurso público da Prefeitura de Jataí, é discriminatório e eliminatório na sua origem. "Isto é percebido quando exige que uma de suas condições seja o tempo comprovado de experiência naquela atividade. Esta condição é imperativa no edital, em algumas áreas, e corrobora no fito de privilegiar alguns pretensos concorrentes e, certamente, estará maculando o referido concurso, infringindo, assim, o princípio da equidade entre os concorrentes." - justificou.
O prazo para inscrições ao concurso público da Prefeitura de Jataí termina no próximo dia 31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário