GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

6 de dez. de 2007

Vitória do prefeito no Legislativo de Jataí. "Bonde do Tigrão" derruba requerimento da CEI/CPI

Jataí (GO) - Exatamente às 17h43min desta quinta-feira, 6, a presidente Soraia Rodrigues Chaves (PMDB) deu o veredicto da votação. Pelo placar de 5 votos contrários contra 4 votos favoráveis, o requerimento de autoria do vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB) que pedia a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), nos moldes da famosa "CPI" para apurar denúncias de supostas irregularidades na administração do prefeito Fernando Henrique Peres (PR) foi derrubado.
Vitória do prefeito e dos vereadores que compõem o "Bonde do Tigrão" (apelido popular dado ao bloco que apóia o prefeito Fernando Peres no Legislativo Jataiense, pilotado pelo vereador e líder do prefeito, Cidão Fazolino). São eles: Abimael Silva (PR), Maria José Lemes (PTB), Alcides "Cidão" Fazolino (PTB, líder do prefeito na Câmara Municipal) e André "da Galera" Pires (PR), que conseguiram arrebanhar o "indeciso" vereador Adilson Carvalho (PMDB). Sobraram a favor da CEI, os vereadores: Ediglan Maia (PSDB), Geovaci Peres (PMDB), João Wesley Moura (PP) e o autor da matéria, vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB). Quem se "safou" do compromisso do voto, por determinação do Regimento Interno, foi a presidente Soraia Rodrigues Chaves (PSDB), cujo voto não era necessário e, assim, a população não tomou conhecimento do posicionamento da vereadora a respeito deste caso.
Mas, o papel de Soraia Rodrigues foi justamente o de atuar de forma discreta e indireta, como uma maestrina, regendo por antecipação a reprovação do requerimento. A prova disso foi quando Soraia impediu, na última quarta-feira, a colocação do requerimento na pauta de votações, sob a alegação de uma justificativa pífia do tipo "conversa pra boi dormir". Ela disse que queria o quórum de dez vereadores para a votação. E, hoje, foi o momento ideal para dar o "tiro de misericórdia" no, já condenado à morte, requerimento do vereador Gênio Eurípedes. De acordo com o assessor parlamentar Willian Borges, um irmão do vereador Adilson Carvalho (PMDB) teria lhe repreendido no corredor de acesso aos gabinetes dizendo, em alto e bom som que Adilson Carvalho "envergonhou a sua família", referindo-se a Adilson ter votado contrário ao requerimento da CEI/CPI.
A próxima batalha do prefeito é tentar ganhar a presidência do Legislativo Jataiense em 2008. Para a votação de amanhã, três chapas, duas delas sob suspeita de inconstitucionalidade, foram registradas e estão sendo analizadas pela Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores. Concorrem ao cargo de presidente, os vereadores Ediglan Maia (PSDB), André Pires (PR) e Soraia Rodrigues (PSDB).
Logo mais, você terá aqui no blog uma matéria completa sobre este assunto. E vai ler também trechos dos principais momentos das justificativas e alegações dos vereadores. Não perca, logo mais.
ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DA MESA DIRETORA 2008 PODE SER ADIADA
A eleição para a composição da Mesa Diretora 2008 do Legislativo Jataiense, marcada para a sessão ordinária desta sexta-feira, 7, a última do ano, pode ser cancelada e uma nova data poderá ser definida para a realização da votação.
De acordo com o procurador jurídico do Parlamento Jataiense, Rildo Mourão, a situação ficou complicada em razão do registro de três chapas que concorrem ao pleito. De acordo com Mourão, as três chapas estão com irregularidades.
O primeiro a protocolar chapa foi o vereador Ediglan Maia (PSDB), mas minutos antes do encerramento do prazo de inscrição, as 14 horas da última quarta-feira, 5; um dos componentes da chapa, o vereador Adilson Carvalho, solicitou a retirada do nome da lista. Com isso, a chapa de Ediglan Maia ficou com apenas quatro membros, tornando-se irregular, pois qualquer chapa tem a obrigação de ser composta por cinco membros.
O outro problema foi a mantença da chapa do vereador André Pires, com o nome do vereador Adilson Carvalho que, até então, pertencia à chapa de Ediglan Maia, duplicidade que não é permitida pelo Regimento Interno.
O protocolo de uma terceira chapa, encabeçada pela atual presidente, a vereadora Soraia Rodrigues Chaves (PSDB) completou a bagunça no certame eleitoral. Como são apenas 10 vereadores para tantas chapas, alguns parlamentares inscreveram seus nomes em mais de uma chapa, o que também configura irregularidade, de acordo com o Regimento Interno.
"Vou avaliar com muito cuidado cada registro efetuado e emitir meu parecer oficial nesta quinta-feira. Configuradas as irregularidades, posso cancelar a eleição de sexta e abrir novo prazo para inscrição de chapas" – afirmou o procurador jurídico Rildo Mourão. Mas, até o final do expediente legislativo desta quinta-feira, o parecer oficial do procurador não foi divulgado ou permanecerá em sigilo até o início da sessão ordinária desta sexta-feira, 7.
Terry Marcos Dourado
Imagens: Arquivo Eldorado
1) Prefeito Fernando Peres conquista a primeira vitória nos embates de momento no Legislativo Jataiense: a derrubada da CEI que investigaria denúncias contra a sua administração.
2) O vereador Adilson Carvalho (PMDB), ao votar contra o requerimento da CEI/CPI começa a pagar o preço por ter votado contra o seu partido e os interesses do povo jataiense em saber a verdade sobre os escândalos na prefeitura. Adilson está sendo chamado de "traidor".

Nenhum comentário: