GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

2 de out. de 2007

Sociedade jataiense ainda se omite em ajudar Conselho Municipal a coibir violência contra idosos no município

Jataí (GO) - Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida e, velho, é quem perdeu a jovialidade. A idade causa a degeneração das células, e a velhice, causa a degeneração do espírito. Estas, são algumas das reflexões que o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, sugere que façamos, principalmente porque o Brasil cada vez mais é um país da “terceira (ou melhor) idade”.
Mesmo sendo um país com uma população cada vez mais idosa, o Brasil ainda está longe de respeitar homens e mulheres que, fragilizados pelas ações do tempo, muito colaboraram com o progresso e o desenvolvimento nacional e, à esta altura da vida, merecem respeito, dedicação, amor e carinho. Infelizmente, uma expressiva quantidade de idosos não usufruem destes sentimentos e padecem na depressão causada pelo abandono ou pela violência.
Não cumprir e não respeitar a lei. Estas são as principais dificuldades enfrentadas pelos agentes do Conselho Municipal do Idoso de Jataí, entidade sem fins lucrativos que funciona embasada pelo Estatuto do Idoso, a legislação específica que protege os direitos e os deveres da população idosa brasileira.
Apesar destas dificuldades, o Conselho Municipal do Idoso de Jataí tem realizado um trabalho social importante, porque através das ações realizadas no dia-a-dia é possível descobrir certos fatos primordiais no caso do atendimento ao idoso, a começar por abusos e maldades cometidos por membros da própria família do idoso. Há casos constatados onde filhos maltratam os pais por pura falta de amor, carinho e de paciência. Há também casos em que filhos, viciados em drogas, obrigam seus pais a venderem os próprios bens para que eles satisfaçam seus vícios, muitas vezes usando de meios violentos para conseguir o feito.
Para coibir estas ocorrências bizarras, porém, cada vez mais comuns, o Conselho Municipal do Idoso de Jataí tem tido o apoio fundamental do Ministério Público, mas cada cidadão é responsável por fazer o Estatuto do Idoso funcionar. Qualquer cidadão que presenciar uma irregularidade, um abuso, uma discriminação que vitimar um idoso, ele tem a obrigação de avisar o Conselho Municipal do Idoso, ou a polícia, ou o Ministério Público. “Não podemos é fechar os olhos para os fatos, deixando passar situações que coloquem em risco a vida do cidadão idoso” – afirma o advogado e professor aposentado, Arioldo Alves da Rocha, conselheiro da entidade.
Segundo Arioldo Rocha, a falta de participação da pessoa no encaminhamento dos problemas, colabora para que algum agressor de idoso não responda por seus atos. “Às vezes, quando chega ao nosso conhecimento, já não há mais nada que possa ser feito” – afirma.
Fazem parte do Conselho Municipal do Idoso de Jataí sete representantes da sociedade civil e sete representantes do Poder Público Municipal. “Há omissões, tanto da parte de integrantes da sociedade civil quanto do Poder Público Municipal, vez que temos secretarias municipais que nunca participaram, nunca enviaram representantes, o que é lamentável” – desabafa o conselheiro.
Problemas à parte, em regra geral o idoso tem a obrigação saber quais são seus direitos e deveres perante a sociedade. O Conselho Municipal do Idoso de Jataí realiza cerca de 30 atendimentos por mês, o que é pouco pela falta de maior colaboração e de consciência da sociedade, pois muitas pessoas querem denunciar, mas não querem assumir a responsabilidade da denúncia.
As denúncias podem ser feitas diretamente na sede do Conselho Municipal do Idoso de Jataí, nas dependências da Secretaria de Promoção e Assistência Social, na Av. Rio Claro, ou pelo telefone: 3632-4039.
Terry Marcos Dourado
Imagem: Reprodução Internet

Nenhum comentário: