Com informações do jornal O Popular e do site oficial do Instituto Serpes
A primeira pesquisa oficial divulgada nestas eleições municipais em Jataí revela que o ex-prefeito do PMDB, por dois mandatos e um mandato de vice, o engenheiro civil Humberto de Freitas Machado lidera a disputa pela prefeitura com 57,1% da preferência do eleitorado. A pesquisa realizada pelo Instituto Serpes à pedido do jornal O Popular, da Organização Jaime Câmara, revela que o atual prefeito, Fernando “da Folha” Henrique Peres (PR), tem 20% da preferência do eleitorado.
O prefeitável do PSDB, o empresário e produtor rural Victor Priori, aparece na terceira posição com 8,5% das intenções de voto e, em último lugar, a candidata do PT, “Professora Bia, com 2,5% das intenções de voto. O índice de eleitores indecisos é de 9,2%. Ainda segundo a Pesquisa Serpes, 2,7% dos entrevistados afirmaram que vão anular o voto ou não vão votar nas eleições marcadas para o próximo dia 5. A pesquisa Serpes/O Popular ouviu 401 eleitores entre os dias 3 e 5 de setembro. A margem de erro é de 4,88 pontos porcentuais para mais ou para menos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Humberto Machado (PMDB) tem o melhor índice junto aos eleitores que possuem idade entre 25 a 34 anos – 67,3%. A menor preferência surge entre os entrevistados com mais de 60 anos – 42,1%. Já o atual prefeito, Fernando Peres (PR) é mais bem aceito entre jovens de 16 a 24 anos, alcançando índice de 30,6%.O porcentual despenca entre os eleitores de 35 a 44 anos – 13,1%.
Em relação ao nível de instrução, Humberto Machado tem maior preferência dos eleitores com ensino médio e superior – 64,5%. Entre os entrevistados que afirmaram ler e escrever, o índice cai para 46,6%. Já no grupo daqueles que cursaram o ensino fundamental, o porcentual é de 56,4%. O número de indecisos é maior entre os eleitores que lêem e escrevem (15,9%) e os que têm mais de 60 anos (19,3%).
Espontânea – No levantamento espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são mostrados ao eleitor, o candidato Humberto Machado também aparece com ampla vantagem, com 54,1%, contra os 19% de Fernando da Folha. O candidato Victor Priori (PSDB) aparece com 7,5% e a Professora Bia (PT), com 2% das intenções de voto.
O número de entrevistados que afirmaram não saber em quem votarão sobe para 15% na pesquisa espontânea. Os eleitores com mais de 60 anos são aqueles que se mostram mais em dúvida: 26,3%. Os entrevistados que sabem ler e escrever também são os mais indecisos: 25%.
Fernando "da Folha" tem a maior rejeição; prefeito comenta, com absoluta exclusividade à Gazeta Popular
O prefeito de Jataí, Fernando da Folha (PR), é o mais rejeitado na disputa eleitoral, com 37,4%, segundo levantamento Serpes/O Popular realizado entre os dias 3 e 5 deste mês. O ex-prefeito Humberto Machado, que lidera a corrida, possui o menor índice de rejeição – 9,5%.
No levantamento sobre o candidato em quem não votariam de jeito algum, o tucano Victor Priori e a petista Bia aparecem empatados em segundo lugar, com 20,2% e 19,2% respectivamente. A maior rejeição ao prefeito parte dos eleitores com ensino médio e superior (48,2%) e com idade entre 25 e 34 anos (48,1%). Os homens também têm maior resistência ao candidato – 41,3%, contra 33,7% das mulheres. O grupo de eleitores que menos rejeita o prefeito é aquele que está acima dos 60 anos. A maior resistência está entre os eleitores com ensino médio ou superior – 12,1%.
Na entrevista concedida com absoluta exclusividade à ABD Comunicação, para a próxima edição impressa da Gazeta Popular, o prefeito jataiense não fugiu da raia e respondeu todas as perguntas, inclusive sobre os escândalos que envolveram seu nome e sua administração. A respeito de um provável desgaste político, Fernando "da Folha" Peres, assim respondeu: "(...) desde o ano passado, Terry, começou em Jataí a indústria da boataria onde os nossos opositores pagaram e pagam pessoas, usaram e usam gente humilde, dando dinheiro para que eles pudessem falar mal de mim nas avenidas, nas portas de bancos, em locais públicos como a feira coberta. Eles orquestraram muitas coisas contra a minha pessoa, mas eu nunca tive problemas de depressão, nunca tive estresse, nunca curvei a cabeça, pois quem não deve, não teme. Continuo firme e forte, crescendo com consistência nesta campanha. Terei grandes chances de, novamente, vencer as eleições. Se for da vontade de Deus, não vai ter político, nem pessoa alguma que vai reverter este quadro. Estes desgastes são maldosos e foram realmente orquestrados. Eu não tenho vergonha de dizer que recebi algumas vaias, mas o melhor presidente do Brasil nos últimos tempos, já recebeu vaias, assim como o melhor prefeito que Goiânia já teve, o Íris Rezende, também já recebeu vaias (...) tem havido muitas pesquisas mentirosas em Jataí, como houve na campanha passada onde, até a véspera da eleição, eu perdia e acabei tendo uma vitória maiúscula. A verdadeira pesquisa vai acontecer no dia 5 de outubro, e estou muito animado e otimista para este processo".
A entrevista completa você confere, a partir da próxima sexta-feira, 12, na versão impressa da Gazeta Popular. Veja os gráficos da pesquisa Serpes/O Popular realizada em Jataí, clicando no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário