JOGO DE INTRIGAS... AMOR E ÓDIO...
O PASSADO QUE VEM À-TONA...
O SUSPENSE DA "CPI"...
VEREADORA DIZENDO QUE "QUER VOLTAR A SER VIRGEM"...
GENTE VAIANDO... GENTE APLAUDINDO...
MAIS UMA VEREADORA CANDIDATA A "CELEBRIDADE 2008"...
TEVE DE TUDO NA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA SEGUNDA-FEIRA...
Jataí (GO) - Começou na tarde desta segunda-feira, 3 de dezembro, a saga dos cinco últimos capítulos da versão "pequi legislativo", um mix da novela global "Duas Caras" (do autor Agnaldo Silva) com o quadro "O Teu Passado Te Condena!", do programa dominical "Pânico na TV", da Rede TV!, produzido pelos vereadores de Jataí, tendo como cenário o Plenário João Justino de Oliveira...
André Pires (PR), choroso, voltou "mais uma vez" (erro proposital) a lamentar a quebra do acordo que, até então, lhe garantia o cargo de presidente do Legislativo em 2008. Magoado, Pires usou a tribuna para ratificar, varias vezes sua masculinidade. "Eu sou homem... Tenho palavra!..." - disse inúmeras vezes, provocando o colega que, segundo ele dá a entender, é hoje o seu maior algoz: Ediglan Maia!
Após dizer tudo o que quis, o vereador, antagonizando as palavras que ele próprio fizera questão de ressaltar por diversas vezes durante o tempo que usou a tribuna, saiu correndo do plenário e não deu as caras no Pequeno Expediente (parte final da sessão ordinária, que tá mais quente que o antigo Programa do Ratinho (TV Record e SBT) de antigamente).
Antes de "fugir" do plenário, pela segunda vez, por falta de coragem para ouvir a réplica de Ediglan Maia, André Pires fez uma fofoca pública, desabafou o caso, e chegou a dizer que, quando estava para denunciar Soraia Rodrigues ao Ministério Público, chegou a consultar Ediglan Maia e, este, lhe teria aconselhado a denunciar a, hoje, presidente do Parlamento Jataiense.
Provocado ao extremo, o vereador Ediglan Maia (PSDB) saiu da pose de "bom samaritano" e soltou o verbo até escumar os cantos da boca em resposta às provocações do "vereador da galera".
Ediglan Fez uma nova retrospectiva de todas as denúncias que fez contra a administração do prefeito Fernando Peres e garantiu que não trai companheiros lembrando que à época das denúncias de André Pires no Ministério Público contra Soraia Rodrigues, chegou a defender a colega vereadora Soraia Rodrigues. Dizendo ser "muito homem também" (palavras do vereador), Ediglan Maia disse que ainda hoje irá ter uma conversa no estilo "Cara a Cara (estilo ao programa de tv da Marília Gabi Gabriela), olhando olho no olho de seu colega André Pires, pessoa de quem Ediglan afirma ter um profundo respeito e não guardar nenhum rancor ou mágoa e, assim, dizer-lhe umas verdades.
O vereador Ediglan Maia disse que as mudanças nos acordos políticos são fatos comuns de acontecer nos bastidores da política, dependendo do momento político. Segundo ele, o atual momento político de Jataí, com essa enxurrada de denúncias, exige mudanças nos posicionamentos e nos comportamentos não só dele, mas de todos os vereadores.
No capítulo desta terça-feira, 4, Ediglan Maia vai usar a tribuna para falar umas verdades, umas "poucas e boas" (como se diz na gíria popular) publicamente ao vereador André Pires - isto se este não fugir do plenário novamente!. Ediglan ressaltou que, ao ter o compromisso de apoio feito e abortado pelo prefeito Fernando Peres à sua candidatura a deputado federal, não ficou chorando e lamentando o episódio como André insiste em fazer e, tão pouco, ficou semeando discórdias, como Pires está tentando fazer com suas provocações e incitações maldosas...
Cena repetitiva... O vereador Alcides "Cidão" Fazolino (PTB), líder do prefeito Fernando Peres na Câmara Municipal, foi o primeiro a usar o Pequeno Expediente para repetir a sua já tão batida frase... "Hoje, eu quero comunicar, novamente à comunidade, que o requerimento de CEI não entrou na pauta da reunião de hoje. Estamos aguardando, provavelmente, para as próximas sessões. Muito obrigado." - disse ele pela... enézima vez!
A bem da verdade, já está até ficando batido, massante, repetitivo, enjoativo, chato... o suspense que estão fazendo onde o tal requerimento da CPI contra a Administração Municipal, que nunca entra em votação e também os funcionários da prefeitura que, ao que parece, continuam "matando serviço" para ir ao plenário fazer pressão contra o bendito requerimento... Já dá até para suspeitar que o tal requerimento nem entrará mais nas sessões de 2007 e que o tal pedido de CPI (CEI) seja um blefe! (apesar de termos mostrado o documento aqui em nosso blog)... Vamos deixar de churumelas, vereador Gênio Eurípedes e pôr logo a batata quente nas mãos dos vereadores! Quem há de votar a favor da CPI/CEI, votará, independente de alguma pressão do plenário, até porque o povo que lota o plenário para vaiar e xingar, continuará lotando até o último minuto da última sessão ordinária do ano, na sexta-feira, dia 7. Ah, vai!... Acorda, Gênio! Muita enrolação poderá ameaçar a credibilidade popular de vossas excelências que tão corajosamente descobriram e denunciaram supostas irregularidades na Administração Municipal!... Atenção!
Perto de encerrar o Pequeno Expediente, a vereadora-presidente Soraia Rodrigues (PSDB) fez o seu primeiro desabafo desde o início da crise interna no Parlamento Jataiense. Soraia chegou a afirmar que, após o "alerta" que recebera do vereador André Pires (PR) com relação ao "pseudo-coleguismo" (segundo André Pires) de Ediglan Maia, ela não sabe mais em quem confiar... <>
Soraia Rodrigues, deu a entender que André Pires teria "dado um tiro no próprio pé", ou seja, em seus quase 25 minutos de desabafo público Soraia Rodrigues usou grande parte do tempo para criticar André Pires que, há alguns meses atrás, lhe denunciou ao Ministério Público e ao Governo de Goiás, alegando, dentre outras coisas, que Soraia Rodrigues, que é professora e também foi subsecretária regional de Educação, estaria recebendo seus vencimentos sem trabalhar.
Ao ressaltar que nenhuma denúncia de André Pires contra a sua pessoa foi provada e comprovada, Soraia Rodrigues (PSDB) chegou a dizer que está colaborando para esclarecer todas as dúvidas quanto à sua integridade pessoal e política. Disse também que continua colaborando com o Ministério Público para esclarecer todos os fatos. Empolgou tanto em sua própria auto-defesa que chegou a dizer, claramente e sem qualquer pudor, que quer todo o seu passado político passado a limpo a ponto de "voltar a ser virgem, apesar de isto ser impossível" (disse Soraia) - Ops, Gente! Jesus, toma conta!... Que isso, vereadora!... Pega leve ai!...
Referindo-se à sua posição quanto à escolha de seu sucessor, a presidente Soraia Rodrigues terminou o seu discurso dizendo em alto e bom som: "Prevalecendo o acordo (combinação que daria a presidência ao vereador do PR, André Pires), meu posicionamento é de apoio ao acordo. Não prevalecendo o acordo, meu posicionamento seguirá o do meu partido, o PSDB (assim sendo, Soraia Rodrigues teria deixado claro ao dizer isto que votará em Ediglan Maia (atual presidente do PSDB) para ser o seu sucessor em 2008). Não sendo esta a determinação do meu partido, eu (Soraia Rodrigues, falando de si mesma) serei candidata à reeleição" - disse.
Só que, sendo candidata à reeleição, e a votação ficando empatada, quem será coroado presidente do Legislativo Jataiense em 2008 será o vereador mais idoso da atual legislatura, ou seja, o líder do prefeito, Alcides "Cidão" Fazolino (PTB), vulgo "minerim-come-quietim, né uai?"...
Ah!... Em seu "momento divã", a presidente Soraia Rodrigues desabafou o babado e contou detalhes de como fora "cruelmente massacrada pelo PT" nos embates eleitorais que participou "e que teria vencido, mas não levado o prêmio". Chegou até mesmo a citar as ingratidões dos vereadores Maria Euzébia "Bia" de Lima (Bia do PT) e Manoel Europa (também do PT), que teriam sido eleitos com a ajuda de Soraia e, depois, segundo Soraia, teriam lhe virado as costas quando eleitos.
Ai! ai! ai! O Pequeno Expediente tá cada vez mais show! A gente tem cada vez mais a sensação de estar no auditório do "Ratinho Massa", só falta a platéia gritar em côro: "Porrada!... Porrada!... Porrada!..." (tsc!) Pena que as sessões ordinárias de atualmente não podem ter shows de "pagodim" e de mulheres bonitas dançando o "can-can"! Iriam completar a festa que tá "das mais boa bissurdo, siô!"
Amanhã tem mais emoções, choros, brigas, intrigas, fortes e bombásticas revelações (como a feita hoje pela vereadora Soraia), amores e ódios, em mais um emocionante (ou seria entediante???) capítulo da novela legislativa de Jataí.
Terry Marcos Dourado
Imagens: Amarildo Gonçalves/CMJ
1) Vereador André Pires (PR): "Eu sou homem!... Tenho palavra"..."
2) Vereador Ediglan Maia (PSDB): "Eu vou conversar cara a cara, olho no olho do vereador André..."
3) Vereador Alcides Fazolino (PTB): Mais uma vez... o tal "Mais uma vez..."
4) Vereadora Presidente Soraia Rodrigues (PSDB): "... Quero todo o meu passado político passado a limpo, a ponto de eu voltar a ser virgem..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário