No capítulo de hoje...
Jataí (GO) - A sessão começa com a ausência dos vereadores André Pires (PR) e Adilson Carvalho (PMDB).
Conforme prometeu no capítulo de ontem, o vereador Ediglan Maia (PSDB) fez uso da tribuna por dez minutos. Ele se defendeu das acusações de “falso coleguismo” (para não dizer trairagem) feitas pelo vereador André Pires que, mais uma vez, fugiu de ouvir os argumentos de réplica daquele que ele, André, por várias vezes, fez questão de provocar...
Ediglan Maia fez como André Pires. Disse que “é muito homem e que tem palavra”. Ediglan negou que tenha participado de qualquer tentativa de complô, num passado recente, contra a, hoje, presidente do Parlamento Jataiense, vereadora Soraia Rodrigues Chaves (PSDB). Ediglan Maia disse que jamais irá fazer algum comentário em público a respeito da vida particular do vereador André Pires, em respeito à família do mesmo.
Mas, Ediglan Maia não poupou comentários a respeito de críticas que, segundo Ediglan Maia, o próprio “Vereador da Galera” tem feito a respeito da administração do prefeito Fernando Peres... De administração bagunçada e péssima à administração feita por gente alcoólatra, Ediglan revelou alguns termos pesados que, segundo ele, têm sido usados pelo vereador André Pires do Nascimento para criticar, de forma disfarçada, a administração do prefeito a quem, em plenário, ele faz questão de defender.
Em determinado momento, os vereadores começaram a discutir, pela segunda vez, o Projeto 076/07, que autoriza a venda da Área Municipal de Eventos, situada ao lado do Parque Diacuy, com o objetivo de fazer caixa para a conclusão das obras do mini-hospital do Programa Saúde da Família (PSF), na Avenida Goiás, no Bairro Frei Domingos; e também do Centro Cultural ao lado do Estádio Arapucão. O vereador Gênio Eurípedes (PMDB) sugeriu a anexação de uma emenda ao projeto para proteger os recursos oriundos com a venda deste patrimônio público garantindo que o dinheiro seja realmente aplicado nos fins a que se destina.
Para derrubar a emenda aditiva proposta por Gênio Eurípedes, que pedia a criação de uma conta bancária exclusivamente para este dinheiro, o vereador e líder do prefeito Fernando Peres no Legislativo, Alcides “Cidão” Fazolino (PTB), pediu à presidente Soraia Rodrigues que abrisse uma exceção ao ritual da sessão ordinária, permitindo a participação do secretário municipal da Saúde, Vinícius de Cecílio Luz, para prestar esclarecimentos aos vereadores e tentar convencê-los de que o dinheiro a ser arrecadado deva ser anexado ao Fundo Municipal de Saúde. Resultado do pedido de Cidão: tumulto generalizado, pois o vereador Gênio Eurípedes não queria que a presidente Soraia Rodrigues concedesse autorização para que o secretário fizesse uso da tribuna.
“TROPA DE ELITE” DA PM JATAIENSE FAZ PARTICIPAÇÃO ESPECIAL E “MÃE JOANA” FICA EXCITADA EM PLENÁRIO...
O tumulto começa... O plenário, mais uma vez repleto de funcionários da prefeitura, se alvoroça...
De repente, três homens tentam invadir o espaço de uso exclusivo aos vereadores para, talvez, agredir fisicamente ao vereador Ediglan Maia (PSDB). Há informação, não confirmada, de que um dos homens teria apontado o dedão em riste, de uma de suas mãos, na cara do vereador Ediglan Maia. O tumulto foi total. Servidores do Poder Legislativo se desesperaram com a possibilidade da “coisa realmente ficar preta”...
A polícia, que deveria estar presente, foi chamada às pressas... De repente, entra em cena, os “homens de preto” do Grupo Policial Tático (GPT, ex-GOE) da Polícia Militar e retiram os três homens do plenário. Os homens que ameaçaram a segurança dos vereadores são, segundo informações, indivíduos conhecidos pelas alcunhas de “Pé de Gia”, “Pega Raio” e um terceiro indivíduo não identificado...
Nesse momento, a “Mãe Joana” (religiosa da Umbanda, que atende em sua humilde casa no Conjunto Mauro Bento; ela não permite filmagens nem fotos), confortavelmente instalada em uma das poltronas azuis do plenário, assistia emocionada ao espetáculo. Visivelmente excitada ao extremo, “Mãe Joana” se empolgou tanto com a presença dos policiais do GPT, os “homens da farda preta”, que insistia em querer falar com o “Capitão Nascimento” (do Bope). “Eu quero um autógrafo dele. Vou dar um beijo nele... Adoro o Capitão Nascimento” – dizia excitada e emocionada a Mãe Joana...
“Mãe Joana” perguntava a nós repórteres que hora seria feita as famosas “cena do saco” e a “cena do pede pra sair (com direito a bofete na cara)” pela “Tropa de Elite da PM jataiense”... Ao final do babado, “Mãe Joana” foi embora decepcionada. “É tanto show que esse pessoal da Câmara tem dado em plenário juntamente com esses macacos de auditório da prefeitura que aqui comparecem para animar as sessões-show, que pensei que nós fôssemos assistir ao show da “cena do saco” e da “cena do pede pra sair”, que eu adoro no filme” – esbravejou “Mãe Joana”, chateada (referindo-se ao filme Tropa de Elite”. (...)
Voltando à sessão ordinária...
VANDALISMO VERBAL INTERROMPE SESSÃO ORDINÁRIA
“Gostaríamos de consultar aos senhores vereadores se é possível voltarmos à sessão ou se os senhores entendem que é preciso suspendê-la” – palavras da presidente Soraia Rodrigues.
O vereador Ediglan Maia afirma que “é um prazer ouvir o secretário municipal da Saúde (Vinícius Luz)”.
Cumprindo o Regimento Interno, o vereador João Wesley (PP) pede “Pela Ordem”, e diz: “Eu gostaria que, realmente, nós interrompêssemos a sessão para que os ânimos exaltados possam se acalmar, pois talvez até o próprio secretário possa ser prejudicado com isso. E talvez pudéssemos pedir segurança pessoal, ou então nós teremos que vir armados aqui para a Câmara (Municipal). O que nós escutamos aqui...” (o vereador é interrompido por gritos da platéia).
Sem condições de segurança, a presidente Soraia Rodrigues declara: “Vamos suspender esta sessão até que nós tenhamos aqui... (mais gritos da platéia)... Vereadores, está suspensa a sessão!” – conclui a presidente. Por volta das 15h30min, a sessão ordinária foi suspensa com a presença de mais reforço policial...
Exatamente 15 minutos depois, às 15h45min, a presidente Soraia Rodrigues retomou os trabalhos cedendo a palavra ao secretário municipal da Saúde, Vinicius de Cecílio Luz que defendeu a idéia de que o dinheiro arrecadado com a venda da Área Municipal de Eventos, seja transferido para o Fundo Municipal da Saúde e aplicado na conclusão do mini-hospital da Avenida Goiás. Mas, e quanto ao Centro Cultural ao lado do Arapucão? O secretário não explicou...
As 16h07min, a sessão voltou a ser suspensa, desta vez para a correção de emenda aditiva do vereador gênio ao Projeto 076/07. Tempos depois, a emenda entrou em votação. Houve empate e, por voto de “minerva”, a presidente Soraia Rodrigues derrubou a emenda do vereador Gênio Eurípedes. Resumo da ópera: O polêmico projeto foi aprovado, em segunda votação, em sua forma original.
PRESIDENTE SORAIA RODRIGUES PROIBE A VOTAÇÃO DO REQUERIMENTO DA CPI
No espaço destinado à apresentação dos requerimentos, o polêmico requerimento do vereador Gênio Eurípedes (PMDB) que pede a abertura de uma CPI/CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar denúncias contra a administração do prefeito Fernando Henrique Peres (PR), estava na pauta da sessão de hoje.
Mas, desta feita, por orquestração da “maestrina” e vereadora presidente Soraia Rodrigues Chaves (PSDB), esta impediu que o requerimento fosse votado alegando querer a participação dos dez vereadores no procedimento, e não apenas dos oito presentes naquele momento.
A ausência do vereador Adilson Carvalho (PMDB) foi informalmente justificada alegando ter o mesmo se submetido à uma cirurgia odontológica. O vereador Gênio Eurípedes questionou à Mesa Diretora se o vereador Adilson Carvalho terá condições de estar presente à sessão ordinária desta quarta-feira, 5, deixando a entender que seu requerimento deverá entrar na pauta de votações nesta data... Isto, se a presidente, de forma arbitrária e estranhamente maquiavélica, não retirá-lo usando argumentos surreais e insanos para maquiar sua atitude.
Leia, a seguir, a justificativa absurda e ridícula da presidente Soraia Rodrigues Chaves tentando maquiar sua estratégia de “empurrar com a barriga” o requerimento da CPI, na tentativa de impedir a aprovação do mesmo.
Atenção!... Parece até diálogo “ensaiado” entre Soraia e Cidão para a encenação teatral em plenário. Acompanhe, na íntegra o diálogo:
Vereador Alcides "Cidão" Fazolino (PTB), líder do prefeito: “ – Senhora presidente, a respeito do requerimento da CEI... Ele ficou para amanhã, ficou para o próximo ano ou a data ainda está para ser estabelecida?”
Presidente Soraia Rodrigues: “ – Sim. Nós manteremos este posicionamento do quorum de dez vereadores. Não havendo a menor possibilidade (do quorum de dez), nos reuniremos com a Mesa Diretora, nós então colocaremos em pauta o requerimento para que ele seja votado.”
Vereador Cidão: “ – Certo...”
Presidente Soraia Rodrigues: “- Temos até sexta-feira para tomarmos esta decisão.”
Vereador Cidão: “- Perfeitamente. Muito obrigado.” (fim da cena).
A sessão terminou às 17h11min, de forma tranqüila.
"MÃE JOANA" INSISTE QUE JÁ SABE O FINAL DA NOVELA
"Mãe Joana" foi embora do plenário dizendo que já sabe qual vai ser a cena final do último capítulo da novela. Segundo ela, todos os personagens irão se confraternizar num grande e luxuoso baile de máscaras na mais famosa pizzaria da cidade com 400 caixas de cerveja, doadas por um conhecido empresário local, sendo distribuídas de graça. A festa vai imitar os famosos bailes de máscara que acontecem em Veneza... "Mãe Joana" diz que é capaz de apostar que vai até ter um animado show do cantor Gênio Eurípedes interpretando o bolero "Perfume de Gardênia" e Soraia Rodrigues irá bailar ostentando um luxuoso vestido de noite com pedrarias na cor vermelho púrpura (vermelho PT) ... Hummm! Sei não heim, Mãe Joana! Tu tá sabendo demais!...
Irritada, a boa e velha senhora me responde: "Mizifim, suncê sabe que a Câmara Municipal é a Casa do povo... Eu sou o povo, mizifim!... Logo, a Câmara Municipal de Jataí é também a Casa da Mãe Joana." - A danada dá uma baforada em seu caximbo e vai embora, dando-me as costas e rindo alto de minha cara de "bocózão". Pode isso?
Não percam as emoções de amanhã!
Não percam as emoções de amanhã!
Terry Marcos Dourado
Imagens: Arquivo Eldorado
1) O vereador Ediglan Maia (PSDB) fez uso da tribuna para se defender das provocações e acusações do colega André Pires (PR). - Imagem: Amarildo Gonçalves/CMJ
2) O vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB) foi impedido pela presidente Soraia Rodrigues de apresentar seu requerimento em que pede a instalação da CPI para apurar denúncias de irregularidades na prefeitura. - Imagem: Amarildo Gonçalves/CMJ
3) O secretário municipal da Saúde, Vinícius de Cecílio Luz (PSDB) pediu para fazer uso da palavra em plenário e acabou sendo pivô de um tumulto generalizado que interrompeu a sessão com a presença de policiais especializados. - Imagem: Alex Alves/Site Panorama (Cortesia)
4) Alguns membros do GPT da Polícia Militar de Jataí. Foto meramente ilustrativa nesta matéria, pois a mesma fora tirada em outra data nas dependências do batalhão local da PM. - Imagem: Valdison Borges (Cortesia)
5) Assustado com o tumulto cada vez mais presente e crescente nas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Jataí, o vereador João Wesley Moura (PP) pediu segurança policial à presidência do Parlamento.
6) A vereadora presidente Soraia Rodrigues Chaves (PSDB) impediu a apresentação do requerimento que pede a CPI contra o prefeito Fernando Peres na sessão desta terça-feira, 4.
7) Estratégia ou não? O vereador Adilson de Carvalho (PMDB) não compareceu à sessão de hoje. Colegas disseram que ele teria se submetido à uma cirurgia dentária.
8) O líder do prefeito no Parlamento Jataiense, vereador Alcides "Cidão" Fazolino (PTB) promoveu um suposto diálogo cênico com a presidente Soraia Rodrigues na justificativa do fato de Soraia ter impedido o requerimento da CPI ter entrado na pauta da votação nesta terça-feira, 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário