Chapadão do Céu (GO) - A Câmara Municipal de Chapadão do Céu (a 487km de Goiânia) aprovou no final da manhã desta segunda-feira, 18, a realização de consulta popular, tipo plebiscito a respeito do desmembramento do município do Estado de Goiás e anexação ao Mato Grosso do Sul (MS). Dos oito parlamentares municipais, a medida recebeu cinco votos favoráveis, dois contrários e uma vereadora não compareceu ao plenário da Casa.
Mesmo sustentando o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, o presidente da Casa, José Wilson Arcângelo (PR), alega que Chapadão do Céu está ilhado. De acordo com ele, as GOs 050 e 206 que ligariam o município à Capital sustentam mais de 60 km sem asfalto. "Este é o principal motivo para a iniciativa", diz. Arcângelo explica que o percurso à capital sul-mato-grossense, Campo Grande, além de mais próxima, com 380 quilômetros, está em boas condições.
O deputado estadual Romilton Moraes (PMDB), disse que vai levar as discussões sobre o possível desmembramento de Chapadão do Céu do território goiano para o plenário da Assembléia Legislativa. Nesta semana, está prevista uma audiência pública no Parlamento Goiano com o objetivo de encontrar soluções para o problema.
Nesta quinta-feira, 21, representantes da cidade participam, em Goiânia, de uma audiência pública no plenário da Assembléia Legislativa do Estado. No mesmo dia, eles vão oficializar, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o plebiscito municipal sobre o desmembramento. Segundo o prefeito Eduardo Peixoto Pagnoncelli, o plebiscito deverá ser realizado dentro de, no máximo 45 dias, dependendo da liberação do TRE.
Terry Marcos Dourado
Imagem: Reprodução da Internet
Mapa de localização da cidade de Chapadão do Céu, em Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário