GAZETA POPULAR INFORMA:TEM DUAS ENQUETES NOVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR. BASTA SUBIR A TELA NO MENU À DIREITA. PARTICIPE! | Você pode acompanhar as notícias da Gazeta Popular e todas as produções da ABD Comunicações através do TWITTER e do FACEBOOK. Clique nos banneres na coluna à direita do seu vídeo. | ESTAMOS SELECIONANDO VENDEDORES DE PUBLICIDADE MAIORES DE 18 ANOS, BOA APARÊNCIA E DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO PARA ATUAR COM VENDAS DE ANÚNCIOS. INTERESSADOS, ENTRAR EM CONTATO, EM HORÁRIO COMERCIAL, PELO FONE: 3636-4502. EXCELENTE COMISSÃO SOB VENDAS.

14 de nov. de 2008

Pouca gente soube da morte do fundador da Academia Jataiense de Letras

Nem a imprensa de Jataí registrou. Somos o primeiro a registrar, embora com atraso por c onta de problemas técnicos no servidor Blogger, mas fica aqui o registro e a nossa homenagem a quem tem imortalizada uma história de doações por Jataí e seu povo.
Foi enterrado, na última terça-feira, 11, no Cemitério São Miguel em Jataí, o corpo do escritor e médico clínico geral Hugo Ayaviri Amurrio. Boliviano de nascimento, Hugo Amurrió foi naturalizado brasileiro e acabou por se estabelecer com a família, em Jataí (GO) por várias décadas. Ainda em Jataí, Hugo Amurrió fundou e foi o primeiro presidente da Academia Jataiense de Letras (AJL).
Pouquíssimas pessoas compareceram ao velório realizado no Salão Municipal de Velórios em frente ao campo santo. Na sessão ordinária da última quarta-feira, 12, o vereador Gênio Eurípedes de Assis (PMDB), colega de Hugo Amurrió na academia, prestou uma rápida homenagem póstuma ao amigo falecido.
Como médico, Hugo Amurrió prestou relevantes por várias décadas à comunidade jataiense. Também trabalhou no ambulatório de um Posto de Saúde da Família em Sorriso (MT). Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FG), o médico boliviano recebeu a Cidadania Jataiense por concessão Câmara de Vereadores. Além de médico, nas horas vagas fazia “milagres” em suas múltiplas funções culturais, ora como músico, ora como compositor e até como escritor.
Na música, encantava a todos com a sua sensibilidade ao violão. Também tocava charango e ainda cantava. Pouca gente sabe, mas Hugo Amurrió gravou três CDs e é o autor do Hino Oficial do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Jataí. Outro passatempo favorito do médico boliviano era jogar xadrez.
Hugo Amurrió deixa vários livros de sua autoria, dentre eles um conjunto de fascículos retirados de suas palestra proferidas no programa "Minutos de Saúde", na Rádio Sorriso FM, em Sorriso (MT), um trabalho que ele rotulava como “um esforço útil de pesquisa atualizada (realizada em 2004), sobre as doenças mais comuns na sociedade humana”. Trata-se de um trabalho diferente dos livros técnico-didáticos por apresentar relatos sucintos de mais de 100 doenças, tudo publicado numa linguagem simples e pedagógica, que facilita a compreensão dos temas escolhidos.
Outras obras publicadas por Hugo Amurrió: “O Que Saber Sobre Aids” (anos 80)m “Cultura Musical – Biografia dos 100 Gênios da Música Erudita”, “Minha Biografia”, “Etiqueta e Boas Maneiras”, “Assim É Jataí” e “Poesias e Mais Poesias”.

Nenhum comentário: