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17 de out. de 2007

Ferrovia Norte-Sul vai passar por Rio Verde e Jataí

Brasília (DF) - O trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul começa a ser construído a partir de novembro. O percurso, que vai de Uruaçu a Anápolis, tem 280 km e está orçado em R$ 900 milhões. Para que a obra fique pronta em 2009, a Valec Engenharia Construção e Ferrovias vai lançar cinco frentes de trabalho, com a contratação de sete mil pessoas.
Pensando na ligação da Norte-Sul à Ferronorte, a empresa iniciou os estudos de viabilidade econômica para a subconcessão do trecho de Palmas a Aparecida do Taboado (MS) passando pelos municípios goianos de Anápolis, Jataí e Rio Verde. A meta é concluir o trecho até 2010.
O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1.550 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, da Presidência da República, que incorporou o trecho Açailândia-Belém ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 1,980 quilômetros de extensão.
A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste brasileiros, através das suas conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.
De acordo com o projeto, a integração ferroviária das regiões brasileiras promete ser o grande agente uniformizador do crescimento auto-sustentável do país, à medida em que possibilite a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro - com uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km2 , correspondendo a 21,84% da área territorial do país, onde vivem 15,51% da população brasileira - ao oferecer uma logística adequada à concretização do potencial de desenvolvimento dessa região, fortalecendo a infra-estrutura de transporte necessária ao escoamento da sua produção agropecuária e agro-industrial.
Inúmeros benefícios sociais estão surgindo com a Ferrovia Norte-Sul. A articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada por sua implantação está contribuindo para o aumento da renda interna e para o aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional, a geração de divisas e abertura de novas frentes de trabalho, permitindo a diminuição de desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria significativa da qualidade de vida da população das regiões beneficiadas pela implantação da ferrovia.
Terry Marcos Dourado
Imagem: Montagem fotográfica
Novo traçado da Ferrovia Norte-Sul inclui as cidades goianas de Jataí e Rio Verde.

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